Mapa dos climas do Brasil
Por causa de fatores climáticos como latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar, maritimidade e continentalidade, o Brasil apresenta uma grande diversidade de tipos climáticos.
Qual a diferença entre clima e tempo?
Clima é o conjunto de condições do tempo que se repetem em uma região ao longo de muitos anos, como as estações do ano. Já o Tempo é o estado momentâneo da atmosfera, como um dia ensolarado ou chuvoso. Resumindo: o tempo muda rapidamente, enquanto o clima é mais estável e observado a longo prazo.
Para compreendermos o clima é necessário saber a diferença entre fatores climáticos e elementos climáticos, são eles:
Fatores climáticos são condições que influenciam o clima de uma região, como latitude, altitude, relevo, massas de ar, maritimidade e continentalidade.
Elementos climáticos são as características do clima que podemos medir, como temperatura, pressão atmosférica, umidade, ventos e precipitação (chuvas).
Como a altitude influencia no clima?
A altitude influencia no clima porque, quanto maior a altitude, menor é a temperatura. Isso acontece porque o ar fica mais rarefeito em áreas altas, dificultando a retenção de calor. Por isso, regiões montanhosas ou em grandes altitudes tendem a ser mais frias do que áreas ao nível do mar.
Observando o mapa acima, quais regiões são mais afetadas pela altitude no Brasil?
Se você falou as regiões serranas do Sudeste, centro-oeste e sul do Brasil, você acertou! A cada 1000 metros de altitude as temperaturas diminuem em torno de 6ºC.
Qual a relação entre relevo e o clima?
O relevo influencia no clima de várias formas:
- Bloqueio de massas de ar: Montanhas podem bloquear ou desviar massas de ar, fazendo com que um lado receba mais chuva (barlavento) e o outro seja mais seco, ou seja sotavento.
- Altitude: Áreas mais altas têm temperaturas mais baixas.
- Relevo e ventos: O relevo pode direcionar ou impedir a circulação de ventos, influenciando a temperatura e a umidade locais.
- Inclinação: Encostas voltadas para o sol costumam ser mais quentes que aquelas na sombra.
Assim, o relevo afeta diretamente o clima em diferentes regiões.
Em qual região o fator climático relevo mais influencia no clima?
No nordeste, ou seja, o relevo impede a entrada de massas de ar úmidas provenientes do Oceano Atlântico e também massas de ar úmidas provenientes da região amazônica. Por isso, a depressão sertaneja apresenta baixa umidade e precipitação. A porção do planalto que recebe as chuvas é chamada de barlavento, esta chuva recebe o nome de chuva orográfica ou chuva de relevo.
O que são as massas de ar e como elas influenciam no clima?
Massas de ar são grandes volumes de ar que se formam em áreas específicas da superfície da Terra, adquirindo características de temperatura e umidade da região onde se originam, como oceanos, desertos, bem como em florestas.
Elas influenciam o clima ao se deslocarem, levando suas características para outras áreas. Por exemplo, massas de ar:
- quentes podem elevar as temperaturas em uma região.
- frias podem causar quedas bruscas de temperatura.
- úmidas provocam chuvas, enquanto as secas reduzem a umidade.
O encontro de massas de ar com características diferentes pode causar fenômenos como frentes frias, temporais e ventos intensos.
- mEc (MassaEquatorial Continental): Quente, por originar-se próxima à linha do equador, e úmida, devido à presença de vegetação e forte rede de drenagem que fornece muita umidade para o ar por meio da evaporação e evapotranspiração. Atua em todo interior do Brasil, principalmente no Norte, Sudeste, parte do Nordeste e Centro-Oeste, provocando aumento das temperaturas e muitas chuvas no VERÃO, as chamadas chuvas convectivas. Contudo no INVERNO,sua atuação fica restrita à região Norte.
- mPa (Massa Polar Atlântica): Fria por originar-se sobre o continente Antártico e seca devido à sua passagem sobre correntes marítimas frias. Atua principalmente no INVERNO nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Provoca queda nas temperaturas e chuvas frontais. No litoral do Nordeste, a passagem desta massa de ar, juntamente com a atuação da mTa, provoca chuvas durante o inverno.
- mTa (Massa Tropical Atlântica): Atua no litoral leste do Brasil, trazendo umidade e elevadas temperaturas no VERÃO.
O que são as correntes marinhas e como elas influenciam no clima?
Correntes marinhas são grandes movimentos de água nos oceanos, que se deslocam como “rios” dentro do mar. Elas podem ser quentes ou frias e têm um papel importante na regulação do clima global.
Influência no clima:
- Correntes quentes (como a Corrente do Golfo) aquecem o ar acima delas, contribuindo para temperaturas mais elevadas e maior umidade nas regiões costeiras.
- Correntes frias (como a Corrente de Humboldt) resfriam o ar, reduzindo a umidade e favorecendo climas mais secos, como nos desertos costeiros.
Essas correntes também influenciam ventos, chuvas e até o ciclo de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña.
Qual corrente marítima atua na costa brasileira?
A corrente quente do Brasil.
Como esse fator atua no clima brasileiro?
A corrente quente fornece muita umidade para o ar acima dela e esta massa de ar traz umidade para o litoral brasileiro.
Correntes marinhas que atuam no Brasil
Analisando o mapa acima, qual clima predomina em cada região do Brasil?
- NORTE: EQUATORIAL
- NORDESTE: SEMI-ÁRIDO
- CENTRO-OESTE: TROPICAL SEMIÚMIDO
OU TÍPICO. - SUL: SUBTROPICAL
- SUDESTE: TROPICAL DE ALTITUDE.
Climogramas
Climogramas são gráficos que mostram as características do clima de uma região ao longo do ano, combinando informações de temperatura e precipitação (chuvas).
Como ler um climograma?
- Temperatura: Geralmente representada por uma linha no gráfico. O eixo vertical, ou seja, no lado esquerdo do gráfico. Indica os valores de temperatura em graus Celsius.
- Uma linha alta indica temperaturas quentes; uma linha baixa, temperaturas frias.
- Precipitação: Representada por barras no gráfico. O eixo vertical, ou seja, do lado direito dod gráfico, mostra os valores de chuva em milímetros (mm).
- Barras altas indicam meses com muita chuva; bem como barras baixas, meses secos.
- Meses do ano: Estão no eixo horizontal (base do gráfico). Isso ajuda a identificar as variações climáticas ao longo do ano.
Os climogramas são úteis para identificar o tipo climático de uma região, como tropical, desértico ou temperado.
Analisando os climogramas temos a seguitne sequência:
(1 ) Equatorial e bioma da Amzonia. (2 ) Clima Tropical e biomas do Cerrado e Domínio de Mares de Morros. (3 ) Tropical de Altitude e domínio de Mares de Morros. (4 ) Tropical Úmido e Mares de Morros. (5 ) Semiárido e bioma da Caatinga. (6 ) Clima Subtropical e Araucárias e Domínio das Pradarias.
Siga nosso Insta: Planetageo!