Enem 2016 – Refugiados
TEXTO I
Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao lon-go de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta co-mum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro. Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio gover-no do país. Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).
O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a)
A) alteração do regime político.
B) fragilização da supremacia nacional.
C) expansão dos domínios geográficos.
D) cerceamento da liberdade de expressão.
E) fortalecimento das práticas de discriminação
Gabarito letra E. Comentário: No primeiro semestre de 2015, mais de 50 mil refugiados chegaram à Hungria. Em resposta a esse aumento, a cidade de Budapeste começou a planejar a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo da sua fronteira com a Sérvia. O ministro húngaro das Relações Exteriores afirmou que essa seria uma ação comum da União Europeia diante da crise de refugiados.
Acesse outras listas de questões do Enem sobre:
- Clima
- Hidrografia
- Vegetação
- Indústria
- Comércio
- Urbanização
- Globalização
- Agricultura
- Regiões
- Geopolítica
- Geopolítica e Conflitos
- Transportes e telecomunicações