Início » População
População
1) (EsPCEx-2010) Os países desenvolvidos, de uma maneira geral, apresentam baixas taxas de crescimento demográfico, sobretudo em função do reduzido crescimento natural que desconsidera o saldo migratório. Com relação a esses países, é possível afirmar que (Média)
- a) apresentam taxas de fecundidade similares à da maioria dos países subdesenvolvidos.
- b) permanecem na primeira fase da transição demográfica, com baixas taxas de mortalidade e de natalidade.
- c) apresentam taxas de fecundidade acima da taxa de reposição, ou seja, acima de 2 filhos por mulher.
- d) vivem o auge da transição demográfica, com elevadas taxas de mortalidade e de natalidade que justificam o baixo crescimento.
- e) a maior parte deles apresenta taxas de crescimento populacional muito baixas (geralmente inferior a 1%), nulas ou até negativas.
2)(EsPCEx-2010) “As migrações internacionais são um fenômeno diretamente associado à ‘era industrial’.” (Magnoli, p.464, 2005)
Considerando a frase acima, leia as afirmativas a seguir: (Média)
- I – Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo.
- II – Atualmente, a União Europeia, em sua totalidade, configura a maior zona de atração de fluxos migratórios do mundo.
- III – Grande parte das migrações internacionais da atualidade tem causas econômicas.
- IV – No atual período de globalização, assim como o capital, os fluxos migratórios fluem sem empecilhos através das fronteiras nacionais.
- V – A África do Sul, importante economia industrial da África, é um país que recebe significativos fluxos migratórios de fundo econômico do continente.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) II e IV
- b) IV e V
- c) I, II e III
- d) I, III e V
- e) II, III e V
3)(EsPCEx-2012) Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica. (Fácil)
- a) Alta taxa de fecundidade e de mortalidade.
- b) Alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade.
- c) Alta taxa de fecundidade e baixa taxa de mortalidade.
- d) Baixa taxa de fecundidade e alta taxa de mortalidade.
- e) Baixa taxa de natalidade e de mortalidade.
4)(EsPCEx-2012) Com relação à demografia e suas migrações internacionais no final do século XX e no início do século XXI, assinale a única alternativa correta. (Difícil)
- a) A população estrangeira em países desenvolvidos diminuiu na década de 1990 em função da estagnação econômica e das políticas migratórias adotadas por esses países.
- b) Há uma tendência de as migrações de africanos para a Europa terem como origem uma antiga colônia e como destino o país que a dominou. Isso explica o fato de mais de 90% dos argelinos que vivem na Europa residirem na Alemanha.
- c) Os Estados Unidos compõem o maior polo de atração de migrantes no Mundo. Em função disso, é o país que possui o maior percentual de imigrantes, que compõem mais de 50% de sua população total.
- d) Está ocorrendo uma maior feminização do processo migratório. Em 2005, as mulheres já representavam quase a metade dos migrantes internacionais.
- e) A maioria dos migrantes internacionais reside de forma ilegal no exterior. Esses clandestinos representavam mais de 180 milhões de pessoas em todo o Mundo no ano de 2000, segundo a ONU.
5)(EsPCEx-2014) “Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636. Depois disso, apresentou reduções quase constantes, registrando 0,543 em 2009.” O coeficiente de Gini é um importante indicador socioeconômico que revela em um país o grau de (Fácil)
- a) escolaridade de sua população.
- b) desigualdade de renda.
- c) desenvolvimento humano da população.
- d) qualificação de sua mão de obra.
- e) pobreza de sua população.
6)(EsPCEx-2014) “Nas últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais aumentou de forma significativa […] por causa das disparidades econômicas entre os países” (TERRA, L; ARAÚJO, R; GUIMARÃES, R. Conexões- Estudos de Geografia Geral. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 327)
Sobre as migrações no contexto da globalização podemos afirmar que (Média)
- I- a globalização tem facilitado as migrações, devido tanto à redução do custo dos transportes quanto à expansão dos meios de comunicação.
- II- embora os EUA e o núcleo mais próspero da União Europeia sejam as duas maiores zonas de atração de fluxos migratórios do mundo, países situados no Oriente Médio são os que possuem maior percentagem de imigrantes na população.
- III- a crescente necessidade de mão de obra imigrante por parte da Austrália tem levado esse País a estimular a imigração através de políticas imigratórias menos seletivas.
- IV- no México, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do País.
- V- as restrições cada vez mais rígidas impostas pelos países desenvolvidos à imigração clandestina, aliada à constante vigilância de suas fronteiras, têm impedido o crescimento do número de imigrantes ilegais no mundo.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- a) I e III
- b) III e IV
- c) I, II e IV
- d) II, III e V
- e) I, IV e V
7) (EsPCEx-2015)
No estudo sobre demografia, são utilizados vários instrumentos, teóricos e práticos, que possibilitam aos organismos internacionais a obtenção de subsídios para elaboração de políticas econômicas e sociais. A curva de crescimento demográfico é um exemplo. A partir desta, é possível obter informações acerca do estágio da transição demográfica em que se encontram determinadas sociedades, isto é, torna-se possível conhecer a dinâmica de suas taxas de natalidade e de mortalidade ao longo do tempo.
A partir da análise da curva de crescimento da população mundial, pode-se afirmar que: (Média)
- I – a humanidade, como um todo, percorre o último estágio da transição demográfica, considerando-se apenas as taxas médias de crescimento da população mundial.
- II – as taxas de natalidade apresentam nítido declínio, enquanto as taxas de mortalidade praticamente se estabilizam; contudo, na Europa, as taxas de mortalidade tendem a crescer um pouco.
- III – a quase totalidade dos países em desenvolvimento já exibe taxas de crescimento vegetativo iguais às dos países desenvolvidos.
- IV – a África ainda apresenta as taxas de natalidade mais elevadas do planeta, enquanto a Ásia já alcançou a média mundial de crescimento vegetativo.
- V – o Oriente Médio, assim como a Ásia e a América Latina, apresenta dinâmica de crescimento populacional que avança para o último estágio da transição demográfica.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I, III e IV
- b) II, III e V
- c) II, IV e V
- d) I, II e IV
- e) I, III e V
8)(EsPCEx-2015) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, podemos afirmar que (Difícil)
- I – o cálculo desse índice é feito com base nos seguintes indicadores socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.
- II – tal como o coeficiente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 e 1, e quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é, melhores serão as condições de vida de um país.
- III – o Brasil possui um IDH que o classifica acima da média de muitos países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países como a Argentina e o Uruguai.
- IV – os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de países africanos, como Zimbábue e Lesoto.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I e III
- b) II e IV
- c) III e IV
- d) I, II e III
- e) I, II e IV
9)(EsPCEx-2016) “Os deslocamentos de população conhecidos como migrações podem ser gerados por necessidades internas dos próprios grupos populacionais ou por fatores externos a eles. Geralmente estão vinculados a um contexto socioeconômico global ou a um contexto nacional ou regional, ou podem estar ligados a causas econômicas, razões políticas, étnicas ou religiosas […].” (Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p.90).
Sobre os deslocamentos internacionais de população, pode-se afirmar que (Difícil)
- I- diversos fatores podem motivar as migrações, mas, atualmente, são os conflitos religiosos os maiores responsáveis pelos movimentos migratórios no mundo.
- II- países como Catar e Kuait, no Oriente Médio, desde a década de 1970, transformaram-se numa zona de forte atração migratória, principalmente de imigrantes de outros países asiáticos, para trabalharem nos campos de petróleo e em áreas como a construção civil, comércio e transportes.
- III- as baixas taxas de fecundidade, abaixo do nível necessário para reposição populacional, e a necessidade de mão de obra não qualificada nos países europeus têm posto fim às políticas migratórias restritivas nesse continente.
- IV- os EUA são o país com o maior número de imigrantes internacionais, atraídos pelas possibilidades de emprego; por outro lado, é dos países asiáticos a maior parte dos emigrantes que deixa seus países em busca de melhores condições de vida.
- V- uma das vantagens dos imigrantes em situação irregular é que conseguem desfrutar dos serviços de saúde e educação do país de destino, como qualquer cidadão.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I e V
- b) II e IV
- c) I, III e IV
- d) II, III e V
- e) I, II e V
10)(EsPCEx-2016) Embora a maioria dos brasileiros viva na cidade em que nasceu, o volume de migrantes internos é enorme, especialmente entre a população economicamente ativa (PEA).
Sobre as migrações internas brasileiras, pode-se afirmar que (Média)
- I- a maior dinâmica industrial da Região Sudeste, em relação às demais, provocou, segundo os últimos censos demográficos, o aumento das migrações inter-regionais e uma significativa redução dos movimentos intrarregionais.
- II- na década de 2000, as chamadas cidades médias, com até 500 mil habitantes, especialmente as da Região Centro-Oeste, apresentaram crescimento populacional muito mais vigoroso do que as grandes cidades, tornando-se grande polo de atração populacional.
- III- a partir da década de 1990, a Região Metropolitana de São Paulo registrou êxodo migratório por conta das chamadas migrações de retorno, contudo o Estado de São Paulo ainda apresenta saldo migratório positivo.
- IV- a expansão da fronteira agrícola e do agronegócio na Região Sul faz desta a região com o maior percentual de residentes não nascidos em seu interior.
- V- as migrações pendulares diárias nas metrópoles ocorrem entre o núcleo urbano central e os núcleos situados no seu entorno, fisicamente integrados entre si, o que não é possível ocorrer entre núcleos que estão apenas funcionalmente integrados.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) II e III
- b) II e IV
- c) I, III e IV
- d) I, III e V
- e) I, II e V
11) (EsPCEx-2016) Observe a tabela abaixo, que mostra a evolução das taxas de fecundidade no Brasil:
Dentre os reflexos dessa realidade, na demografia brasileira, pode-se destacar a redução (Fácil)
- I- da população brasileira, em termos absolutos, a partir de 2010.
- II- da proporção de jovens no conjunto da população brasileira.
- III- da taxa de natalidade e o aumento da mortalidade infantil.
- IV- do crescimento vegetativo.
- V- das taxas de reposição populacional, que, atualmente, já se apresentam abaixo do nível de reposição.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I, II e V
- b) I, III e IV
- c) II, III e IV
- d) I, III e V
- e) II, IV e V
12)(EsPCEx-2016) “Desenvolvimento sustentável refere-se a um modelo de desenvolvimento econômico que busca conciliar o crescimento da economia com a conservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida da população mundial, sobretudo da parcela mais pobre.” Terra, L.; Araújo, R. – Geografia: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2015, p. 411.
Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a principal ameaça ao ambiente global é o (a) (Difícil)
- a) acelerado crescimento da população dos países mais pobres, elevando substancialmente o consumo dos recursos naturais e a emissão de gás de efeito estufa.
- b) distribuição desigual dos recursos naturais entre as diferentes regiões do globo, acarretando o uso espoliativo desses recursos, principalmente por parte das nações mais carentes.
- c) disseminação dos padrões de produção e consumo vigentes, sobretudo nos países mais ricos, os quais acarretam, por exemplo, elevado consumo de recursos naturais e grande poluição do ar e dos recursos hídricos.
- d) recusa dos países desenvolvidos e emergentes em realizar investimentos em matrizes energéticas renováveis em virtude da baixa relação custo-benefício para o desenvolvimento econômico e tecnológico de seus países.
- e) ausência de um consenso entre os membros da comunidade científica mundial, acerca das verdadeiras causas do aquecimento global, as quais oscilam entre causas naturais e causas relacionadas à ação humana no meio ambiente.
13)(EsPCEx-2016) No Brasil observa-se nítido processo de transição demográfica, especialmente nas duas últimas décadas, cujos censos demográficos realizados pelo IBGE revelam (Difícil)
- I- aumento da taxa de mortalidade infantil associado à carência dos serviços públicos essenciais no País.
- II- estreitamento do corpo da pirâmide etária como resultado da significativa redução do número de jovens.
- III- o ingresso do Brasil no período de passagem da chamada “janela demográfica” devido ao significativo aumento percentual da população em idade ativa no País.
- IV- aumento do número de óbitos associado ao crescimento absoluto da população e ao aumento da participação percentual de idosos no conjunto total dela.
- V- redução da fecundidade, para nível inferior ao preconizado pela Organização das Nações Unidas como taxa de reposição da população, e aumento da esperança de vida da população.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I, II e IV
- b) I, III e IV
- c) I, II e V
- d) II, III e V
- e) III, IV e V
14)(EsPCEx-2018) Observe o gráfico a seguir, que mostra a evolução da participação dos grupos de idade na população brasileira no período de 1940 a 2050. Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a demografia brasileira, pode-se afirmar que: (Difícil)
- I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos.
- II- a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionada às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o País.
- III- do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País.
- IV- ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos.
- V- a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitos hospitalares.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- a) I e III
- b) I e II
- c) III e IV
- d) III e V
- e) II, IV e V
15)(EsPCEx-2019) “O deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religiões”. SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. – Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (3). 2ª ed. S Paulo: Moderna, 2012.
Sobre os fluxos migratórios contemporâneos, considere as seguintes afirmações: (Difícil)
- I – Em termos quantitativos, a maior parte dos deslocamentos humanos se refere à saída de migrantes dos países pobres e emergentes em direção aos desenvolvidos.
- II – Na última década, a América Latina e o Caribe contribuíram com o maior contingente de emigrantes, seguidos pela África setentrional.
- III – Países do Oriente Médio, como Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Kuwait recebem muitos migrantes oriundos do sul da Ásia (Paquistão, Índia e Filipinas).
- IV – A “drenagem de cérebros” é um grande problema para os países de origem desses fluxos, pois afeta a sua capacidade tecnológica, comprometendo o seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) II e IV
- e) III e IV
16)(EsPCEx-2020) O censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1970, revelou pela primeira vez uma importante mudança no perfil da população brasileira: passamos a ser um país predominantemente urbano. A respeito da urbanização nacional, é correto afirmar que: (Difícil)
- I – A urbanização ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no êxodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra.
- II – Problemas em comum de infraestrutura viária, abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criação das regiões metropolitanas no início da década de 1970.
- III – Atualmente, o Centro-Oeste é a terceira região mais urbanizada do País, basicamente em função de três fatores: a fundação de Brasília, a construção de grandes eixos rodoviários de integração nacional e a acentuada mecanização das lavouras.
- IV – Os critérios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanização seguem padronização internacional, não havendo, portanto, divergência em relação aos utilizados pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) II e IV
- e) III e IV.
17)(EsPCEx-2022) “Segundo essa teoria, o alto crescimento demográfico seria uma das principais causas da generalização da pobreza em regiões subdesenvolvidas. O aumento descontrolado do número de pessoas atrapalharia o desenvolvimento dos Estados pobres, desviando recursos para investimentos não produtivos, como creches e escolas, e criando relação desfavorável entre o número de pessoas em idade de trabalhar e o total de habitantes. Logo o controle da natalidade seria a resposta para o desenvolvimento”. Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus – volume único, contendo as partes I, II e III, p. 74).
A teoria demográfica descrita no enunciado refere-se à (Fácil)
- a) Neomalthusiana.
- b) Malthusiana.
- c)Transição Demográfica.
- d) Reformista.
- e) Sistematizada.
1-E 2-D 3-E 4-D 5-B 6-C 7-D 8-A 9-B 10-A 11-E 12-C 13-E 14-C 15-E 16-E 17-A
Acesse nosso Insta Planetageo