Trabalho de geografia com maquete
Por que o trabalho com maquete?
O trabalho com maquete no ensino de Geografia é mais viável no Fundamental II e pode ajudar o aluno na compreensão espacial. As maquetes permitem que os alunos visualizem, bem como representem fenômenos geográficos de forma concreta, facilitando a aprendizagem de conceitos como relevo, clima e urbanização.
Além disso, estimulam a criatividade e o trabalho em grupo, ou seja promovem o desenvolvimento de habilidades, bem como a colaboração entre os alunos. A construção de maquetes também torna o conteúdo mais interativo, bem como torna o aprendizado mais significativo. Por fim, as maquetes ajudam a conectar teoria e prática, tornando a Geografia mais acessível e atraente para os estudantes.
Proposta do trabalho com maquetes
- Desenvolveremos o trabalho com maquetes a partir da realização de um seminário de Geografia.
- Poderá abordar temáticas ambientais, bem como socioeconômicas.
- O seminário terá caráter avaliativo.
- A proposta deste guia é direcionada aos alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental, mas pode ser adaptada para os alunos do 9º ano também.
Trabalho com maquete
O sucesso para uma prática educacional com maquete está na preparação, ou seja, cada passo precisa ser pensado com atenção. Veja abaixo alguns pontos importantes que o professor(a) deve considerar:
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- A professora selecionará e disponibilizará artigos, bem como reportagens de fontes confiáveis da internet sobre ostemas do seminário.
- Selecionaremos e disponibilizaremos o material no início da etapa (trimestre/bimestre).
- Podemos adaptar o material para adequar a temática à capacidade de compreensão do aluno.
- Realizaremos a explicação do seminário e a retirada de todas as dúvidas em uma aula inteira no início da etapa escolar. Esse tempo é importante para que os alunos compreendam a proposta e que também não questionem notas e critérios de avaliação posteriormente.
Trabalho com maquete
A turma deverá distribuída pelo(a) professor(a) em 6 grupos (turma de aproximadamente 30 alunos). É importante destacar que a distribuição dos alunos por grupo NÃO pode ser aleatória ou realizada pelos próprios alunos, ou mesmo por sorteio. Esse tipo de prática gera questionamentos posteriores, bem como pode contribuir para a discriminação em relação aos alunos com menor rendimento. Sugere-se que o professor distribua os alunos de cada turma equilibrando alunos de alto, médio e baixo rendimento, bem como outros critérios importantes considerados pelo professor. Após esta districuição, cada grupo ficará responsável por apresentar um tema proposto pelo professor.
Propostas de temas a serem abordados no seminário
- ➢Grupo 1 – AMAZÔNIA/NORTE: Biodiversidade, desmatamento, povos da Amazônia bem como a fronteira energética.
- ➢Grupo 2 – NORDESTE: A transposição do Rio São Francisco.
- ➢Grupo 3 –SUDESTE: Urbanização brasileira, bem como seus problemas e soluções.
- ➢Grupo 4 – BRASIL: Matriz energética brasileira: “O avanço dos renováveis”.
- ➢Grupo 5 – SUL E NORDESTE: A arenização e a desertificação no Brasil, o que é e quais as diferenças.
- ➢Grupo 6 – CENTRO-OESTE: Mudanças climáticas, bem como os seus reflexos na produção agropecuária no Centro-oeste brasileiro.
- a) O Grupo 1 apresentará os trabalhos, seguido pelo Grupo 2 até o Grupo 6.
- b) Dois grupos apresentarão por aula.
- c) Cada grupo deverá ter um líder. O líder do grupo deverá informarao professor, os alunos que não estiverem colaborando com o trabalho.
- d) O aluno deverá apresentar uma maquete sobre o tema.
- e) Cada grupo terá no total 15 minutos de apresentação – do tema eda maquete (Não poderá ocorrer atrasos para não prejudicar o outro grupo.
- f) Todos os membros do grupo precisam fazer a apresentação (exceções deverão ser consideradas).
- g) A apresentação ocorrerá na semana de 24 a 28 de outubro de2022 durante as aulas de Geografia.
- h) O Grupo deverá apresentar o tema da reportagem (podem complementar, mas deverão utilizar a reportagem)
- i) Todos os tópicos da reportagem devem ser abordados..
- j) A maquete deverá possuir dimensões de no máximo 0,50×0,80.
- k) Seja criativo!
Fonte das imagens: Arquivo pessoal e site Freepik