Indústria estadunidense

Antecedentes: Ocorreram dois tipos de colonização no território americano:

1) Colônias do centro-norte, colônias de povoamento. Havia pequenas e médias propriedades que desenvolviam policultura para consumo interno.

2) Colônias do sul que eram colônias mercantilistas. Sua produção agrícola era voltada para o mercado externo, baseada em grandes propriedades rurais eutilização do trabalho escravo africano.

As colônias do Norte e do Sul se uniram para conquista da independência em 04 de julho de 1776. Nos séculos XVIII e XIX os EUA recebeu um grande número de imigrantes que contribuiu para o povoamento de áreas ainda não ocupadas. Esse processo ficou conhecido como MARCHA PARA O OESTE e que também foi justificada pela doutrina do Destino manifesto.

Foram feitos vários empreendimentps em infraestrutura a partir de 1840, tais como a construção de estradas, bem como de rodovias. A população cresceu o que favoreceu o processo de industrialização, sobretudo na porção nordeste os EUA.

Fatores que contribuíram para a indústria Estadunidense

FATOR HISTÓRICO: “Insignificância econômica das 13 colônias permitiu a precoce diversificação de suas manufaturas.”(GALEANO, Eduardo.1986,p.146). Inexistência de ouro, prata e solos férteis tornou a metrópole inglesa mais tolerante ao processo de industrialização até mesmo antes da independência dos EUA.

Fluxo migratório – 1890/1929 – entrada de 22 milhões, formação de núcleos urbanos importantes, pequenas manufaturas, casas de comércio e o surgimentos das primeiras instituições financeiras na 2ªmetade do século XIX.

Abolição da escravidão – formação de mercado consumidor.

Grandes reservas de gás natural; petróleo; carvão mineral.

Grandes bacias hidrográfica – sobretudo na região dos grandes lagos o que permitiu construir barragens, usinas hidrelétricas, bem como eclusas e canais artificiais para facilitar o escoamento da produção para o interior do continente.

Industrialização norte americana

Existem duas principais regiões industrializadas nos EUA, caracterizadas por diferentes processos de industrialização:

1ª) O Manufacture belt – indústria clássica (1ª e 2ª Revoluções Industriais); e

2º) O sun-belt – principalmente indústria de 3ª Revolução industrial localizada ao sul dos EUA.

Manufacture belt

Corresponde a maior concentração urbano-industrial do mundo. Iniciou a industrialização no final do Séc. XIX motivada pela existência de recursos naturais , bem como a presença de fontes energéticas, que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, petroquímicas, têxtil, automobilísticas e eletrônica. Em 1900, mais de 75% da produção industrial dos Estados Unidos estava localizada nessa região. Porém, nas últimas décadas, a elevada concorrência tem levado diversas indústrias a deixarem esta região em busca de outras áreas com menores custos de produção. Em função da saída de indústrias desta região nas últimas décadas, ela também é reconhecida como Rust belt, ou seja, Cinturão da ferrugem. O Rust belt abrange a costa nordeste do Atlântico, bem como as áreas que margeiam os Grandes Lagos.

A colonização, o povoamento, os recursos minerais, a disponibilidade energética, os transportes (Grandes Lagos – rio São Lourenço) bem como os mercados consumidores explicam a grande concentração industrial inicialmente no manufacture belt. Apesar do declínio da atividade industrial na região, ela ainda concentra o poder econômico, político e financeiro do país, abrigando a capital Washington D.C.

Sun belt

Apesar da perda de espaço econômico, o Rust belt/manufacture belt corresponde ainda a aproximadamente 50% da atividade industrial dos EUA. Essa perda de importância econômica ocorreu devido ao elevado crescimento da população e da infraestrutura, bem como houve o aumento dos custos produtivos nesta região, como o encarecimento da mão-de-obra. E por isso, a partir da 2ª Guerra Mundial iniciou-se uma desconcentração industrial em direção ao Oeste e Sul dos EUA, ou seja, para o Sun belt. O Sun belt abriga unidades industriais modernas de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no Sul, que se estende da Flórida à Califórnia. Veja os tipos de indústrias existentes no Sun belt:

Atividades econômicas no Sunbelt

Resumidamente os fatores que promoveram a industrialização de novas regiões (Sul e Sudoeste) nos EUA no Século XX foram:

  • ✓ As jazidas de petróleo e o gás natural no Golfo do México e na Califórnia,
  • ✓ A expansão econômica japonesa e do mercado asiático, ampliou a importância comercial da Bacia do Pacífico incentivando o desenvolvimento da costa oeste americana, a fim de fazer frente a essa concorrência.
  • ✓ A produção científica e tecnológica foram fundamentais para a ascensão de novas áreas industriais no Sul e no Oeste.

A posição geográfica dessa região, ou seja, próxima ao Oceano Pacífico, facilita o acesso à Bacia do Pacífico e, portanto, a países importantes, como Japão, Austrália e China.

O desenvolvimento do litoral Oeste dos EUA esteve relacionado ao ganho de importância econômica do sudeste asiático: do crescimento industrial acelerado dos Tigres Asiáticos, da recuperação econômica do Japão e do crescimento econômico da Austrália, bem como da China após a Segunda Guerra Mundial. A existência de várias universidades, bem como de institutos de pesquisa que fornecem mão-de-obra de alta qualificação para as empresas e desenvolvem, juntamente com elas, programas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

 

plugins premium WordPress