Procurar

1) (EsPCEx-2020) O censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1970, revelou pela primeira vez uma importante mudança no perfil da população brasileira: passamos a ser um país predominantemente urbano. A respeito da urbanização nacional, é correto afirmar que: (Média)

    I – A urbanização ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no êxodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra.

    II – Problemas em comum de infraestrutura viária, abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criação das regiões metropolitanas no início da década de 1970.

    III – Atualmente, o Centro-Oeste é a terceira região mais urbanizada do País, basicamente em função de três fatores: a fundação de Brasília, a construção de grandes eixos rodoviários de integração nacional e a acentuada mecanização das lavouras.

    IV – Os critérios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanização seguem padronização internacional, não havendo, portanto, divergência em relação aos utilizados pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

    1. I e II.
    2. I e III.
    3. II e III.
    4. II e IV.
    5. III e IV.


    2) (EsPCEx-2013) Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que; (Média)

    1. são sede de município ou de distrito e as demais áreas definidas como urbanas pelas legislações municipais.
    2. possuem população absoluta acima de 5 mil habitantes possuem mais de 8 (oito) mil eleitores.
    3. apresentam densidade demográfica superior a 150 hab./Km2 tal como definem os países da OCDE.
    4. possuem determinadas infraestruturas e equipamentos coletivos, como escolas e postos de saúde, e funcionem como um polo de distribuição de bens e serviços.


    3) (EsPCEx-2011) Assinale a alternativa que apresenta somente cidades que, no ano de 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram classificadas como metrópoles nacionais. (Média)

    1. São Paulo e Rio Janeiro
    2. Porto Alegre, Florianópolis e Recife
    3. São Paulo, Recife e Belém
    4. Fortaleza, João Pessoa e Porto Alegre
    5. Curitiba, Belo Horizonte e Salvador


    4) (EsPCEx-2011) “O processo de urbanização é geral, mas não é regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano”.(Magnoli & Araujo, 2005, p.184).
    Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar que: (Fácil)

    I- graças a sua grande dinâmica industrial, a Região Sul é a segunda mais urbanizada do País.
    II- as regiões que apresentam os menores níveis de urbanização são a Centro-Oeste e a Norte.
    III- a urbanização do Centro-Oeste acentuou-se na segunda metade do século passado, com a elevada concentração fundiária e com a mecanização da agricultura da soja.
    IV- as desigualdades no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras refletem as disparidades econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
    a) I e II b) I, II e III c) I e IV d) II e IV e) III e IV


    5) (EsPCEx-2009) Leia as afirmativas a seguir sobre o processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos. (Média)

    I – As cidades de uma rede urbana possuem diferentes graus de importância, o que estabelece uma hierarquia urbana, onde as cidades maiores exercem influência sobre as menores que estão sob suas respectivas áreas de influência.

    II – Quando a população está distribuída de forma equilibrada entre as diferentes cidades da rede urbana de um país, pode-se afirmar que ocorre o processo de macrocefalia urbana.

    III – A segregação espacial nas cidades, representada, por exemplo, pela existência de bairros pobres, também está presente em países ricos como os Estados Unidos.

    IV – O processo de industrialização teve como consequências o surgimento de grandes aglomerações urbanas conhecidas como metrópoles e o aumento do processo de urbanização.

    Das afirmações feitas, está(ão) correta(s)

    a)  apenas I e II

    b) apenas II e IV

    c) apenas III e IV

    d) apenas I, II e III

    e) apenas I, III e IV


    6)(EsPCEx-2009) O problema da destinação e/ou reaproveitamento do lixo é ainda uma questão a ser solucionada em diversas partes do mundo. Existem, na atualidade, diferentes técnicas para reaproveitamento de resíduos e/ou eliminação total do lixo.

    Sobre esse assunto, considere a tabela abaixo: (Média)

    Escolha a única opção abaixo que completa corretamente a coluna A.

    a) 1. Aterro sanitário, 2. Incineração, 3. Lixão, 4. Compostagem.

    b)  1. Compostagem, 2. Aterro sanitário, 3. Incineração, 4. Lixão.

    c) 1. Lixão, 2. Aterro sanitário, 3. Incineração, 4. Compostagem.

    d) 1. Lixão, 2. Compostagem, 3. Aterro sanitário, 4. Incineração.

    e) 1. Compostagem, 2. Aterro sanitário, 3. Lixão, 4. Incineração.


    7)(EsPCEx-2011) “Nas áreas urbanas, em média, a precipitação anual é 5% superior e o número de dias de chuva é 10% maior do que nas áreas rurais adjacentes. Além disso, as  chuvas torrenciais são mais comuns nas cidades”. (Magnoli & Araujo, 2004, p.176). (Fácil)

    O fenômeno descrito acima deve-se a alguns fatores comuns às grandes cidades, dentre os quais pode ser citado:

    a) o acúmulo de praças e grandes áreas verdes na porção central das grandes cidades.

    b) o excesso de concreto, que transfere calor para o ambiente e diminui a temperatura das áreas centrais.

    c) a elevada presença de material particulado em suspensão, contribuindo para a condensação da água na atmosfera e precipitação de chuva.

    d) a elevada evapotranspiração nas cidades, especialmente em áreas de canais e esgotos.

    e) a presença de massas de ar frias nas áreas centrais e consequente aumento da precipitação de chuva.


    8)(EsPCEx-2011) Assinale a alternativa que apresenta somente cidades que, no ano de 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram classificadas como metrópoles nacionais.  (Média)

    a) São Paulo, Rio Janeiro e Manaus

    b) Porto Alegre, Florianópolis e Recife

    c) São Paulo, Recife e Belém

    d) Fortaleza, João Pessoa e Porto Alegre

    e) Curitiba, Belo Horizonte e Salvador


    9)(EsPCEx-2011) “O processo de urbanização é geral mas não é regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano”. (Magnoli & Araujo, 2005, p.184).

    Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar que: (Média)

    I- graças a sua grande dinâmica industrial, a Região Sul é a segunda mais urbanizada do País.

    II- as regiões que apresentam os menores níveis de urbanização são a Centro-Oeste e a Norte.

    III- a urbanização do Centro-Oeste acentuou-se na segunda metade do século passado, com a elevada concentração fundiária e com a mecanização da agricultura da soja.

    IV- as desigualdades no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras refletem as disparidades econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

    1. I e II
    2. I, II e III
    3. I e IV
    4. II e IV
    5. III e IV


    10)(EsPCEx-2012) Sobre a urbanização mundial no final do século XX e início do século XXI, leia as afirmativas abaixo: (Média)

    I – o Canadá e o Brasil, em função da grande extensão territorial, possuem baixos níveis de urbanização;

    II – a maior parte dos países do continente africano apresenta níveis de urbanização abaixo de 60%;

    III – por apresentar um número elevado de grandes cidades, a maioria dos países do sul e do sudeste asiático apresenta níveis de urbanização também elevados, acima de 80%;

    IV – a maioria dos países sul-americanos possui níveis de urbanização acima de 50%.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

    a) I e II b) I e III c)  II e III d)  II e IV e) III e IV


    11)(EsPCEx-2012) Com relação às regiões metropolitanas (RM) no Brasil, leia as afirmativas abaixo: (Difícil)

    I – de acordo com o estudo “Regiões de Influência das Cidades 2007”, publicado pelo IBGE, São Paulo é a única RM a receber a denominação de Grande Metrópole Nacional;

    II – a criação de uma região metropolitana é caracterizada pela conurbação de, no mínimo, duas metrópoles entre si;

    III – a região metropolitana é resultante da necessidade da elaboração de soluções integradas para os serviços públicos que escapam à competência política das prefeituras municipais que a compõem;

    IV – a Constituição de 1988 delegou aos municípios o poder de legislar sobre a criação de RM, por isso, na década de 1990, foram criadas diversas novas RM.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

    1. I e II
    2. I, II e IV
    3. I e III
    4. II, III e IV
    5. III e IV


    12)(EsPCEx-2013) Apesar de exceções como as metrópoles de São Francisco, Los Angeles e Dallas, “(…) o ritmo frenético da urbanização e o aparecimento de novas megacidades nas últimas décadas são fenômenos característicos do mundo subdesenvolvido” (MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.170).

    Sobre o acelerado crescimento das cidades nos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que (Fácil)

    I) a urbanização desses países repete o processo vivido pela Europa, pois o crescimento de suas grandes cidades tem sido tão rápido quanto foi o das cidades europeias.

    II) as novas megacidades nesses países crescem principalmente sobre a base da expansão dos empregos no Setor Terciário.

    III) o processo de urbanização gerou uma complexa hierarquia urbana, nesses países, na qual as metrópoles convivem com uma rede densa de cidades médias, que concentra a maior parte da população urbana.

    IV) o acelerado crescimento das megacidades gerou, nesses países, o chamado déficit habitacional, o qual figura como um dos mais graves problemas característicos das metrópoles.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

    1. I e II
    2. I e III
    3. II e IV
    4. III e IV
    5. I, III e IV


    13)(EsPCEx-2013) Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que: (Difícil)

    1. são sedes de município ou de distrito e as demais áreas definidas como urbanas pelas legislações municipais.
    2. possuem população absoluta acima de 5 mil habitantes.
    3. possuem mais de 8 (oito) mil eleitores.
    4. apresentam densidade demográfica superior a 150 hab/Km2 tal como definem os países da OCDE.
    5. possuem determinadas infraestruturas e equipamentos coletivos, como escolas e postos de saúde, e funcionem como um polo de distribuição de bens e serviços.


    14)(EsPCEx-2013) “No passado, a fumaça das chaminés servia para distinguir os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.”(MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.126).

    Até a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos o (Fácil)

    a) elevado nível de urbanização.

    b) predomínio do Setor Terciário na absorção da população ativa.

    c) predomínio das exportações sobre as importações no comércio mundial.

    d) controle sobre o conhecimento e sobre as tecnologias de ponta.

    e) controle de matérias-primas pesadas e o uso intensivo de energia.


    15)(EsPCEx-2014) “Sob o impacto da modernização econômica e da integração nacional, o Brasil passou de um país agroexportador e rural a um país urbano e industrial. Um processo vertiginoso de urbanização revolucionou […] a sociedade brasileira em apenas meio século. Mas esse é um processo regionalmente desigual […].” (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 264)

    As desigualdades no ritmo da urbanização regional do Brasil evidenciam-se (Média)

    I- na configuração geral das redes de transporte, a qual se apresenta mais densa e articulada nas regiões mais povoadas e economicamente mais dinâmicas, como as do Sudeste e do Sul do País.

    II- na configuração de suas redes urbanas, as quais se apresentam menos integradas nas regiões Norte e Centro-Oeste, e são caracterizadas por um pequeno número de metrópoles e um grande número de cidades médias com a função de capitais regionais.

    III- nas fortes diferenças no ritmo de transferência da população do meio rural para o meio urbano, destacando-se a região Nordeste que, devido ao intenso êxodo rural sofrido, conheceu uma rápida trajetória de urbanização.

    IV- nos diferentes níveis de investimentos de capital realizados tanto pelo Estado como por empresas nacionais e transnacionais, que, selecionando um número reduzido de cidades no País, acabaram determinando um processo de metropolização mais acentuado na região Centro-Sul.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

    1. I e III
    2. II e III
    3.  III e IV
    4.  I e IV
    5. I, III e IV


    16)(EsPCEx-2015) A metropolização resulta de uma intervenção humana extensa e profunda sobre a superfície da Terra, uma vez que implica alterações significativas da paisagem e da qualidade de vida da população urbana.

    Entre os impactos ambientais causados pela intervenção humana no ambiente urbano, pode-se destacar (Fácil)

    I – a formação das ilhas de calor na periferia das grandes cidades, associada à escassez de áreas revestidas de vegetação, com consequente aumento do poder refletor da luz solar que incide no solo urbano.

    II – a maior ocorrência de chuvas torrenciais nas metrópoles, em relação às áreas rurais adjacentes, devido à grande quantidade de material particulado em suspensão, favorecendo a condensação da água na atmosfera.

    III – a grande poluição do ar e a consequente intensificação de problemas respiratórios, agravados pelo fenômeno climático da inversão térmica que ocorre, em geral, no inverno.

    IV – o aumento do efeito estufa gerado pelo movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas, elevando a temperatura nas cidades.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas

    a) I e II

    b) I e III

    c) II e III

    d) I, II e IV

    e) I, III e IV


    17)(EsPCEx-2020) O censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1970, revelou pela primeira vez uma importante mudança no perfil da população brasileira:

    passamos a ser um país predominantemente urbano. A respeito da urbanização nacional, é correto afirmar que: (Média)

    I – A urbanização ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no êxodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra.

    II – Problemas em comum de infraestrutura viária, abastecimento de água, saneamento

    básico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criação das regiões metropolitanas no início da década de 1970.

    III – Atualmente, o Centro-Oeste é a terceira região mais urbanizada do País, basicamente em função de três fatores: a fundação de Brasília, a construção de grandes eixos rodoviários de integração nacional e a acentuada mecanização das lavouras.

    IV – Os critérios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanização seguem padronização internacional, não havendo, portanto, divergência em relação aos utilizados pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

    a) I e II    b) I e III    c) II e III    d) II e IV    e) III e IV.


    18)(EsPCEx-2022) A urbanização ocorre quando a população urbana supera a população rural. No Brasil, este processo ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial e apoiou-se basicamente no êxodo rural, pois, devido à modernização das técnicas de trabalho rural, muitos trabalhadores do campo foram para a cidade em busca de novas oportunidades.

    Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar: (Difícil)

    1. O processo de urbanização no país ocorreu de forma igualitária em todas as regiões do Brasil, em meados dos anos de 1970.
    2. Até os anos de 1980, o Brasil tinha a maioria da população vivendo na zona rural, e somente na década de 1990 essa marca foi superada.
    3. Na Região Sul, o processo de urbanização ocorreu na mesma época que na Região Sudeste, pois essas duas regiões receberam um grande investimento em suas indústrias, o que favoreceu o êxodo rural.
    4. A urbanização do Centro-Oeste foi impulsionada pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas novas rodovias que surgiram e que ligavam a região ao Sudeste do país. Atualmente, o Centro-Oeste apresenta o segundo maior índice de urbanização do Brasil.
    5. A única região do Brasil que não tem a maioria da população vivendo na zona urbana atualmente é a Nordeste, pelo fato de a região basear sua economia em pequenas propriedades rurais.


    19)(EsPCEx-2022) “A influência de cada cidade no conjunto de rede depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços. As cidades que exercem influência sobre todo o território ocupam os postos mais altos na hierarquia urbana”. Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.268.

    De acordo com a hierarquia dos centros urbanos definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pode-se afirmar que: (Difícil)

    I – São Paulo e Rio de Janeiro são classificados como Grandes Metrópoles Nacionais, pois concentram a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam no Brasil.

    II – Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza são exemplos de Metrópoles.

    III – Brasília é classificada como Metrópole Nacional.

    IV – Todas as capitais dos estados da Federação são classificadas como Metrópoles por

    exercer alguma influência, mesmo em escala regional.

    Das afirmações acima, estão corretas apenas

    1. II e III.
    2. I, II e III.
    3. I, III.
    4. III e IV.
    5. I, II e IV.

    1-A      2-A      3-A      4-E      5-E      6-C      7-C      8-E      9-E      10-D         11-C    12-C    13-A    14-D    15-D    16-C    17-A    18-D    19-C

    plugins premium WordPress