/* */ lang="pt-PT"> Questões da Fuvest - Planetageo
Planetageo

Questões da Fuvest

Questões FUVEST - 2023

FUVEST

Questões discursivas de Geografia

2023

Comunidades tradicionais


“O Censo Demográfico do ano de 2022, do IBGE, revela que há 1.327.802 (0,65% da população total do país) de indivíduos que pertencem a uma comunidade tradicional em todo o país. A maior parte dessa população, 68,2% (905 mil pessoas), vive nos estados do Nordeste brasileiro. Ao todo, os territórios desse grupo estão em 1.696 municípios. O estado da Bahia é a Unidade da Federação com maior quantidade de pessoas, com 29,90% da população, em seguida, vem o Maranhão, com 20,26% dessa população. É a primeira vez ao longo dos levantamentos censitários que este dado é incluído.” Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/. Adaptado.

a) Indique a qual comunidade tradicional o texto faz referência.

b) Aponte dois fatores que contribuem para a presença de 68,2% desse grupo na região Nordeste do Brasil.

c) Indique e explique um fator que contribui para a redução das áreas ocupadas por essas comunidades no Brasil atual.

a) O texto se refere às comunidades quilombolas, caracterizadas pela sobrevivência através do extrativismo e da integração à natureza.
 
b) Um fator que contribuiu para a concentração das comunidades quilombolas no Nordeste do Brasil foi a forte ocorrência da escravidão, relacionada principalmente à produção de cana-de-açúcar e cacau no litoral da região. Nesse contexto, formaram-se muitos quilombos na região ao longo dos séculos, como elemento de combate à escravidão. Outro fator é que na região há maior quantidade de territórios quilombolas demarcados, levando ao registro de maior contingente populacional inserido nesse grupo.  
 
c) Os conflitos relacionados ao avanço da fronteira agrícola e à mineração são um importante fator para a redução das áreas ocupadas por essas comunidades, na medida em que, através de conflitos armados ou grilagem de terras, tais agentes conseguem expulsar as populações tradicionais de seus territórios. Outro fator que explica essa redução é a lentidão no processo de demarcação realizado pelos órgãos públicos, que deslegitima a ocupação dos territórios quilombolas por sua população tradicional.

Brics

Em agosto de 2023, ocorreu a Cúpula de Johanesburgo, na África do Sul. Entre os principais assuntos, destacou-se o debate sobre a ampliação dos países integrantes dos BRICS. O quadro a seguir traz informações importantes sobre alguns dos países interessados em ingressar no grupo:

Questão sobre Brics Fuvest

A partir dos dados e de seus conhecimentos sobre o tema, responda:

a) Conceitue BRICS.

b) Considerando os dados apresentados, indique duas vantagens econômicas, aos atuais países membros, decorrentes da ampliação dos BRICS.

c) Cite e explique uma mudança geopolítica que a ampliação dos BRICS poderia trazer para a atual ordem mundial.

a) O Brics é uma aliança econômica entre países emergentes. O termo BRIC, formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, surgiu em 2001, em estudo feito pelo banco Goldman Sachs, apontando algumas nações com grande potencial de crescimento econômico. Em 2006, o conceito deu origem ao agrupamento dos países, cujo propósito é agir em conjunto, a fim de reequilibrar o poder econômico planetário. O grupo virou BRICS em 2011, com a inclusão da África do Sul, acrescentando ao acrônimo a letra “S”, de South África, nome em inglês do país africano.

b) Dentre as vantagens econômicas aos atuais países membros, decorrentes da ampliação dos BRICS, destacam-se: o aumento do mercado consumidor, com ênfase para Egito, Irã e Argentina, países mais populosos dentre os novos integrantes, e facilidades comerciais na aquisição de matérias-primas, especialmente na compra de petróleo, pois Irã, Emirados Árabes, Egito e Arábia Saudita destacam-se mundialmente na exportação desta commodity.

c) Uma mudança geopolítica que a ampliação dos BRICS pode causar na atual ordem mundial é um aumento na participação de seus membros nas decisões e negociações globais, tal como na ONU e em outros órgãos ligados a essa instituição. Esse fato decorre, sobretudo, de seu peso comercial e financeiro, já que os BRICS passam a ter uma participação ainda mais representativa na economia planetária, correspondendo a aproximadamente 1/3 do PIB global. Além disso, o grupo busca apresentar-se como uma alternativa política-financeira aos tradicionais centros da geopolítica global, a partir da criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como o Banco dos BRICS.
Vale ressaltar que a China foi a principal defensora da ampliação do grupo, visando aumentar seus vínculos econômicos e diplomáticos com estes novos membros, fato que contribui para a sua consolidação como uma das principais potências geopolíticas contemporâneas.

 

Período geológico

A figura a seguir apresenta a síntese da evolução do tempo em que as atividades humanas começaram a ter impacto significativo nos sistemas do planeta Terra (tempo conhecido por Antropoceno). As fases desse tempo são destacadas na escala apresentada.

a) A qual período geológico se refere o Antropoceno?

b) Cite duas causas para a aceleração do impacto humano sobre os sistemas do planeta Terra a partir da Era Industrial.

c) A escala de tempo culmina na fase de Medidas Mitigadoras. Cite e explique uma medida para minimizar o impacto da ação humana sobre os sistemas do planeta Terra.

a) O Antropoceno está inserido no período Quaternário da era Cenozoica.
 
b) A Era Industrial está associada ao avanço de um modelo de sociedade sustentada pelo crescente consumo de mercadorias que passaram a ser produzidas em larga escala pelas fábricas. Nesse sentido, houve a aceleração do impacto humano sobre os sistemas do planeta Terra, ao intensificar-se a exploração de recursos minerais e florestais dos solos e da água, além do maior consumo de energia baseado na queima de combustíveis fósseis, responsável por grande emissão de gases do efeito estufa, que posteriormente agravou o aquecimento global. Destaca-se também a produção de novos materiais pelos seres humanos, como plásticos, alumínio, concreto e resíduos radioativos, que apresentam grande resistência ao tempo e contaminam o meio ambiente.
 
c) Dentre as ações mitigadoras, destacam-se os acordos climáticos que foram firmados entre diferentes países do mundo, com o propósito de reduzir a emissão dos gases do efeito estufa e, consequentemente, desacelerar as mudanças climáticas globais.

 

Demografia

Observe o gráfico a seguir:

A partir dos seus conhecimentos sobre o tema:

a) Conceitue taxa média geométrica de crescimento anual da população.

b) Indique duas causas para aumento da taxa média geométrica de crescimento anual da população entre os anos de 1872 e 1960.

c) Cite e explique uma consequência da queda da taxa média geométrica de crescimento anual da população brasileira na atualidade.

a) A TGCA – taxa geométrica de crescimento anual da população revela, em porcentagem, quanto a população cresceu ao ano durante o recorte de período indicado.

b) Entre os anos de 1872 e 1960, é possível observar um grande aumento da taxa geométrica anual da população. Entre as causas para isso, podemos citar a elevada taxa de natalidade, que manteve seus maiores índices até 1960, e a intensa entrada de imigrantes, que também teve destaque até a década de 60. Esses fatores, associados às melhorias na qualidade de vida da população, alavancaram o aumento das taxas no período indicado.

c) Atualmente, o Censo de 2022 revelou a menor taxa de crescimento da população desde o início do levantamento da série histórica: 0,52%. Entre as consequências econômicas, podemos citar, a princípio, a progressiva redução da oferta de mão de obra, já que a tendência futura é a diminuição populacional. A redução deste índice pode impactar economicamente de diversas formas, como com a menor arrecadação de impostos e a sobrecarga do sistema previdenciário, já que a taxa de dependentes será maior do que a de contribuintes. 

Economia e Sociedade

“A República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A história da importância econômica começou há alguns milhões de anos pelo fato de estar localizada longe de grandes massas continentais, o lugar se tornou um paraíso para as aves marinhas, que não possuíam nenhum predador nativo. Ao nidificarem na região por milhões de anos, depositaram toneladas de excremento (chamado guano) no solo da região. Após a sedimentação desse material, rochas ricas em fósforo se tornaram o principal afloramento no local, sendo o ponto chave da história futura do país. Em 1907, com a descoberta de fosfato, amplamente utilizado na agricultura e na produção de explosivos, Nauru se tornou o 2º país do mundo em renda per capita. No entanto, as reservas se exauriram, as florestas foram dizimadas e o ecossistema costeiro foi totalmente degradado, levando Nauru a ocupar a 76ª posição no ranking atual de PIB
per capita.”Disponível em http://www.nauru.gov.nr/.
Com base na descrição dos fatos do texto, responda:

a) Qual o nome do processo descrito?

b) Cite um recurso natural no território brasileiro que sofreu processo análogo ao descrito no texto. Justifique a sua resposta.

c) Cite e explique uma medida que poderia ter sido adotada para mitigar o declínio da economia nauruana.

a) O nome da atividade descrita no texto apresentado é mineração ou exploração mineral.
 
b) No Brasil ocorreram alguns processos semelhantes à história sofrida em Nauru: exploração, degradação e empobrecimento da população local com o passar do tempo. Podemos exemplificar com a mineração de ouro em Serra Pelada no estado do Pará. A exploração ocorrida a partir da década de 1970 gerou um surto econômico local associado a uma forte degradação ambiental com a retirada da floresta, o empobrecimento do solo e a formação de uma cava de enormes proporções sujeita a um forte processo erosivo. Com o término da exploração do ouro e sem outras atividades econômicas desenvolvidas, ocorre um empobrecimento da população e da região e o abandono da área por parte dela. 
 
c) Entre as medidas mitigadoras que poderiam ter sido adotadas em Nauru para evitar essa tragédia socioambiental, pode-se destacar a exploração do fosfato de maneira sustentável com limitações de cotas de retiradas, a destinação racional dos resíduos gerados, a preservação da mata nativa em áreas estratégicas e a aplicação de parte dos recursos financeiros gerados durante a exploração em novos projetos a fim de se criar outras atividades econômicas para sua população desenvolver.

 

Questões discursivas da UNESP e UNICAMP por assunto!

Siga nosso Insta: Planetageo!

Exit mobile version