Trabalho sobre mudanças climáticas

Você com certeza já ouviu falar sobre o aquecimento global ou mudanças climáticas, não é mesmo? O Aquecimento Global, durante os últimos anos, foi um dos temas mais debatidos tanto na comunidade científica internacional quanto em outros espaços da sociedade, como a imprensa e a internet. Recentemente, surgiram alguns pensamentos que contestam a existência desse fenômeno climático.

Assim, diante de várias constatações e afirmações, é possível sintetizar duas posições principais:

  • Proposição 1: O aquecimento global existe, bem como é causado pela ação humana.
  • Proposição 2: O aquecimento global não existe e é, na verdade, um fenômeno natural.

  Mas, afinal, ele é natural ou não? É isso que vamos descobrir!

Motodologia

  • Para obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada neste trabalho, será feita a análise de  normais climáticas dos períodos 1961-1990; 1981-2010 através da pesquisa quantitativa.        
  • Os dados da pesquisa foram coletados do site do Inmet, documentários e entrevistas do professor do departamento da USP Ricardo Augusto Felício e notícias.
  • Para constatar se o fenômeno em discussão é natural ou não, analisamos os dados das estações meteorológicas de algumas cidades que estão localizadas no entorno da Amazônia. Posteriormente, fez-se uma tabela comparando as normais climáticas. 

O que é Normal Climática?

é denominado  normal climatológica o padrão de parâmetros tais como, temperatura, pressão, ventos, umidade etc., em um determinado local. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) fixou para este a análise de 30 anos começando no primeiro ano de cada década.    A escolha das cidades se deu em função das grandes alterações sofridas na região, tais como o desmatamento,  a exploração de madeiras de grande valor econômico e à pecuária que tem se expandido para a região. Todas as cidades estão situadas no  chamado “arco do desflorestamento”.

Trabalho sobre aquecimento global
Trabalho sobre aquecimento global

As imagens acima mostram Cárceres/MT em 1985 e 2016 respectivamente. Podemos ver que a área foi fortemente desmatada nesse período. Cárceres é uma das cidades que faz fronteira com a Amazônia e fica no arco do desmatamento. Na tabela abaixo podemos ver outras cidades presentes na mesma região que também foram muito desmatadas. Observe que elas apresentam uma variação das médias de temperaturas nesse espaço de tempo. Estudiosos acreditam que  essa variação está diretamente relacionada à alta taxa de desflorestamento, que supostamente provoca o aumento dos gases estufa e consequentemente o aquecimento global.

Proposições sobre o aquecimento global

Proposição 1: o aquecimento global existe e é causado pela ação humana 

Essa linha de pensamento sugere que a elevação nas temperaturas ocorre em função do aumento dos chamado gases-estufa, ou seja o CO2 (gás carbônico) e o CFC (clorofluorcarboneto). Esses gases seriam os culpados pela intensificação do efeito estufa, um fenômeno originalmente natural responsável pela manutenção do calor na Terra graças à retenção dos raios solares. O desmatamento das florestas, por exemplo, é uma das fontes de emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, em especial de dióxido de carbono – CO2.

Proposição 2: o aquecimento global não existe e é, na verdade, um fenômeno natural. De acordo com o professor do departamento de geografia da USP Ricardo Augusto Felício, a tese da existência do aquecimento global como consequência de ações humanas está mais relacionada à política do que ao meio ambiente. Segundo Ricardo, historicamente no planeta houve períodos cíclicos quentes e frios, certos períodos, inclusive, a média da temperatura global esteve 10° acima da atual (questão de 5 mil anos atrás). O professor ainda diz que os homens não têm capacidade de alterar o clima do planeta, bem como de alterar os fluxos de massa e energia. Nossa emissão de CO2 é insignificante. Insetos produzem mais CO2 que humanos.

trabalho sobre aquecimento global
trabalho sobre aquecimento global

Na tabela acima foram coletados as temperaturas máximas e mínimas ao longo de duas normais climáticas em 15 cidades localizadas no arco do desflorestamento do Brasil.

Conclusão

Ainda nos dias de hoje, esse é um debate recorrente na comunidade científica. Não existe uma conclusão final sobre o assunto. Entretanto, a partir das nossas análises, vimos que houve alteração nas médias de temperatura ao mesmo tempo que ocorreu uma alta taxa de desmatamento. Mas e você? Depois de ler tudo isso, qual é sua opinião sobre o assunto?

Siga nosso Insta: Planetageo!

Resolva questões sobre climatologia e mudanças climáticas

plugins premium WordPress