Questões discursivas de Geografia Humana
Unesp 2017 – Considerando o exemplo apresentado e a expansão das multinacionais no contexto da
Unesp 2017 – Globalização Considerando o exemplo apresentado e a expansão das multinacionais no contexto da globalização, identifique e caracterize o que ocorre
Demografia
UNESP
Discursiva
2024
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, por meio de projeções, que a Índia ultrapassou a China em tamanho de população no mês de abril de 2023. Com isso, a Índia se tornou o país mais populoso do planeta e tirou a preeminência chinesa que durava desde 1950, quando começou a contagem pela ONU. A marca de se tornar o país mais populoso do mundo também coloca questões para o futuro indiano. A principal delas é se o país conseguirá repetir o sucesso econômico chinês nas últimas décadas, que, impulsionado por uma mão de obra abundante e barata, hoje, segundo analistas, coloca Pequim como uma superpotência em ascensão. Ainda assim, a Índia deve se beneficiar do que é chamado de “bônus demográfico”.
(www.estadao.com.br, 29.04.2023. Adaptado.)
a) Identifique os dois conceitos que tratam do crescimento de uma população.
b) Considerando o perfil demográfico indiano, explique o que é “bônus demográfico” e cite um desafio socioeconômico a ser administrado pela Índia diante dessa condição.
Resposta 1
Os conceitos abordados no texto são Crescimento vegetativo, bem como de crescimento demográfico. O crescimento vegetativo ou seja, natural, refere-se ao aumento da população resultante da diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes em uma determinada região, bem como período. Se o número de nascimentos for maior que o de mortes, haverá assim, um crescimento vegetativo positivo; já se o contrário ocorrer, ou seja, se a taxa de mortalidade for maior, o crescimento será negativo, ou seja, o número de óbitos é maior que a taxa de natalidade. Já o crescimento demográfico abrange não apenas o crescimento vegetativo, mas também considera os fluxos migratórios, ou seja, as taxas de imigração, bem como as de emigração. Ou seja, o crescimento demográfico é a variação total da população ao longo do tempo, levando em conta o saldo entre nascimentos, mortes, imigração, bem como emigração.
Resposta 2
O bônus demográfico ocorre quando a população em idade ativa, ou seja a PEA, (15 a 64 anos) é maior do que a população dependente, ou seja, de crianças e idosos (PEI), criando uma oportunidade para o crescimento econômico, no entanto é necessário que os governos estabeleçam políticas para que esta força de trabalho seja bem aproveitada. No caso da Índia, a maior parte da população está em idade produtiva, o que oferece potencial para aumentar a produtividade, bem como impulsionar o desenvolvimento econômico. No entanto, o maior desafio para o país é incorporar esta imensa mão de obra disponível no mercado de trabalho formal, visto que a Índia é um país emergente, bem como apresenta imensos desafios sociais e econômicos.
Acesse nosso Insta: Planetageo
Questão de Geografia - Problemas ambientais urbanos
UNESP
Discursiva
2024
As chuvas torrenciais, as mais intensas de que se tem notícia no litoral norte de São Paulo, não são as responsáveis pela morte de 65 pessoas, por mais de 4 mil desabrigados e pela destruição de casas, que ocorreram com os deslizamentos de encostas em fevereiro de 2023. Não podemos lamentar que a mãe natureza nos castiga e que só nos resta chorar nossos mortos e nossas perdas. Temos, sim, de nos indignar com as políticas públicas que levaram a essa situação e apontar seus responsáveis. E, com toda urgência, tomar medidas concretas que reduzam os impactos do desastre e permitam enfrentar a questão central: a propriedade da terra.
Primeiro foram as casas de veraneio e, nos últimos anos, os condomínios que se multiplicaram, adensaram a ocupação desses territórios e expulsaram da orla da praia os caiçaras. Os serviços demandados — jardineiro, piscineiro, caseiro, faxineira, segurança, babá, cozinheira, manutenção das casas — acabaram atraindo trabalhadores de baixa renda para a região, que se somaram aos caiçaras e ocuparam as encostas dos morros, esses que desabaram. Não há opção. Os preços da terra e dos aluguéis expulsam a população de baixa renda para as encostas.
(Silvio C. Bava. “Com toda urgência”. https://diplomatique.org.br, 02.03.2023. Adaptado.)
a) Sob o ponto de vista do poder público, apresente duas medidas que podem evitar desastres como o problematizado no excerto.
b) Descreva como ocorre a distribuição da propriedade da terra no Brasil e como a especulação imobiliária determina a localização das moradias das pessoas de baixa renda.
Resposta a
Questão de Geografia - Pirâmide etária
UNESP
Discursiva
2018

a) Considerando os diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, identifique os tipos de países correspondentes às pirâmides etárias do modelo 1 e do modelo 2.
b) Cite uma causa comum aos países do modelo 1 para a mudança no número de jovens no período 2015-2050. Apresente uma consequência da alteração na proporção de idosos nos países do modelo 2 no período 1980-2015.
Resposta a
A pirâmide 1 corresponde a de país subdesenvolvido emergente. Em 1980, apresentava alta taxa de natalidade (base larga: elevado contingente de jovens) e baixa expectativa de vida (topo: pequeno porcentual de terceira idade). Em 2015, observa-se que houve diminuição na taxa de natalidade e uma elevação na expectativa de vida. A pirâmide 2 é de país desenvolvido que entre 1980 e 2050 mantém o padrão de baixa taxa de fecundidade e alta expectativa de vida.
Resposta b
Os países desenvolvidos (modelo 1) mantém taxa de natalidade baixa e estável. Muitos países estão adotando políticas natalistas para manter ou elevar a taxa de natalidade. Uma das consequências da alteração na proporção de idosos nos países emergentes (modelo 2) como o Brasil é o aumento dos custos com previdência social e saúde pública.
Questão de Geografia - Problemas ambientais urbanos
UNESP
Discursiva
2018
A organização do espaço nas cidades promove modificações na superfície e na atmosfera, afetando as condições de funcionamento dos componentes do sistema climático, conforme ilustram as figuras 1 e 2.

a) Identifique o fenômeno representado na figura 1 e explique a sua formação com base na análise das informações da figura 2.
b) Indique duas estratégias de mitigação das anomalias microclimáticas associadas aos centros urbanos.
Resposta a
a) Na figura 1, observa-se o fenômeno da ilha de calor nos centros urbanos em decorrência da maior densidade de edifícios, concreto e asfalto. Superfícies como o telhado e pavimentos escuros apresentam maior absorção de radiação e reflexão baixa para a atmosfera (albedo).
Resposta b
Entre as estratégias para mitigar (reduzir) as ilhas de calor que causam desconforto térmico nas cidades, podemos citar a implantação de áreas verdes (arborização de ruas, canteiros centrais de avenidas, novas praças, parques e unidades de conservação). As superfícies florestadas absorvem menos e refletem mais radiação. Outra medida é modificar casas e prédios, como pintar telhados de branco, implantar jardins verticais e implantar jardins e hortas na parte superior dos edifícios.
Questão de Geografia - GLOBALIZAÇÃO
UNESP
Discursiva
2017
Considerando o exemplo apresentado e a expansão das multinacionais no contexto da globalização, identifique e
caracterize o que ocorre com o processo produtivo das multinacionais. Cite dois fatores que levam as empresas
a adotar essa nova estratégia.

Resposta a
A evolução dos sistemas de transporte e comunicação intensificou na economia global o processo de descentralização da produção em busca de benefícios produtivos. A produção em rede aloca os diferentes segmentos, considerando as vantagens locacionais de cada etapa, a saber: mão de obra, matéria-prima, infraestrutura de escoamento, proximidade do mercado consumidor, etc.
No caso da indústria aeronáutica, a alta intensidade tecnológica requer a busca de fornecedores capazes de garantir o elevado padrão de qualidade exigido nesse competitivo setor. Com isso, a formação da rede de fornecedores deve apresentar como vantagens locacionais a capacidade de inovação tecnológica e a redução dos custos, mantendo o padrão de qualidade. Dessa forma, os fornecedores de componentes para as aeronaves projetadas pela Boeing são formados, sobretudo, por empresas sediadas em países desenvolvidos, onde a especialização e a capacidade de inovação tecnológica em determinados ramos permitem a manutenção da qualidade dos produtos e a redução dos custos de produção.