Questões do Enem - Organismos internacionais
1) (Enem-2022) Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado. Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).
A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:
- a) Limitação da circulação financeira.
- b) Padronização da política monetária.
- c) Funcionamento da união aduaneira.
- d) Dependência da exportação agrícola.
- e) Equivalência da legislação trabalhista.
2)(Enem- 2022)
TEXTO I: A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.
TEXTO II
As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para
- a) compartilhamento de inovações tecnológicas.
- b) promoção de independência financeira.
- c) incremento de intercâmbios culturais.
- d) ampliação de influência econômica.
- e) preservação de recursos naturais.
3)(Enem-2020) Declaração de Salamanca – 1994 Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015.
Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a
- a) criação de privilégios.
- b) contenção dos gastos.
- c) pluralidade dos sujeitos.
- d) padronização do currículo.
- e) valorização da meritocracia.
4)(Enem-2019) Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado). Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:
- a) Extensividade de área territorial.
- b) Protagonismo em escala regional.
- c) Investimento em tecnologia militar.
- d) Desenvolvimento de energia nuclear.
- e) Disponibilidade de recursos minerais.
5)(Enem-2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado)
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países membros
- a) promover a livre circulação de trabalhadores.
- b) fomentar a competitividade no mercado externo.
- c) restringir investimentos de empresas multinacionais.
- d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.
- e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.
6)(Enem-2019) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional. LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.). História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.
A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a
- a) superação da soberania estatal.
- b) defesa dos grupos vulneráveis.
- c) redução da truculência belicista.
- d) impunidade dos atos criminosos.
- e) inibição dos choques civilizacionais.
7)(Enem-2018) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da ideia de interferência estatal na economia, do “Estado de Bem-Estar”, da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda. Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única europeia será o fim do Marco Alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário Geral do FDP, Guido Westerwelle declarou: Começou o fim da era Kohl! A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Europeia.
A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:
- a) dificulta a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
- b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
- c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
- d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Europeia.
- e) por meio da união de esforços com os países da União Europeia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia.
8)(Enem-2016)
Dentro das atuais redes produtivas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países com
- elevado padrão social.
- sistema monetário integrado.
- alto desenvolvimento tecnológico.
- identidades culturais semelhantes.
- vantagens locacionais complementares.
9)(Enem-2023) Produtores rurais europeus são antigos opositores de um grande acordo com o Mercosul. Na visão deles, existe um nítido risco de concorrência desleal, pois, na Europa, é preciso seguir regras mais rígidas de produção, o que encarece o processo. Assim, eles não conseguiriam competir com os preços, por exemplo, da carne brasileira e teriam seus negócios ameaçados. Por outro lado, o setor industrial europeu se mobiliza a favor do acordo, uma vez que as reduções de tarifas no comércio internacional dariam maior acesso ao mercado sul-americano. Um exemplo é o setor automotivo europeu, que prevê maior participação e concorrência nos países do Mercosul caso o acordo siga em frente. ROUBICEK, M. Como o risco ambiental afeta o acordo entre Mercosul e União Europeia. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021.
No contexto do acordo citado, os dois grupos econômicos europeus defendem, respectivamente, a
- a) restrição dos fluxos migratórios e a maior atuação de sindicatos.
- b) ampliação das leis trabalhistas e a plena importação de manufaturados.
- c) proteção das florestas nacionais e a ampla transferência de tecnologias.
- d) manutenção das barreiras fitossanitárias e a livre circulação de mercadorias.
- e) remoção dos entraves alfandegários e a melhor remuneração de empregados.
10)(Enem-2012) Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única.
No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países. ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionaiscontemporâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).
Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:
- a) Consolidação da interdependência econômica − aproximação comercial entre os países.
- b) Conjugação de políticas governamentais − enrijecimento do controle migratório.
- c) Criação de inter-relações sociais − articulação de políticas nacionais.
- d) Composição de estratégias de comércio exterior − homogeneização das políticas cambiais.
- e) Reconfiguração de fronteiras internacionais − padronização das tarifas externas.
11)(Enem 2010) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), termo criado em 2001 para referir-se aos países que
- a) apresentavam características econômicas promissoras para as décadas a partir dos anos 2000.
- b) possuem base tecnológica mais elevada.
- c) apresentavam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
- d) apresentavam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
- e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
12)(Enem-2019) Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).
Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:
- a) Extensividade de área territorial.
- b) Protagonismo em escala regional.
- c) Investimento em tecnologia militar.
- d) Desenvolvimento de energia nuclear.
- e) Disponibilidade de recursos minerais.
13)(Enem-2014)
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de:
- a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.
- b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.
- c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.
- d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.
- e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.
14)(Enem-2022) Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, global e em rede para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque depende basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque seus componentes estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É rede porque é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais. CASTELLS, M. A sociedade em rede — a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
Qual mudança estrutural é resultado da forma de organização econômica descrita no texto?
- a) Fabricação em série.
- b) Ampliação de estoques.
- c) Fragilização dos cartéis.
- d) Padronização de mercadorias.
- e) Desterritorialização da produção
Gabarito
1-C
Comentário: O texto discute o Mercosul, um bloco econômico composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esse bloco funciona como uma união aduaneira, o que implica a existência de uma zona de livre comércio nas fronteiras e uma tarifa externa aplicada ao comércio do bloco com outros países.
2-D
Comentário: O texto aborda países com instituições enfraquecidas, enquanto um entrave para a influência estadunidense, que é influenciada pelo interesse no petróleo.
3-C
Comentário: A declaração em questão aborda não apenas o direito universal ao acesso à educação, mas também o reconhecimento da diversidade como um aspecto essencial da humanidade. Portanto, é fundamental comprometer-se não apenas com a universalização da educação, mas também com a valorização da pluralidade dos indivíduos que ingressam no sistema educacional.
4-B
Comentário: O texto relata um pedido do G4 (Brasil, Índia, Alemanha e Japão) por uma ampliação do Conselho de Segurança da ONU, que atualmente não reflete o século XXI. A nova ordem mundial é caracterizada pela multipolaridade econômica.
5-B
Comentário: A Aliança do Pacífico visa promover uma maior integração econômica entre os países, diminuindo os obstáculos fiscais que encarecem ou dificultam a circulação de mercadorias. Com a eliminação desses impedimentos, os países conseguem aumentar sua competitividade no mercado externo, já que aquele que oferecer a produção mais barata terá uma vantagem significativa.
6-B
Comentário: Criada após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como um de seus principais fundamentos a proteção dos grupos vulneráveis, algo inovador nas relações entre países. Entre seus princípios estão a autodeterminação dos povos, a condenação da escravidão e a defesa dos grupos minoritários.
7-E
Comentário: O principal propósito dos blocos econômicos é fortalecer o comércio entre os pares e competir melhor com os membros externos.
8-E
Comentário: A parceria transpacífica é um acordo comercial estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico, com o objetivo principal de promover o crescimento econômico e, nesse sentido, a composição estratégica leva em consideração as vantagens locacionais dos países membros.
9-D
Comentário: O texto evidencia a posição contraditória de dois setores econômicos na Europa em relação ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Os agricultores europeus se opõem ao acordo, temendo perder mercado para os produtos agrícolas do Brasil e da Argentina. Em contrapartida, os setores industriais veem a livre circulação de mercadorias e a isenção de tarifas alfandegárias como uma oportunidade vantajosa para acessar o grande mercado sul-americano.
10-A
Comentário: No contexto da globalização, os países buscam criar agrupamentos que promovam as trocas entre si, os quais podem ter diferentes formatos e níveis de relacionamento. Assim, a questão discute a formação de um bloco econômico, a União Europeia, e de uma organização intergovernamental, o Mercosul. A União Europeia está ligada à consolidação da interdependência econômica, exemplificada pela criação da moeda única, o euro, enquanto o Mercosul está voltado para a aproximação comercial entre os países membros.
11-A
Comentário: Embora a questão mencione o G-20, ela se concentra especificamente no bloco econômico dos BRICS. Esses países emergentes são caracterizados por uma grande concentração de renda, evidenciando uma significativa disparidade social entre a pobreza extrema e uma elite bem posicionada. Apesar de não apresentarem os melhores índices de IDH, possuem boa produtividade e taxas de crescimento consideráveis. O grupo conta com um banco de investimentos próprio, o New Development Bank (NDB), que busca se tornar uma alternativa de investimento em períodos de fragilidade dos países desenvolvidos.
12-B
Comentário: Brasil, Alemanha, Japão e Índia solicitam reforma do Conselho de Segurança.Em setembro de 2018, os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reafirmaram seu apoio à ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante uma reunião em Nova York.
13-C
Comentário: Para abordar a questão, é fundamental entender que os países mencionados são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que compõem o BRICS. Este grupo é formado por nações com economias emergentes que se reúnem periodicamente em fóruns para estabelecer metas e firmar acordos entre si.
14-D
Comentário: Para tratar da questão, é essencial reconhecer que os países citados são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que juntos formam o BRICS. Este grupo é constituído por nações com economias emergentes que se reúnem regularmente em fóruns para definir metas e firmar acordos mútuos.
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