Trabalho de geografia com maquete

Por que o trabalho com maquete?

O trabalho com maquete no ensino de Geografia é mais viável no Fundamental II e pode ajudar o aluno na compreensão espacial. As maquetes permitem que os alunos visualizem, bem como representem fenômenos geográficos de forma concreta, facilitando a aprendizagem de conceitos como relevo, clima e urbanização. 

Além disso, estimulam a criatividade e o trabalho em grupo, ou seja promovem o desenvolvimento de habilidades, bem como a colaboração entre os alunos. A construção de maquetes também torna o conteúdo mais interativo, bem como torna o aprendizado mais significativo. Por fim, as maquetes ajudam a conectar teoria e prática, tornando a Geografia mais acessível e atraente para os estudantes. 

Proposta do trabalho com maquetes

  • Desenvolveremos o trabalho com maquetes a partir da realização de um seminário de Geografia.
  • Poderá abordar temáticas ambientais, bem como socioeconômicas.
  • O seminário terá caráter avaliativo.
  • A proposta deste guia é direcionada aos alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental, mas pode ser adaptada para os alunos do 9º ano também.

Trabalho com maquete

O sucesso para uma prática educacional com maquete está na preparação, ou seja, cada passo precisa ser pensado com atenção. Veja abaixo alguns pontos importantes que o professor(a) deve considerar:

  • A professora selecionará e disponibilizará artigos, bem como reportagens de fontes confiáveis da internet sobre ostemas do seminário.
  • Selecionaremos e disponibilizaremos o material no início da etapa (trimestre/bimestre).
  • Podemos adaptar o material para adequar a temática à capacidade de compreensão do aluno.
  • Realizaremos a explicação do seminário e a retirada de todas as dúvidas em uma aula inteira no início da etapa escolar. Esse tempo é importante para que os alunos compreendam a proposta e que também não questionem notas e critérios de avaliação posteriormente.

Trabalho com maquete

A turma deverá distribuída pelo(a) professor(a) em 6 grupos (turma de aproximadamente 30 alunos). É importante destacar que a distribuição dos alunos por grupo NÃO pode ser aleatória ou realizada pelos próprios alunos, ou mesmo por sorteio. Esse tipo de prática gera questionamentos posteriores, bem como pode contribuir para a discriminação em relação aos alunos com menor rendimento. Sugere-se que o professor distribua os alunos de cada turma equilibrando alunos de alto, médio e baixo rendimento, bem como outros critérios importantes considerados pelo professor. Após esta districuição, cada grupo ficará responsável por apresentar um tema proposto pelo professor.

Propostas de temas a serem abordados no seminário

  • Grupo 1 AMAZÔNIA/NORTE: Biodiversidade, desmatamento, povos da Amazônia bem como a fronteira energética.
  • Grupo 2 NORDESTE: A transposição do Rio São Francisco.
  • Grupo 3 SUDESTE: Urbanização brasileira, bem como seus problemas e soluções.
  • Grupo 4 – BRASIL: Matriz energética brasileira: “O avanço dos renováveis”.
  • Grupo 5 SUL E NORDESTE: A arenização e a desertificação no Brasil, o que é e quais as diferenças.
  • Grupo 6 CENTRO-OESTE: Mudanças climáticas, bem como os seus reflexos na produção agropecuária no Centro-oeste brasileiro.
  • a) O Grupo 1 apresentará os trabalhos, seguido pelo Grupo 2 até o Grupo 6.
  • b) Dois grupos apresentarão por aula.
  • c) Cada grupo deverá ter um líder. O líder do grupo deverá informarao professor, os alunos que não estiverem colaborando com o trabalho.
  • d) O aluno deverá apresentar uma maquete sobre o tema.
  • e) Cada grupo terá no total 15 minutos de apresentação – do tema eda maquete (Não poderá ocorrer atrasos para não prejudicar o outro grupo.
  • f) Todos os membros do grupo precisam fazer a apresentação (exceções deverão ser consideradas).
  • g) A apresentação ocorrerá na semana de 24 a 28 de outubro de2022 durante as aulas de Geografia.
  • h) O Grupo deverá apresentar o tema da reportagem (podem complementar, mas deverão utilizar a reportagem)
  • i) Todos os tópicos da reportagem devem ser abordados..
  • j) A maquete deverá possuir dimensões de no máximo 0,50×0,80.
  • k) Seja criativo!
Regras de pontuação trabalho com maquete
Apresentação do trabalho de geografia

Fonte das imagens: Arquivo pessoal e site Freepik

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