Questões sobre comércio Questões sobre comércio 1. (CEFET/RJ-2018) União Aduaneira “A expressão união aduaneira simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo”. Fonte: Wolffenbuttel, A. (2007) “O que é? União Aduaneira”. In: Desafios do Desenvolvimento – IPEA. Ano 4. Edição 32. O bloco econômico, no continente americano, que adota uma Tarifa Externa Comum conforme a descrita no texto acima é o (a): a) Mercado Comum do Sul (Mercosul). b) União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). d) Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA). None 2. (IFB-2017) Sobre a APEC, (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), é CORRETO afirmar: Alternativas a) A principal meta da APEC é estabelecer a livre circulação de mercadorias e de capitais entre as nações desenvolvidas do bloco e instituí-las também nos países em desenvolvimento até 2020, formando, portanto, uma área de livre-comércio. b) O objetivo principal do bloco é o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) para que as nações integrantes da América, Ásia e Oceania negociem com países que estão fora do bloco econômico utilizando um imposto padronizado. Tal ação facilitaria as trocas comerciais entre os Estados Unidos, Rússia, Japão e China que são as principais potências do bloco. c) Por apresentar um PIB superior a 30 trilhões de dólares (aproximadamente 50% da produção mundial), a APEC visa avançar no processo de integração regional a partir de 2017, passando a compor uma união econômica e monetária, inicialmente formada pelos países desenvolvidos do bloco. d) A criação do bloco começou a ser articulada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2014, sendo formado por 10 países e Hong Kong, e abrigando cerca de 40% dos habitantes do planeta, configurando-se como um dos maiores mercados consumidores. e) Desde 2013, a Rússia negocia a sua saída da União Europeia para ingresso na APEC, visto que as possibilidades de crescimento econômico são bem maiores no bloco asiático, se comparado com o desgastado bloco europeu que apresenta sinais de esfacelamento com a saída repentina de potências como o Reino Unido. None 3. (Espm-2018) Interpretando o gráfico a seguir podemos constatar que: a) o Brasil apresenta superavit em relação ao Mercosul. b) a Argentina apresenta superavit em relação ao Mercosul. c) o Paraguai apresenta déficit em relação ao Mercosul. d) o Brasil apresenta déficit em relação ao Paraguai. e) o Uruguai apresenta superavit em relação ao Brasil. None 4. (Fadesp-2019) NAFTA (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio) ou Área de Livre Comércio das Américas é um bloco econômico que integra três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México. Sobre os interesses dos EUA na entrada do México neste bloco econômico, é correto afirmar que a) a elevada posição econômica do México no cenário mundial satisfaz os interesses econômicos e políticos dos EUA e Canadá com a presença de indústrias mexicanas de alto nível tecnológico. b) os donos das grandes empresas multinacionais instaladas nos EUA e Canadá se sentiram atraídos pelo elevado número de mão de obra qualificada e recursos naturais existente no México. c) grande número de empresas norte-americanas se instalou no México a fim de usufruir dos benefícios fiscais, da mão de obra barata e da matéria-prima, bem como para fugir dos elevados impostos e salários pagos nos EUA. d) a presença do México neste bloco econômico resultou no extermínio das imigrações mexicanas para os EUA, em razão do desenvolvimento econômico do México, da criação de empregos em grande quantidade e de altos salários. None 5. (Enem-2023) Produtores rurais europeus são antigos opositores de um grande acordo com o Mercosul. Na visão deles, existe um nítido risco de concorrência desleal, pois, na Europa, é preciso seguir regras mais rígidas de produção, o que encarece o processo. Assim, eles não conseguiriam competir com os preços, por exemplo, da carne brasileira e teriam seus negócios ameaçados. Por outro lado, o setor industrial europeu se mobiliza a favor do acordo, uma vez que as reduções de tarifas no comércio internacional dariam maior acesso ao mercado sul-americano. Um exemplo é o setor automotivo europeu, que prevê maior participação e concorrência nos países do Mercosul caso o acordo siga em frente. ROUBICEK, M. Como o risco ambiental afeta o acordo entre Mercosul e União Europeia. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021. No contexto do acordo citado, os dois grupos econômicos europeus defendem, respectivamente: a) restrição dos fluxos migratórios e a maior atuação de sindicatos. b) ampliação das leis trabalhistas e a plena importação de manufaturados. c) proteção das florestas nacionais e a ampla transferência de tecnologias. d) manutenção das barreiras fitossanitárias e a livre circulação de mercadorias. e) remoção dos entraves alfandegários e a melhor remuneração de empregados. None 6. (EsPCEx-2022) Com um mundo globalizado e com trocas de fluxos cada vez mais intensas, o surgimento de blocos econômicos para facilitar os acordos entre as nações é cada vez mais necessário. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar que: I – O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio), foi assinado pelos Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1994. O NAFTA propõe uma zona de livre comércio que tem como objetivo a liberação do fluxo de mercadorias e de capitais dentro do bloco. II – A UE (União Europeia) é um bloco econômico que adota o mercado comum que visa a integração total dos países membros com a padronização de legislação, livre circulação de pessoas e de mercadorias. A UE, em 1999, passou a adotar o Euro como moeda única, tendo sido adotado por todos os Estados membros. III – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado por meio de assinatura do Tratado de Assunção, em 1991. O objetivo Inicial era estabelecer uma união aduaneira. Com a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), após assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o bloco econômico passou a ser uma zona de livre comércio. IV – A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 1992 para assegurar a cooperação e o desenvolvimento na região austral do continente Africano. Em 2008, foi lançada a Área de Livre-Comércio da SADC, e, desde então, vem se ampliando a lista de produtos com tarifa zero. Das afirmações acima estão corretas apenas a) I, III e IV. b) I e IV. c) I, II e IV. d) II e III. e) III e IV. None 7. (Espcex-2017) Leia os relatos a seguir: “Ao final da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em julho de 2008, a sensação foi de desalento, como fica evidente nas palavras do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim: ‘É uma pena, pois para qualquer observador externo […] seria inacreditável que, depois do progresso alcançado, nós não conseguimos chegar a uma conclusão.’” Adaptado de: Sene , E.; Moreira, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed. 2v. São Paulo: Scipione, 2012, p. 230. “Mike Froman, o representante do governo dos Estados Unidos para assuntos de comércio internacional, escreveu um artigo publicado ontem pelo jornal ‘Financial Times’ que a agenda do desenvolvimento da Rodada de Doha, iniciada 14 anos atrás, deveria ser substituída, porque ela simplesmente não produziu resultados.” www1.folhauol.com.br/mercado/2015/12/ 1719245_negociações.da.rodadadoha. O fracasso atribuído por Celso Amorim e Mike Froman às sucessivas negociações acerca do comércio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que a) não houve consenso, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acerca do comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis. b) os países desenvolvidos exigiram que os países em desenvolvimento eliminassem os subsídios oferecidos pelos governos destes países às suas produções agrícolas, a fim de ampliar a participação de seus próprios produtos agrícolas no comércio internacional. c) o tema da liberalização do comércio agrícola e de bens não agrícolas continuou a figurar como principal entrave político nas relações de comércio entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. d) não houve consenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento acerca da redução das emissões de gases de estufa e do comércio mundial dos créditos de carbono, a fim de desacelerar o aquecimento global. e) ocorreu, por parte da OMC, a imposição de medidas impopulares para o equilíbrio das contas públicas dos países subdesenvolvidos, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos globais de comércio. None 8. (Enem-2022) Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado. Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado). A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul: a) Limitação da circulação financeira. b) Padronização da política monetária. c) Funcionamento da união aduaneira. d) Dependência da exportação agrícola. e) Equivalência da legislação trabalhista. None 9. (Enem-2018) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência estatal na economia, do “Estado de BemEstar”, da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda. Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única européia será o fim do Marco Alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário Geral do FDP, Guido Westerwelle declarou: Começou o fim da era Kohl! A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Europeia.A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico a) dificulta a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha. b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães. c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa. d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Europeia. e) por meio da união de esforços com os países da União Europeia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia. None 10. (Enem-2016) Dentro das atuais redes produtivas, o referido bloco apresenta composição estratégica por se tratar de um conjunto de países a) elevado padrão social. b) sistema monetário integrado. c) alto desenvolvimento tecnológico. d) identidades culturais semelhantes. e) vantagens locacionais complementares. None 11. (Enem-2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras. OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado) O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países membros a) promover a livre circulação de trabalhadores. b) fomentar a competitividade no mercado externo. c) restringir investimentos de empresas multinacionais. d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola. e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo. None 12. (EsPCEx 2020) O mercosul tem sido muito criticado nos últimos anos pela perda de dinamismo, apesar dos importantes avanços obtidos desde sua criação. Sobre esse bloco econômico regional, é correto afirmar que: I - Promoveu a chamada distensão geopolítica entre Brasil e Argentina, que historicamente disputavam a hegemonia na Bacia do Prata.II - O incremento da cooperação diplomática entre o Brasil e a Argentina, durante a década de 1980, contribuiu para a formação do bloco.III - A adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) transformou o Mercosul em uma união aduaneira perfeita, visto que os países-membros são obrigados a aplicar a mesma alíquota de importação para os produtos.&IV - O protocolo de Ouro Preto inseriu a "cláusula democrática" no Tratado de Assunção ajudou a criar um ambiente de maior estabilidade política no âmbito regional.V - O Mercosul foi, na verdade, uma resposta ao esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituição de importações adotados pelas duas principais economias do bloco.Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I, II e III b) I, II e V c) II, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V None 13. (Unesp 2018) Em 03.04.2017, o jornal El País publicou matéria que pode ser assim resumida: Os países _______________ não têm poder político sobre os demais Estados Partes, mas possuem ferramentas para tentar reconduzir a situação de um membro, caso esse se afaste dos princípios do Tratado de Assunção, assinado em 1991. Nessa perspectiva, insere-se a aplicação da cláusula democrática do bloco sobre a _______________ , em função da crise política, institucional, social, de abastecimento e econômica que atravessa o país. As lacunas do excerto devem ser preenchidas por a) do Nafta – Argentina. b) do Mercosul – Bolívia. c) da ALADI – Venezuela. d) da ALADI – Bolívia. e) do Mercosul – Venezuela. None 14. (CEFET/RJ-2018) União Aduaneira “A expressão união aduaneira simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo”. Fonte: Wolffenbuttel, A. (2007) “O que é? União Aduaneira”. In: Desafios do Desenvolvimento – IPEA. Ano 4. Edição 32. O bloco econômico, no continente americano, que adota uma Tarifa Externa Comum conforme a descrita no texto acima é o (a): a) Mercado Comum do Sul (Mercosul). b) União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). d) Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA). None 15. (Enem 2012) Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países. ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contemporâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado). Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente: a) Consolidação da interdependência econômica − aproximação comercial entre os países. b) Conjugação de políticas governamentais − enrijecimento do controle migratório. c) Criação de inter-relações sociais − articulação de políticas nacionais. d) Composição de estratégias de comércio exterior − homogeneização das políticas cambiais. e) Reconfiguração de fronteiras internacionais − padronização das tarifas externas. None 1 out of 2 {{#message}}{{{message}}}{{/message}}{{^message}}Your submission failed. The server responded with {{status_text}} (code {{status_code}}). Please contact the developer of this form processor to improve this message. Learn More{{/message}}{{#message}}{{{message}}}{{/message}}{{^message}}It appears your submission was successful. Even though the server responded OK, it is possible the submission was not processed. 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