EsPCEx

Em 2024, a relação cadidato vaga para o sexo masculino, na ampla concorrência foi de 74 canditados por vaga. Já para o sexo feminino a concorrência foi de 235 candidatas por vaga.  Observe abaixo as notas de corte:

Concurso e simulados EsPCEx

A EsPCEX  Escola Preparatória de Cadetes do Exército é responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

Anualmente ocorre a  seleção des alunos por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

QUANTO GANHA UM ALUNO DA EsPCEx?

Durante o período de um ano do Curso de Formação na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), os alunos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.334,00. Posteriormente, ao longo do segundo até o quinto (e último) ano do curso, quando estão na posição de Cadete, essa bolsa é aumentada para R$ 1.630,00. Essa quantia é destinada a cobrir despesas básicas, proporcionando aos estudantes condições financeiras que lhes permitam focar integralmente nos estudos, sem preocupações excessivas.

QUAIS OS REQUISITOS PARA INGRESSO NA EsPCEx?

  1. Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, bem como  ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;
  2. Haver sido aprovado no Exame intelectual e apto em todas as fases da  2ª etapa do CA; 
  3. Ser brasileiro nato; 
  4. Se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura; 
  5. Não ter filho(s) ou dependente(s), bem como não ser casado ou haver constituído união estável;
  6. Haver concluído o Ensino Médio; 
  7.  Não estar na condição de réu em ação penal, apresentando, como comprovação as seguintes certidões negativas, atualizadas e no prazo de validade:
  8. Justiça Criminal do Tribunal Regional Federal;
  9. Justiça Criminal do Estado;
  10. Auditoria da Justiça Militar da União; 
  11. Auditoria da Justiça Militar Estadual; 
  12.  Se do sexo feminino, não se apresentar grávida; 
  13. não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas; à violência; à criminalidade; a ideia ou ato libidinoso; a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ou, ainda, a ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas; 

Fonte: Manual do aluno/2024. 

  • O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
  • As provas do exame intelectual, geralmente, ocorrem em setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte.
  • Se aprovado em todas as etapas da seleção, o candidato se matricula e torna-se militar da ativa do Exército Brasileiro, ou seja, Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, ou seja, se passar em todas as matérias, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). De lá,  após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.”
  •  Fonte das Informações: https://espcex.eb.mil.br/index.php/como-ingressar
  • Para mais informações e para acessar as provas anteriores da EsPCEx click nos links abaixo:
plugins premium WordPress