Questão de Geografia - Disputas territoriais no Mar da China

UNICAMP

Discursiva

2023

a)Aponte dois conflitos geopolíticos envolvendo a China e os Estados Unidos (EUA) e que estão situados na região destacada no mapa. Explique os interesses envolvidos em cada um deles.

b) Que recursos naturais são disputados no Mar da China Meridional e quais os principais produtos transportados por navegação na região?

Resposta A

O Mar da China Meridional, também conhecido como Mar do Sul da China, é uma porção marítima estratégica para os anseios políticos e econômicos do “gigante asiático”, por isso conflitos geopolíticos envolvendo seu “rival” EUA são frequentes na região. Como exemplos dessas disputas, podemos apontar: a reivindicação da China pela quase totalidade dessa porção, garantindo a soberania territorial e de todos os seus recursos naturais, enquanto a comunidade internacional –  incluindo os EUA – nega a reivindicação chinesa, alegando invasão de território dos outros países costeiros ao mar; a insistência dos EUA  em realizar incursões da marinha estadunidense na região, alegando estarem em águas internacionais, enquanto a China alega invasão  do seu território e interferência estrangeira em questões regionais; a busca da China em obter soberania e aliados na sua importante rota de exportação que passa pelo estreito de Malaca (entre a Malásia e Indonésia) e a tentativa dos EUA de limitar essa soberania e alianças, com o intuito de minar o rápido crescimento econômico chinês; a disputa entre Taiwan (forte aliado dos EUA) e a China pela soberania de algumas porções do mar e ilhas da região.
     

Resposta B

A região do Mar da China Meridional detém disputas sobre alguns recursos naturais, tais como grandes reservas de petróleo, gás natural e pescado. A região também é importantíssima para a navegação global, passando ali um terço do transporte naval do mundo e anualmente grande montante de dólares em mercadorias, tais como petróleo, gás e produtos industrializados.     

Em diversos países da Europa o preço do gás aumentou mais de 50%. Energia fóssil considerada abundante e menos prejudicial ao ambiente do que o petróleo ou o carvão, o gás natural continua a ser um recurso essencial no quadro energético europeu e no centro das questões estratégicas entre os países produtores e os países consumidores.  Magazine Carto, Agosto de 2022. Adaptado.

A reportagem refere-se ao período de 2021-2022, em que questões geopolíticas envolvendo a Rússia, maior produtora de gás natural da Europa, resultaram na elevação do preço desse recurso energético. Com base no texto, na interpretação do mapa e em seus conhecimentos, responda:

a) Qual evento, envolvendo a Rússia, resultou no aumento do preço do gás natural nos anos 2021-2022?

b) Cite e explique uma consequência positiva para a Rússia relacionada à construção dos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 na região do Mar Báltico.

c) Cite e explique uma consequência negativa para a Rússia relacionada à localização dos gasodutos Blue Stream e Turkstream na região do Mar Negro.

 

Respostas

a) O início da Guerra entre Rússia e Ucrânia foi determinante para o aumento do preço do gás natural, produzido e exportado principalmente pela Rússia, que passou a sofrer diversos embargos econômicos de países compradores.

b) Através da construção dos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 a Rússia torna-se capaz de exportar gás natural diretamente para a Alemanha, um dos principais compradores do gás russo.

c) Os gasodutos Blue Stream e Turkstream localizam-se em regiões de intenso conflito com a Ucrânia, sobretudo na região da Criméia. Sendo assim, existem riscos de danos às estruturas que podem gerar imensos impactos econômicos e ambientais à região caso haja algum tipo de vazamento. Dessa forma, é uma região importante a ser controlada pelos russos.

UNICAMP

Discursiva

2023

Questão de Geografia - Geopolítica do gás natural - Europa

UNESP

Discursiva

2007

Questão sobre Caxemira

A região da Caxemira ocupa um vale fértil habitado principalmente por mulçumanos. Desde 1947, quando o Paquistão e a Índia conquistaram a independência da Inglaterra, ocorrem guerras envolvendo a disputa pela Caxemira.
A respeito da temática abordada, responda:
a) Por que esta disputa territorial tem preocupado o mundo?
b) Para os países diretamente envolvidos no conflito, qual a importância estratégica da região da Caxemira?

Respostas:

a) A preocupação sobre a Caxemira reside no fato de que a Índia e o Paquistão, países envolvidos na disputa territorial da região, são detentores de tecnologia nuclear para fins bélicos que, se aliado aos governos nacionalistas, podem levar a um confronto com maiores reverberações e proporções em nível mundial.
b) Sob o ponto de vista econômico, a área é estratégica em razão da localização das nascentes dos rios Indo e Ganges, o que garante soberania sobre os recursos hídricos. Sob o ponto de vista geopolítico, a manutenção das fronteiras garante a territorialidade dos países envolvidos.

 

UNICAMP

Discursiva

2022

Questão Guerra da Ucrânia

O conflito geopolítico entre Ucrânia e Rússia se agravou em 2021. Os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, respaldados militar e politicamente pelo Kremlin, são os piores em vários meses, numa nova amostra de que as hostilidades, que já completaram sete anos e custaram 14.000 vidas, segundo a ONU, estão longe de ter um fim. Moscou elevou ainda mais a tensão quando mobilizou tropas a uma centena de quilômetros da fronteira com a Ucrânia, que, por sua vez, reforçou suas unidades no leste do país e junto à península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

(Adaptado de María R. Sahuquillo, Nova escalada na guerra do leste da Ucrânia deixa UE e EUA em alerta. El pais, 06/04/2021.)

a) Por que a localização da Crimeia é estratégica para a Rússia? Destaque um fator de ordem econômica, um de ordem política e outro de ordem cultural que impeliram a anexação da Crimeia pelos russos em 2014.

b) Qual o posicionamento da União Europeia e dos EUA em relação ao conflito da Crimeia?

Respostas:

A) A localização da Crimeia é estratégica para a Rússia, pois garante total acesso ao Mar Negro e Mar de Azov, podendo controlar vários tramites logísticos da região se impondo como potência geopolítica, um fator econômico seria a influência que exerceria sobre o abastecimento de gás natural de várias regiões da Europa, já que os dutos em estão localizados na Criméia e compunha importante parcela do PIB da Ucrania. Já um fator de ordem cultural que influenciou diretamente para a anexação da Criméia a Rússia foi a identificação de grande parte dos residentes da região com a cultura e nacionalidade russa em um plebiscito que foi decisivo para essa anexação.

B) O posicionamento da União Europeia e dos EUA em relação ao conflito da Crimeia se faz até hoje o mesmo, não reconhecem o território como parte da Rússia, mas sim como ainda pertencente à Ucrânia utilizando desde auxílio bélico para a defesa do território  até sanções comerciais e diplomáticas com a Rússia e personalidades políticas envolvidas na anexação do Criméia.

Questões de Geopolítica do Enem

Fonte: Site da Unesp

plugins premium WordPress