Procurar

1)(EsPECex–2016) O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.

Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que (Difícil)

I- o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.

II- em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.

III- no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.

IV- a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.

V- o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. I, II e III
  2. I, III e IV
  3. II, III e V
  4. I, IV e V
  5. II, IV e V


2) (Enem-2013) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (Adaptação).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s) (Difícil)

  1. variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
  2. grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
  3. formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
  4. proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
  5. diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.


3) (Enem-2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (Adaptação).

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transporte e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em: (Difícil)

  1. Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
  2. Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
  3. Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
  4. Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
  5. Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.


4) (Enem-2014)

Em breve, já poderá o Brazil esticar as canellas sem receio de não ser ouvido dos pés á cabeça.

FON-FON! ano IV, n. 36, 03 set. 1910. Disponível em: <http://www.objdigital.bn.br>. Acesso em: 04 abr. 2014.

A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta

  1. permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel.
  2. ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.
  3. faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.
  4. restringiria a sua área de atendimento aos estados do Norte do país.
  5. possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.


5) (Enem-2014) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos. JANOT, L. F. A Caminho da Guaratiba. Disponível em: http://www.lab.org.br>. Acesso em: 09 jan. 2014 (Adaptação).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela

  1. retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
  2. demanda por transporte individual, ocasionada pela expansão da marcha urbana.
  3. presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
  4. aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
  5. predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.


6)(Enem-2014)

Texto I

Texto II

A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente, mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.

Disponível em: <http://www.conectacallcenter.com.br>. Acesso em: 12 nov. 2013 (Adaptação).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a) (Média)

  1. aceitação das diferenças culturais.
  2. adequação da posição geográfica.
  3. incremento do ensino superior.
  4. qualidade da rede logística.
  5. custo da mão de obra local.


7) (UECE-2014) A Ferrovia Norte-Sul é uma obra que tem o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da produção de mercadorias no Brasil. Sobre esta obra estratégica, analise as afirmações a seguir.

I. Apresenta-se como uma alternativa mais econômica para o transporte de mercadorias e cargas de longa distância.

II. Algumas das principais mercadorias a serem transportadas são: derivados de petróleo, cimento, grãos, açúcar e álcool.

III. Interligará os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Maranhão e Roraima, integrando o país inteiro a uma rede de logística.

É correto o que se afirma apenas em

  1. I.
  2. III.
  3. II e III.
  4. I e II.


8) (EsPECex-2008) O transporte _______________ tem como uma de suas principais características a grande flexibilidade. Esse meio permite o fácil acesso aos diversos lugares através do transporte de mercadorias desde os pontos de distribuição até os de consumo. Geralmente, nos países de pequena extensão territorial, esse modal de transporte predomina. Assinale a única opção que contém o meio de transporte que completa corretamente a lacuna do texto acima. (Fácil)

Alternativas

  1. Ferroviário
  2. Fluvial
  3. Marítimo
  4. Aéreo
  5. Rodoviário


9) (Enem-2015) Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles. SCHILLER, D. Disponível em: <www.diplomatique.org.br>. Acesso em: 11 nov. 2014 (Adaptação).

As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)  (Difícil)

  1. subsídio industrial.
  2. hegemonia cultural.
  3. protecionismo dos mercados.
  4. desemprego tecnológico.
  5. segurança dos dados.


10) (Enem–2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (Adaptação).

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a (Difícil)

  1. isenção de impostos de transportes.
  2. construção de terminais atracadouros.
  3. diversificação dos parceiros comerciais.
  4. contratação de trabalhadores portuários.
  5. intensificação do policiamento das rodovias.


11) (Unifesp-2005)

I. A elevada circulação de passageiros entre Paris e Nova Iorque resulta no principal eixo aéreo do mundo.

II. A maior circulação de passageiros do mundo ocorre entre países da Europa, apesar da proximidade geográfica.

III. Os fluxos aéreos diminuíram na América do Norte após o 11 de setembro, aumentando na Europa.

IV. As cidades de países como África do Sul, Brasil e Índia formam um circuito aéreo secundário.

Está correto o que se afirma apenas em  (Difícil)

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. I e IV.
  4. II e III.
  5. II e IV.


12) (Unifesp-2009) Observe o mapa:

                                                                                                    Brasil: Corredores de exportação

O mapa indica corredores de exportação do Brasil. Assinale a alternativa que contém os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral brasileira. (Média)

  1. III e II.
  2. V e I.
  3. II e IV.
  4. IV e V.
  5. I e III.


13) (UERJ-2010)

A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais. A principal consequência sobre o meio ambiente, resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é (Difícil)

  1. o agravamento do aquecimento global.
  2. a acentuação do fenômeno da ilha de calor.
  3. a aceleração do processo de desmatamento.
  4. o aumento da destruição do ozônio estratosférico.


14) (UFU-MG) A Revolução Industrial deflagrou uma paralela revolução nos transportes, caracterizada pelo surgimento de novas modalidades baseadas na máquina a vapor e no uso do carvão. No século XX, o motor de combustão e o uso dos derivados de petróleo estabeleceram a aceleração e o incremento das relações comerciais internacionais. A revolução nos transportes implicou extensa e profunda intervenção técnica sobre o meio natural e, atualmente, a paisagem encontra-se profundamente marcada pelas infraestruturas associadas à circulação material. MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Geografia: paisagem e território – Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001, p. 122 (Adaptação).

Em uma época de crescente globalização econômica, a situação das economias nacionais em relação aos mares é de importância crucial. Nesse sentido, em relação à navegação oceânica, é incorreto afirmar que (Difícil)

  1. a localização dos maiores portos oceânicos reflete a distribuição dos principais fluxos do comércio mundial e a situação geográfica dos polos econômicos globais. O maior porto do mundo é o de Roterdã (Holanda), localizado junto à foz do Rio Reno, que concentra grande parte do comércio das áreas mais industrializadas da União Europeia.
  2. a construção do Canal de Suez, inaugurado em 1869, possibilitou a ligação entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, reduzindo as distâncias e os custos dos trajetos entre a Europa e o Oceano Índico, tornando-se a principal rota de petroleiros que liga a área produtora do Golfo Pérsico aos mercados consumidores europeus.
  3. a construção do Canal do Panamá, finalizada em 1914, interligou os oceanos Atlântico e Pacífico por meio do istmo centro-americano. No início, o canal funcionou como rota entre as costas leste e oeste dos EUA, tornando-se mais tarde a principal via de circulação entre os EUA, a Europa e os países da Bacia do Pacífico.
  4. o continente africano, em virtude do traçado de suas fronteiras políticas, apresenta vantagens e, apesar de concentrar a maioria dos países sem saídas marítimas, esses países estão conectados a portos estrangeiros estratégicos por ferrovias e rodovias modernas que contribuem para reduzir substancialmente os custos totais de transportes.


15) (Unimontes-2009) O sistema de transporte eficiente é ponto importante para gerar crescimento da economia nacional, pois a maior parte da receita de um país vem da sua relação econômica internacional. Para escoar a produção de uma determinada área, é imprescindível o corredor de exportação.

Assinale a alternativa que apresenta uma opção para aperfeiçoar o sistema de transporte brasileiro com custo-benefício favorável. (Média)

  1. Implantar ferrovias modernas que permitirão a circulação de trens de alta velocidade.
  2. Adotar um sistema de transporte intermodal, devido à complexidade natural do Brasil.
  3. Criar canais artificiais nas áreas que apresentam obstáculos naturais para deslocamento de navios.
  4. Investir no transporte marítimo, pois é no litoral do Brasil que se concentram as áreas mais ricas.


16) (FGV-SP-2010) As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil, na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias

a) foram eletrificadas, em virtude dos investimentos realizados após a privatização.

b) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete.

c) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista.

d) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes.

e) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.


17) (UERJ–2019)

A greve dos caminhoneiros em 2018 deu visibilidade a críticas negativas acerca do percentual de carga transportada no Brasil pelo sistema rodoviário, informado no gráfico. Apresente um argumento que fundamenta essa crítica. Em seguida, aponte uma dificuldade associada ao quadro natural que restringe a instalação e expansão de hidrovias.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Resposta:

A grande dependência brasileira do sistema rodoviário, especialmente para grandes cargas e longas distâncias, amplia os custos e a emissão de CO2.

No Brasil há predomínio de planaltos e depressões, assim, os rios correm sobre relevos acidentados, o que é naturalmente menos interessantes para as hidrovias.


18) (FGV-SP-2010) As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil, na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias

foram eletrificadas, em virtude dos investimentos realizados após a privatização.

  1. começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete.
  2. foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista.
  3. têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes.
  4. são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.


19) (Unesp-2015) A incorporação de grande parcela da população ao sistema bancário, a difusão generalizada das operações de crédito individual, a dispersão de agências bancárias e pontos de autoatendimento em escala nacional e a difusão de formas de compra por meio de cartão de crédito são expressões de um fenômeno que pode ser denominado de “financeirização da sociedade e do território brasileiro”. A forma como este processo ocorreu no Brasil esteve associada (Difícil)

  1. à integração do território nacional através dos sistemas técnicos de comunicação e informação; à centralização de capitais e articulação dos agentes do sistema financeiro; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.
  2. à desarticulação das regiões brasileiras em termos de sistemas de transportes e comunicação; à centralização de capitais pelos agentes do sistema financeiro; à difusão de diferentes modelos de produção e consumo; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.
  3. à integração do território nacional através dos sistemas técnicos de comunicação e informação; à multiplicidade e desarticulação dos agentes do sistema financeiro; à difusão de diferentes modelos de consumo; e à restrição do acesso ao crédito pessoal.
  4. à integração interna das regiões brasileiras e sua desarticulação em escala nacional; à centralização de capitais pelos agentes do sistema financeiro; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.
  5. à fragmentação do território nacional em termos de sistemas de transporte e comunicação; à multiplicidade e desarticulação dos agentes dos sistemas financeiros regionais; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à restrição do acesso ao crédito pessoal.


20) (PUC RS) Sobrepondo-se um planisfério que apresente a divisão política sobre um outro planisfério que mostre as vias de transportes e as atividades econômicas, tem-se como resultado (Fácil)

  1. o predomínio das ferrovias nos países pobres, graças à exportação de minérios.
  2. um maior fluxo nas hidrovias do que nas ferrovias, no Japão, pois houve a construção de canais artificiais ligando importantes rios.
  3. o predomínio da malha ferroviária em países ricos em relação aos países pobres.
  4. o equilíbrio na distribuição das aerovias, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
  5. o predomínio das rodovias expressas nos países pobres, devido à cobrança de pedágios.


21) (UFG-GO) A circulação tem grande significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens e riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação, é incorreto afirmar que (Fácil)

  1. a Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da máquina a vapor na navegação.
  2. o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros.
  3. a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica em alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
  4. a produção de computadores, softwares e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.


22) (Unimontes-2012)

Analise a tabela. (Fácil)

A opção pelo transporte rodoviário da soja ocorre porque

  1. o transporte hidroviário onera o preço final do produto, apesar de a região produtora possuir uma rede de rios navegáveis.
  2. o preço desse sistema é mais baixo, quando comparado com o sistema ferroviário e o hidroviário.
  3. a topografia da região produtora impede a instalação de ferrovias, por isso o uso do caminhão é mais adequado.
  4. o Brasil adota uma política de transporte que prioriza o sistema rodoviário, apesar do alto custo desse sistema.




Gabarito

1-B        2-C       3-C       4-E        5-E      6-E     7-D     8-E     9-E     10-B     11-C     12-E      13-A     14-D     15-B     16-D     17-        18-D           19-A     20-C     21-C     22-D.

plugins premium WordPress