Início » Questões sobre transportes
Questões sobre transportes
1)(EsPCEx-2016) O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercado-rias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte inci-dem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais. Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que
I- o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, con-tudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.
II- em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
III- no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoa-mento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
IV- a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pesso-as, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.
V- o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a avia-ção comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circu-lam pelas vias aéreas. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Alternativas
- a) I, II e III
- b) I, III e IV
- c) II, III e V
- d) I, IV e V
- e) II, IV e V
2)(EsPCEx-2013) Sobre as vias de circulação e suas interferências, no espaço econômico dos países, po-de-se afirmar que:
I) apesar da tendência de forte crescimento do modal rodoviário em países de dimensões continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas.
II) os elevados custos de deslocamento por via aérea fazem com que o volume e o valor monetário das mercadorias transportadas sejam desprezíveis em relação ao transportado pelos demais modais de trans-porte.
III) a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte.
IV) a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que dão acesso aos portos de um país, reduz o poder de consumo de sua população.
V) a opção do governo brasileiro pelo transporte rodoviário justifica-se pelo fato de as ferro- vias e hidro-vias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distâncias.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- a) II, III e IV
- b) I e II
- c) I, III e IV
- d) II e V
- e) I, III e V
3)(EsPCEx-1996) Sobre os transportes no mundo, é incorreto dizer que o (s)
- a) Transporte marítimo, que teve seu desenvolvimento ligado ao comércio colonial dos países industriali-zados, é muito utilizado para o deslocamento de grandes cargas a grandes distâncias.
- b) Transporte ferroviário, ligado ao desenvolvimento industrial da 2ª metade do século XIX, é hoje muito utilizado no mundo desenvolvido, graças à sua grande capacidade de carga e ao aumento de velocidade dos trens, apesar de seu alto custo de implantação.
- c) EUA apresentam um pequeno tráfego aéreo interno, por ser este um meio de transporte adequado ape-nas para o transporte intercontinental de passageiros.
- d)Transporte rodoviário, de alto custo de operação e grande flexibilidade, é indicado para o transporte de pequenas quantidades a pequenas distâncias.
- e) Transporte fluvial e lacustre, influenciado pelas condições naturais, é bastante utilizado em várias áreas de grande concentração populacional e intensa atividade econômica.
4)(EsPCEx-2008) O transporte _______________ tem como uma de suas principais características a grande flexibilidade. Esse meio permite o fácil acesso aos diversos lugares através do transporte de mer-cadorias desde os pontos de distribuição até os de consumo. Geralmente, nos países de pequena extensão territorial, esse modal de transporte predomina.
Assinale a única opção que contém o meio de transporte que completa corretamente a lacuna do texto acima.
- a) Ferroviário
- b) Fluvial
- c) Marítimo
- d) Aéreo
- e) Rodoviário
5)(EsPCEx-2005) Sobre a dinâmica dos fluxos internacionais de transportes são feitas as seguintes afir-mações:
I. A navegação oceânica constitui, em termos quantitativos, o principal modo de transporte de cargas no comércio internacional.
II. Os vultosos custos de deslocamento por via aérea restringem os tipos de bens transportados nessa mo-dalidade. Economicamente, é mais interessante transportar mercadorias com valores elevados e de baixo peso e também aquelas de entrega urgente.
III. Os fluxos internacionais baseados na intermodalidade, por conjugarem unidade de carga e conexão de infraestruturas, apresentam melhor relação custo-benefício.
Em relação às afirmações acima, está(ão) correta(s):
- a) Somente I
- b) Somente II
- c) Somente I e II
- d) Somente II e III
- e) I, II e III
6)(EsPCEx-2021) Com suas economias historicamente voltadas para o mercado externo, os países sul-americanos acabaram negligenciando a integração física de seus sistemas de transportes, energia e de co-municações. Criada em 2000, por meio da articulação diplomática brasileira, a Iniciativa para a Integra-ção da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) teve como principal objetivo minimizar essas de-ficiências. Para tanto, foram pensados alguns eixos prioritários. A seguir, são destacados dois, por meio da descrição de seus objetivos: (Difícil)
Eixo I – Busca interligar as regiões mais dinâmicas em termos econômicos, concentrando os mais impor-tantes fluxos comerciais da América do Sul;
Eixo II – Busca abrir uma alternativa, pelo Pacífico, para o escoamento da soja e de outros grãos produzi-dos no centro-oeste brasileiro.
Assinale a alternativa que representa, respectivamente, os eixos I e II:
1) C 2) C 3) D 4) E 5) E 6) C
Siga nosso Insta: Planetageo!