Planetageo

Questões de geopolítica Rússia e Ucrânia

Questões geopolítica Rússia e Ucrânia

1. 
(Enem-2022) “Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.” Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 jul. 2014.

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que

2. 
(Unesp-2024) Países-membros europeus da Otan em abril de 2023

A expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na direção do Leste Europeu é um dos mo-tivos alegados por Vladimir Putin para invadir a Ucrânia. A Finlândia não é uma ex-república soviética, tam-pouco fazia parte dos países da cortina de ferro. Mas desde que encerrou a Guerra de Inverno com a União Soviética, ocorrida entre 1939 e 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial, mantinha-se neutra na queda de braço entre Otan e Rússia, que reivindica a influência geopolítica antes exercida pelo extinto bloco comunista. Essa neutralidade foi encerrada em 2022, quando a Finlândia abriu o processo para entrar na aliança. A con-clusão desse processo resultou na adesão da Finlândia como país-membro da Otan a partir de 04 de abril de 2023. Fonte: (www.nexojornal.com.br, 04.04.2023. Adaptado.)

Conflito Rússia Ucrânia

A entrada da Finlândia na Otan fundamenta-se

3. 
(UFJF MG/2017)



A disputa entre a Rússia e a Ucrânia pelo controle da Crimeia se agravou em fevereiro de 2014. No início de março, após a queda do então presidente ucraniano Victor Ianukovici, Moscou enviou tropas para a República Autônoma da Crimeia através do Mar Negro. Em 16 de março, a sua população aprovou por referendo a sua independência da Ucrânia, não reconhecida pelos EUA e pela União Europeia. No dia seguinte, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou decreto reconhecendo a independência da península.
Disponível:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/03/1422015-entenda-porque-ucrania-e-russia-brigam-pelo-controle-da-crimeia.shtml>. Acesso em 10/Out/2016. (Adaptado)

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/06/1471046-russia-corta-provisao-de-gas-a-ucrania.shtml>. Acesso em 15/Out/2016. (Adaptado)
Sobre a península da Crimeia, pode-se afirmar que:

I. é uma região estratégica para a Rússia, pois lhe fornece acesso ao Mar Negro, facilitando o controle do ca-nal que liga o Mar Negro ao Mar de Azov.
II. cerca das 2 milhões de pessoas que residem na península da Crimeia, mais da metade se considera de ori-gem russa e, inclusive, fala russo no dia a dia.
III. cerca de 1/3 das exportações russas de gás à União Europeia passam pela Crimeia, e a Europa importa da Rússia cerca de um terço do gás que consome.

Assinale a opção CORRETA:

4. 
(ESPM/2019) A história de desentendimentos entre Rússia e Ucrânia no mar de Azov, onde fica o estreito de Kerch, vem de muito antes da revolução que derrubou o então presidente ucraniano Viktor Yanukovich e abriu uma crise sem precedentes entre os dois países, em 2014. No fim do ano de 2018, em um perigoso incidente, três navios da marinha da Ucrânia entraram em águas territoriais russas e realizaram manobras, sendo então atacados pela frota russa. Fonte: (https://www.bbc.com/portuguese/internacional/2018/11/28)

Sobre a tensa relação entre Rússia e Ucrânia e a crise envolvendo os dois países, é correto assinalar que:
5. 
(UERJ/2015) Rússia formaliza anexação da Crimeia

A Rússia anexou formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presiden-te Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos E.U.A., à União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Nesse discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente “cruzou uma linha vermelha” ao interferir na Ucrânia. “A Cri-meia sempre foi e é parte inseparável da Rússia”, declarou o presidente.
Adaptado de estadao.com.br, 18/03/2014.

O evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envol-vidos. Para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo Putin:
6. 
(IFRS/2015) Assinale a alternativa que expressa a relação histórica existente entre o conceito de Guerra Fria e o contexto atualmente vivido na Ucrânia.

7. 
(ENEM/2020/2ª Aplicação)

TEXTO I
A intervenção da Rússia na crise no Leste da Ucrânia reacendeu a tensão entre os aliados da Otan e Moscou. Os EUA informaram que pretendem instalar armamento pesado no Leste da Europa, plano criticado pelo go-verno russo. Em resposta, a Rússia anunciou o reforço de seu arsenal nuclear, novos mísseis balísticos inter-continentais, descritos como “capazes de superar sistemas de defesa mais avançados”.
STEWART, P. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II
Os Estados Unidos e seus aliados não vão deixar a Rússia “nos arrastar de volta ao passado”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos em um discurso em Berlim, dia 22 de junho de 2015, quando acusou o governo russo de tentar recriar uma esfera de influência da era soviética.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

Que tema da geopolítica da segunda metade do século XX é o fundamento histórico da referência feita ao pas-sado?
8. 
(PUC SP/2020)



Os termos “conflitos congelados” ou “conflitos adormecidos” se relacionam, normalmente, a territórios cujas populações possuem características culturais e étnicas diferentes daquelas de seus governantes e às quais estão submetidas e, por isso almejam mais autonomia, ou até a independência política. Na região da ex–União Sovi-ética alguns conflitos com essas características se apresentam. Sobre o que foi dito, assinale a alternativa CORRETA.

9. 
(Fac. Medicina/2016)


A anexação à Rússia da região ucraniana destacada na imagem provocou a seguinte situação geopolítica:

 

Perguntas frequentes

Onde fica a Criméia?

A península está localizada ao sul da região ucraniana de Kherson e a oeste da região russa

Quando a Rússia anexou a Criméia?

A anexação da Crimeia pela Rússia ocorreu em março de 2014, após um referendo realizado na região. O presidente russo Vladimir Putin declarou que a Crimeia sempre foi território da Rússia. No entanto, a anexação não foi reconhecida pela ONU e pela Ucrânia.

Qual a importânica da Criméia para a Rússia?

A Criméia possui uma posição geográfica estratégica, pois dá acesso ao Mar Negro.

Siga nosso Insta: Planetageo!

Exit mobile version