Planetageo

Exercícios conflitos na África

1. 
(FUVEST-2023) Recentemente a região do Sahel, na África, vivenciou golpes de Estado em quatro países: Sudão, Mali, Chade e Burkina Faso. Podem ser indicadas como causas da instabilidade política na região:

2. 
(UNICENTRO 2015)


Sobre os conflitos na África, considere as afirmativas a seguir.

 

I. Na partilha do continente, durante a colonização europeia, foram desconsideradas as divergências étnicas das tribos africanas antes da colonização, o que explica os conflitos internos, pois povos de diferentes etnias foram forçados a conviver no mesmo território.

II. O processo de descolonização africana provocou a instabilidade política e a emergência de diversos conflitos internos entre grupos étnicos rivais, que convivem próximos territorialmente e cujas minorias sofrem repressão por grupos majoritários.

III. Os problemas ambientais africanos são motivadores das guerras civis, pois, ao sofrer com a escassez de suprimentos necessários à sobrevivência, a população disputa territórios em busca de água, terras agricultáveis, entre outros recursos naturais.

IV. Os conflitos internacionais e os pontos de terrorismo coincidem com os limites da África Branca, o que se justifica pela presença de povos árabes que entram em disputa territorial com as tribos negro-africanas.

 

Assinale a alternativa correta.

3. 
(EsPCEx-2017)

“A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].”
Magnoli, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653, grifo nosso.
As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas

I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional.
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio de milícias armadas local que ignoram o poder central.
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional.
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola.
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

4. 
(Fuvest 2015)

O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã
radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país.
www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado.
O texto se refere

5. 
(Mackenzie 2017) A respeito da área destacada no mapa da África Setentrional, julgue as afirmações a seguir:


I. Corresponde à região do Sahel. Apresenta baixos níveis pluviométricos anuais e vegetações típicas de Estepes.
II. Essa extensa faixa territorial enfrenta conflitos tribais históricos e pobreza extrema. As populações locais dedicam-se à economia primário-extrativista e agropecuária de subsistência.
III. Atualmente passa por um processo de desertificação devido ao mau uso do solo, prolongadas estiagens e ao intenso desmatamento.
IV. Nas últimas décadas, é possível verificar considerável recuperação nos índices de Desenvolvimento Humano nos países que compõem o Chifre da África como: Etiópia, Somália, Chade, Gabão, Malauí e Djibuti.
Estão corretas
6. 
(FGV 2015)

A Líbia vive a violência mais mortífera desde a guerra de 2011 [...] e, perante a incapacidade do governo em restaurar a ordem, o país mergulha cada vez mais no caos. http://www.publico.pt/mundo/noticia/dezenas-de-mortosem-combatesna- libia-levam-ao-exodo-dos-estrangeiros1664466
Sobre a atual situação de violência mencionada na reportagem, é correto afirmar:
7. 
(IFCE 2016) Sobre o continente africano, é correto afirmar-se que

1 out of 1

Exercícios de Geopolítica

Primavera árabe.

Brics

Geopolítica

África

Siga nosso Insta: Planetageo!

Exit mobile version