Procurar

Cartografia EsPCEx

    1) (ExPECex 2017) Em uma competição de corrida de orientação, ou simplesmente orientação – esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bússola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo –, dentre os pontos que os participantes deverão encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas:

    Após atingirem o Ponto A, os grupos deverão seguir para o Ponto B e, para tanto seguirão na direção

       

        1. oeste.

        1. leste.

        1. sudoeste.

        1. noroeste.

        1. nordeste.

       

      2) (ExPECex 2017) Os jogos da próxima Copa do Mundo, na Rússia, que se iniciarem às 20 horas na cidade de Moscou, situada três horas adiantadas em relação à hora de Greenwich, iniciar-se-ão a que horas na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, situada no fuso 118° de longitude oeste?

         

          1. 7 horas

          1. 9 horas

          1. 10 horas

          1. 12 horas

          1. 13 horas

         

        3) (ExPECex-2019) Desde os primitivos rabiscos em uma placa de argila ou em peles de animais até a difusão maciça de aplicativos de localização e de navegação em smartphones, o uso de mapas é uma necessidade vital para o homem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

        I – Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos.

        II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes.

        III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa.

        IV – Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado.

        Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

        a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e)  III e IV

         

        4) (ExPECex-2013) A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.
        Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

        Alternativas

           

            1. 17h – 25/10/2013

            1. 09h – 25/10/2013

            1. 07h – 25/10/2013

            1. 17h – 26/10/2013

            1. 03h – 26/10/2013

           

          5) (ExPECex-2021) O extrato da carta ao lado representa a topografia de um povoado. Sabendo-se que a caixa d’água (na quadrícula IIB), com capacidade de 1000 m3 , ameaça romper, a Defesa Civil emitirá um aviso de alerta para que moradores abandonem suas casas. Com base na topografia do terreno é possível inferir as áreas de maior risco, das quais os moradores deverão ser retirados. Assinale a alternativa que apresenta as quadrículas mais vulneráveis em caso de acidente.

          Alternativas

          a)

          b)

          c)

          d)

          e)

           

          6) (ExPECex-2022)  Uma projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, tendo como referência paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica”. Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 51.

          Sobre projeção cartográfica, pode-se afirmar que:

          I – A projeção conforme é aquela que preserva o tamanho da área, porém com alteração das formas, ou seja, os ângulos não são idênticos aos do globo terrestre, como o exemplo da projeção de Mercator.

          II – Na projeção equivalente, as áreas mantêm-se idênticas às do globo terrestre, porém há distorção das formas quando comparadas com a original, como por exemplo a projeção de Peters.

          III – Na projeção afilática, as áreas e as formas são preservadas na sua forma original, por isso, tem sido uma das mais utilizadas em atlas e mapas de divulgação, como por exemplo a projeção de Robinson.

          IV – A projeção equidistante é geralmente utilizada para fins específicos. As distâncias,

          quando traçadas do centro da projeção, são precisas. Porém, há distorções nas formas e nas áreas.

          Das afirmações acima estão corretas apenas

             

              1. I e IV.

              1. II e IV.

              1. III e IV.

              1. I e II.

              1. II e III.

             

            7) (ExPECex-2019) Recentemente o governo brasileiro resolveu abolir o “horário de verão”, uma medida que tinha por finalidade economizar energia no período do ano em que a maior parte do território nacional recebe mais luminosidade natural ao longo do dia. A duração dessa luminosidade varia de acordo com a localidade, dependendo da latitude e da estação do ano. O gráfico abaixo apresenta a duração média de luminosidade natural em três localidades (I, II e III) ao longo de um período do ano.

            Considerando as características geográficas do território brasileiro, é possível concluir que as localidades I, II e III podem representar, respectivamente, a variação da luminosidade natural das seguintes cidades: [

               

                1. Porto Alegre, Brasília e Recife.

                1. Curitiba, Belém e Salvador.

                1. São Paulo, Florianópolis e Manaus.

                1. Cuiabá, Campo Grande e Rio de Janeiro.

                1. Palmas, Natal e Belo Horizonte.

               

              8) (ExPECex-2019) Desde os primitivos rabiscos em uma placa de argila ou em peles de animais até a difusão maciça de aplicativos de localização e de navegação em smartphones, o uso de mapas é uma necessidade vital para o homem. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

              I – Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo diâmetro, os círculos que representam os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador em direção aos polos.

              II – As escalas podem ser gráficas ou numéricas. As representações em escala pequena mostram áreas pequenas e com muitos detalhes.

              III – A distorção (de áreas, de formas ou de distâncias) pode ser eliminada quando as projeções afiláticas são empregadas na confecção de um mapa.

              IV – Anamorfose é uma forma de representação cartográfica utilizada em mapas temáticos na qual as áreas dos países, estados ou regiões são mostradas proporcionalmente à importância de sua participação no fenômeno representado.

              Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima

                 

                  1. I e II

                  1. I e III

                  1. I e IV

                  1. II e III

                  1. III e IV

                 

                9) (EsPECex-2017) Observe o esquema topográfico a seguir:

                A partir da análise e interpretação do esquema, é correto afirmar que:

                I- A porção norte é a mais favorável ao emprego da mecanização agrícola.

                II- As menores altitudes estão localizadas na porção nordeste do esquema.

                III- As encostas mais íngremes e, portanto, mais sujeitas aos processos erosivos são observadas à margem esquerda do rio.

                IV- A jusante do rio encontra-se na direção oeste do esquema.

                V- A distância real entre os pontos X e Y traçados no esquema é de 15 Km.

                Assinale a alternativa que todas as afirmativas estão corretas.

                   

                    1. I, II e III

                    1. I, II e V

                    1. I, III e IV

                    1. II, IV e V

                    1. III, IV e V

                   

                  10) (EsPECex-2016) Sobre a projeção cartográfica utilizada na produção do mapa abaixo, é correto afirmar que se refere a uma projeção

                  a) cilíndrica conforme, muito útil à navegação marítima, pois não deforma os ângulos, que permanecem com seus valores reais.

                  b) plana azimutal, que já foi muito utilizada na geopolítica, como instrumento de análise estratégica dos Estados.

                  c) azimutal equidistante, que produz um tipo de mapa cujas distâncias e direções não são deformadas, propriedades estas muito úteis ao planejamento estratégico-militar.

                  d) cilíndrica equivalente, que destaca as áreas situadas nas latitudes intertropicais e preserva as dimensões relativas entre os continentes e países.

                  e) cilíndrica interrompida, que conserva a proporção das áreas representadas, e é muito utilizada nos atlas escolares americanos.

                   

                  11) (EsPECex-2016) A escala indica a proporção em que um mapa foi traçado, em relação ao objeto real, e varia de acordo com as finalidades desse mapa. Sobre as escalas utilizadas nos mais diferentes tipos de mapas, podemos afirmar que

                  I- em um mapa com escala de 1:25.000.000, a distância de 8 cm no mapa corresponde à distância real de 2.500 Km.

                  II- uma escala de 1:1.000.000 é considerada uma escala grande e é muito utilizada para obter, em um mapa, informações bem detalhadas de um dado lugar.

                  III- quanto maior a escala de um mapa, menor será a área que ele representa, e menos evidente será a projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa.

                  IV- a escala gráfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numérica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estará em centímetros.

                  Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

                     

                      1. I e II

                      1. I e III

                      1. II e III

                      1. II e IV

                      1. III e IV

                     

                    12) (EsPECex-2015) Em uma cidade, a distância entre as localidades X e Y é de 16 Km e entre as localidades X e Z é de 28 Km. A distância no mapa entre X e Y é de 4 cm e entre X e Z é de 7 cm. A escala desse mapa é de:

                       

                        1. 1:280.000

                        1. 1:160.000

                        1. 1:40.000

                        1. 1:16.000

                        1. 1:400.000

                       

                      13) (EsPECex-2015) Em um exercício militar, ao planejar um deslocamento, o comandante responsável identificou dois pontos para os quais deverá deslocar sua tropa. Estes pontos apresentam as seguintes coordenadas geográficas:

                      Ponto “A” – Latitude: 29° 49′ 30″ S Ponto “B” – Latitude: 29° 45′ 00″ S

                      – Longitude: 54° 54′ 00″ W – Longitude: 54° 55′ 30″ W .

                      Após a chegada ao ponto “A”, um grupo de militares dessa tropa será deslocado para o ponto “B”, tendo que seguir em que direção?

                         

                          1. Leste

                          1. Oeste

                          1. nordeste

                          1. sudeste

                          1. noroeste

                         

                        14) (EsPECex-2015) Sobre um mapa com escala de 1:500.000, o comandante de uma tropa demarca uma área a ser conquistada em solo inimigo. Essa área demarcada apresenta o formato de um quadrado com 8 cm de lado.

                        A área demarcada, a ser conquistada, mede na realidade

                           

                            1. 40 km2.

                            1. 160 km2.

                            1. 400 km2.

                            1. 1.600 km2.

                            1. 3.200 km2.

                           

                          15) (EsPECex-2021) Uma professora de Geografia aproveitou o dia 20 de junho de 2020 (solstício de verão no Hemisfério Norte), para discutir a diferente distribuição da insolação na superfície da Terra. Para tanto, apresentou à turma o horário do nascer do sol, naquele dia, em três cidades brasileiras: Recife (5h31); Belo Horizonte (6h29); e Brasília (6h37). Em seguida, questionou a turma sobre quais fatores melhor explicariam essas variações de horário, ao que obteve as seguintes respostas:

                          JOSÉ – “Um fator fundamental foi a latitude. Nessa data no Hemisfério Sul, mantida a mesma longitude, o sol tende a nascer mais cedo nas regiões de menor latitude”.

                          MARIA – “Para mim o que é determinante é a estação do ano! Se estivéssemos no mês de dezembro, por exemplo, esses horários seriam outros!”.

                          ANA – “Não podemos esquecer a longitude. De forma geral, no Brasil, as cidades situadas mais a leste tendem a ver o nascer do sol primeiro”.

                          BRUNO – “Para mim, a altitude teve um papel fundamental. Não à toa, das cidades citadas, Recife possui a menor altitude; e Brasília, a maior”.

                          Pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por

                          Alternativas

                             

                              1. José e Maria.

                              1. Ana e Bruno.

                              1. José e Ana.

                              1. José, Maria e Ana.

                              1. Maria, Ana e Bruno. 

                            1-D        2-B        3-C       4-C       5-D       6-B        7-A         8-C       9-C       10-D    11-E      12-E     13-E      14-D     15-D

                            plugins premium WordPress