EsPCEx
Em 2024, a relação cadidato vaga para o sexo masculino, na ampla concorrência foi de 74 canditados por vaga. Já para o sexo feminino a concorrência foi de 235 candidatas por vaga. Observe abaixo as notas de corte:
A EsPCEX Escola Preparatória de Cadetes do Exército é responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.
Anualmente ocorre a seleção des alunos por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.
QUANTO GANHA UM ALUNO DA EsPCEx?
Durante o período de um ano do Curso de Formação na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.334,00. Posteriormente, ao longo do segundo até o quinto (e último) ano do curso, quando estão na posição de Cadete, essa bolsa é aumentada para R$ 1.630,00. Essa quantia é destinada a cobrir despesas básicas, proporcionando aos estudantes condições financeiras que lhes permitam focar integralmente nos estudos, sem preocupações excessivas.
QUAIS OS REQUISITOS PARA INGRESSO NA EsPCEx?
- Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, bem como ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;
- Haver sido aprovado no Exame intelectual e apto em todas as fases da 2ª etapa do CA;
- Ser brasileiro nato;
- Se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura;
- Não ter filho(s) ou dependente(s), bem como não ser casado ou haver constituído união estável;
- Haver concluído o Ensino Médio;
- Não estar na condição de réu em ação penal, apresentando, como comprovação as seguintes certidões negativas, atualizadas e no prazo de validade:
- Justiça Criminal do Tribunal Regional Federal;
- Justiça Criminal do Estado;
- Auditoria da Justiça Militar da União;
- Auditoria da Justiça Militar Estadual;
- Se do sexo feminino, não se apresentar grávida;
- não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas; à violência; à criminalidade; a ideia ou ato libidinoso; a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ou, ainda, a ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas;
Fonte: Manual do aluno/2024.
- O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
- As provas do exame intelectual, geralmente, ocorrem em setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte.
- Se aprovado em todas as etapas da seleção, o candidato se matricula e torna-se militar da ativa do Exército Brasileiro, ou seja, Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, ou seja, se passar em todas as matérias, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). De lá, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.”
- Fonte das Informações: https://espcex.eb.mil.br/index.php/como-ingressar
- Para mais informações e para acessar as provas anteriores da EsPCEx click nos links abaixo: