Questões FUVEST - 2023
FUVEST
Questões discursivas de Geografia
2023
Comunidades tradicionais
“O Censo Demográfico do ano de 2022, do IBGE, revela que há 1.327.802 (0,65% da população total do país) de indivíduos que pertencem a uma comunidade tradicional em todo o país. A maior parte dessa população, 68,2% (905 mil pessoas), vive nos estados do Nordeste brasileiro. Ao todo, os territórios desse grupo estão em 1.696 municípios. O estado da Bahia é a Unidade da Federação com maior quantidade de pessoas, com 29,90% da população, em seguida, vem o Maranhão, com 20,26% dessa população. É a primeira vez ao longo dos levantamentos censitários que este dado é incluído.” Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/. Adaptado.
a) Indique a qual comunidade tradicional o texto faz referência.
b) Aponte dois fatores que contribuem para a presença de 68,2% desse grupo na região Nordeste do Brasil.
c) Indique e explique um fator que contribui para a redução das áreas ocupadas por essas comunidades no Brasil atual.
Brics
Em agosto de 2023, ocorreu a Cúpula de Johanesburgo, na África do Sul. Entre os principais assuntos, destacou-se o debate sobre a ampliação dos países integrantes dos BRICS. O quadro a seguir traz informações importantes sobre alguns dos países interessados em ingressar no grupo:
A partir dos dados e de seus conhecimentos sobre o tema, responda:
a) Conceitue BRICS.
b) Considerando os dados apresentados, indique duas vantagens econômicas, aos atuais países membros, decorrentes da ampliação dos BRICS.
c) Cite e explique uma mudança geopolítica que a ampliação dos BRICS poderia trazer para a atual ordem mundial.
a) O Brics é uma aliança econômica entre países emergentes. O termo BRIC, formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, surgiu em 2001, em estudo feito pelo banco Goldman Sachs, apontando algumas nações com grande potencial de crescimento econômico. Em 2006, o conceito deu origem ao agrupamento dos países, cujo propósito é agir em conjunto, a fim de reequilibrar o poder econômico planetário. O grupo virou BRICS em 2011, com a inclusão da África do Sul, acrescentando ao acrônimo a letra “S”, de South África, nome em inglês do país africano.
b) Dentre as vantagens econômicas aos atuais países membros, decorrentes da ampliação dos BRICS, destacam-se: o aumento do mercado consumidor, com ênfase para Egito, Irã e Argentina, países mais populosos dentre os novos integrantes, e facilidades comerciais na aquisição de matérias-primas, especialmente na compra de petróleo, pois Irã, Emirados Árabes, Egito e Arábia Saudita destacam-se mundialmente na exportação desta commodity.
Período geológico
A figura a seguir apresenta a síntese da evolução do tempo em que as atividades humanas começaram a ter impacto significativo nos sistemas do planeta Terra (tempo conhecido por Antropoceno). As fases desse tempo são destacadas na escala apresentada.
a) A qual período geológico se refere o Antropoceno?
b) Cite duas causas para a aceleração do impacto humano sobre os sistemas do planeta Terra a partir da Era Industrial.
c) A escala de tempo culmina na fase de Medidas Mitigadoras. Cite e explique uma medida para minimizar o impacto da ação humana sobre os sistemas do planeta Terra.
Demografia
Observe o gráfico a seguir:
A partir dos seus conhecimentos sobre o tema:
a) Conceitue taxa média geométrica de crescimento anual da população.
b) Indique duas causas para aumento da taxa média geométrica de crescimento anual da população entre os anos de 1872 e 1960.
c) Cite e explique uma consequência da queda da taxa média geométrica de crescimento anual da população brasileira na atualidade.
a) A TGCA – taxa geométrica de crescimento anual da população revela, em porcentagem, quanto a população cresceu ao ano durante o recorte de período indicado.
b) Entre os anos de 1872 e 1960, é possível observar um grande aumento da taxa geométrica anual da população. Entre as causas para isso, podemos citar a elevada taxa de natalidade, que manteve seus maiores índices até 1960, e a intensa entrada de imigrantes, que também teve destaque até a década de 60. Esses fatores, associados às melhorias na qualidade de vida da população, alavancaram o aumento das taxas no período indicado.
Economia e Sociedade
“A República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A história da importância econômica começou há alguns milhões de anos pelo fato de estar localizada longe de grandes massas continentais, o lugar se tornou um paraíso para as aves marinhas, que não possuíam nenhum predador nativo. Ao nidificarem na região por milhões de anos, depositaram toneladas de excremento (chamado guano) no solo da região. Após a sedimentação desse material, rochas ricas em fósforo se tornaram o principal afloramento no local, sendo o ponto chave da história futura do país. Em 1907, com a descoberta de fosfato, amplamente utilizado na agricultura e na produção de explosivos, Nauru se tornou o 2º país do mundo em renda per capita. No entanto, as reservas se exauriram, as florestas foram dizimadas e o ecossistema costeiro foi totalmente degradado, levando Nauru a ocupar a 76ª posição no ranking atual de PIB
per capita.”Disponível em http://www.nauru.gov.nr/.
Com base na descrição dos fatos do texto, responda:
a) Qual o nome do processo descrito?
b) Cite um recurso natural no território brasileiro que sofreu processo análogo ao descrito no texto. Justifique a sua resposta.
c) Cite e explique uma medida que poderia ter sido adotada para mitigar o declínio da economia nauruana.