Início » Banco de questões de geografia
Banco de questões de geografia
1)(Enem-2023) A cordilheira do Himalaia tem mais de 50 milhões de anos, sendo classificada como a maior cordilheira do planeta. Originário da língua sânscrito, comum na região, seu nome quer dizer “morada da neve”. É possível encontrar nessa cordilheira as quinze maiores montanhas do mundo. Ao todo, existem mais de cem picos, que contam com altitudes bem maiores que 7 000 m. O Everest, considerado o ponto mais alto da Terra, tem nada menos que 8 848 m de altitude, e continua crescendo, aproximadamente, 0,8 mm a cada ano.Disponível em: https://meioambiente.culturamix.com. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).
Qual dinâmica natural é responsável pelo fenômeno apresentado? (Fácil)
- a) Derrame de lava vulcânica.
- b) Encontro de placas tectônicas.
- c) Ação do intemperismo químico.
- d) Sedimentação de erosão eólica.
- e) Derretimento de geleiras glaciais.
2)(UFRGS-RS-2010) A figura a seguir representa processos associados à Tectônica de Placas

Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.
- a) Orogenia – subducção – movimentos convectivos
- b) Orogenia – erosão – subducção
- c) Dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos
- d) Erosão – subducção – dobramentos modernos
- e) Dobramentos modernos – erosão – subducção
3)(Enem–2019)

A divisão política do mundo como apresentada na imagem seria possível caso o planeta fosse marcado pela estabilidade do(a) (Fácil)
- a) ciclo hidrológico.
- b) processo erosivo.
- c) estrutura geológica.
- d) índice pluviométrico.
- e) pressão atmosférica.
4)(Enem-2014)

A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica está associada ao(à)
- a) separação da Pangeia a partir do período Permiano.
- b) deslocamento de fraturas no período Triássico.
- c) afastamento da Europa no período Jurássico.
- d) formação do Atlântico Sul no período Cretáceo.
- e) constituição de orogêneses no período Quaternário.
5)(Enem-2012) De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico. ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2012. O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de
- a) alívio da tensão geológica.
- b) desgaste da erosão superficial.
- c) atuação do intemperismo químico.
- d) formação de aquíferos profundos.
- e) acúmulo de depósitos sedimentares.
6)(PUC-PR) O próximo terremoto

Cientistas não conseguem prever quando a Terra tremerá novamente; mas eles sabem quais regiões são especialmente ameaçadas – e ali podem ser tomadas algumas medidas de precaução. Em Tóquio, as crianças aprendem, na escola, através de um simulador de terremotos móvel, onde podem se proteger estando dentro de casa, por exemplo, embaixo de uma mesa. O ano de 2010 foi particularmente marcante quanto à ocorrência de terremotos. Considerando-se seus impactos econômicos e humanos, podemos concluir que as medidas apresentadas no fragmento de texto têm como objetivo
- a) realizar a previsão dos terremotos com dias de antecedência.
- b) reduzir os impactos e danos provocados pelos terremotos.
- c) anular a ocorrência de terremotos em países como o Japão.
- d) intensificar a utilização e disponibilização de equipes de resgate.
- e) promover simulações mesmo em áreas não afetadas por tremores.
7)(UFES-2012)

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é formado por dados sobre esperança de vida ao nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida. Varia de 0 a 1. Explique
A) a semelhança na causa da ocorrência de terremotos, nos dois países. (Fácil)
B) a diferença no impacto social em consequência dos terremotos, entre os dois países, considerando suas situações socioeconômicas.
8)(FUVEST-2015) Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica.

Avalie as seguintes afirmações:
- I – Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro.
- II – A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.
- III – Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos.
- IV – formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.
Está correto o que se afirma em
- a) I, II e III, apenas.
- b) I, II e IV, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
9)(UFRGS-RS) Na figura a seguir, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção, de grande aceitação ao longo da história das ciências da Terra, diz: “[…] considerando-se a crosta terrestre formada por blocos de mesma densidade e admitindo-se como correta a hipótese de que no manto existe uma zona de material viscoso em estado de fusão, quanto mais alto for o bloco continental, maior será sua raiz subterrânea mergulhada no manto.” (Difícil)

O nome atribuído ao fenômeno descrito através da explicação e da figura apresentada anteriormente é
- a) equilíbrio isoclinal.
- b) equilíbrio isostático.
- c) equilíbrio isométrico.
- d) equilíbrio isomagmático.
- e) equilíbrio isoterrâneo.
10)(UEMA-2015) Em novembro de 2013, ocorreram erupções vulcânicas ao redor do mundo. Foram mais de seis erupções em seis países diferentes que se concentraram, sobretudo, no dia 20. Essas erupções aconteceram em: Nishinoshima (Japão), Colima (México), Fuego (Guatemala), Sinabung (Indonésia), Etna (Itália), Yasur (Vanuatu). Fonte: MACLSAAC, Tara. Seis erupções ocorreram ontem em cinco países. Epoch Times.
As áreas atingidas pelas erupções vulcânicas citadas no texto encontram-se na região denominada Círculo de Fogo que, por sua vez, está relacionado à existência das placas tectônicas. A explicação para a ocorrência dessas erupções é o movimento das placas que cria
- a) faixa de instabilidade tectônica.
- b) falhamentos no centro das placas oceânicas.
- c) subducção no interior da placa continental asiática.
- d) atividade vulcânica no interior das placas continentais.
- e) expansão das placas tectônicas pela força de intemperismo.
11)(UCS-RS-2015) Observe o mapa a seguir.

Assinale a alternativa que melhor explicita a relação entre as placas tectônicas.
a) As placas tectônicas deslizam sobre o núcleo externo, formado por um material quente e líquido, que é integrante do manto inferior, cuja movimentação se dá em virtude do calor que emana de dentro da Terra, formando as células de reflexão, transferindo energia e massa: o material aquecido afunda e o resfriado ascende.
b) Os possíveis encontros de placas, presentes nos limites convergentes, são de três tipos: encontro de placas oceânica e continental, em que a placa mais densa – a continental – mergulha sobre a menos densa – a placa oceânica; entre placas oceânica e oceânica, cujo resultado consiste em uma compressão e dobramento das rochas, originando as cadeias de montanhas; e entre placas continental e continental, em que os fenômenos geológicos que se constituem podem ser subducção, sismos e vulcanismo.
c) Os limites de placas tectônicas são três: divergentes ou destrutivos, em que o mais comum é a ocorrência do afastamento de fossas e destruição de vulcões; convergentes ou construtivos, que são resultantes do choque das placas; e degenerativos ou transformantes, em que as placas se afastam uma em relação à outra, sem que haja fusão ou geração de crosta.
d) Os limites entre as placas tectônicas constituem áreas de intensas atividades geológicas, suscetíveis à ocorrência de vulcões, como o Kilauea no Havaí; terremotos, como os que acometem os Andes e formação de cordilheiras, como a do Himalaia.
e) Os dois tipos de movimentos existentes e divergentes entre placas, ou seja, entre placas oceânica e continental, que geram o afundamento dos oceanos, geração de sismos e vulcanismo intrusivo e, entre continental e oceânica, constituem um sistema de sismos, cujos fenômenos geológicos que ocorrem com o dobramento dos continentes geram vulcanismo.
12)(UFV-MG) A figura a seguir representa as placas tectônicas e mostra a distribuição de vulcões ativos na Terra. Analise-a e responda às questões que se seguem:

a) Qual é a relação que existe entre a ocorrência de vulcões e as placas tectônicas?_____________________
b) O território brasileiro está situado em qual placa tectônica?__________________________________
c) Por que o Brasil não é afetado por vulcões e terremotos de grande magnitude?______________________
13)(PUCPR) Observe, no mapa, as margens do Mar Vermelho, a costa nordeste da África e a costa arábica. Essa observação nos permite deduzir que as terras continentais racharam, se abriram e se afastaram, deslocando-se em direções opostas e possibilitando a formação e a expansão do mar.

A respeito da movimentação das placas da litosfera, assinale a alternativa correta. (Fácil)
- a) As cordilheiras mesoceânicas ou dorsais se formam sobre os locais de colisão entre placas tectônicas de diferentes densidades.
- b) A movimentação das placas que se afastam nas margens opostas de um mar, como no caso do Mar Vermelho, está relacionada com a dinâmica das correntes marinhas na região.
- c) A área mais estável de uma placa tectônica é o seu centro, como no caso da localização do Brasil, distante das duas bordas das placas, por isso mesmo livre de grandes terremotos e de atividade vulcânica na atualidade.
- d) As fossas oceânicas e seu mundo abissal, desprovido de luz e com raras formas de vida, marcam os locais onde a nova crosta é gerada a partir da emissão do magma e da expansão do assoalho marinho e o consequente afastamento dos continentes.
- e) Desde há muitos milhões de anos, a região dos grandes lagos na África Oriental constitui uma região de grande estabilidade tectônica, não existindo nela vulcanismo ou qualquer outra movimentação da crosta.
14)(EBMSP-BA–2019) A vida existe no Planeta Terra há mais de 3,5 bilhões de anos. Umas poucas ligações primitivas deram origem a organismos superiores. A natureza produziu uma complexa rede de relações e uma multiplicidade de animais, plantas e fungos. A história da evolução é uma epopeia de adaptação, extinção e reinvenção. Fonte: GILGES, Susanne; HARF, Rainer; LAAKER, Torsten. A explosão das espécies. GEOBRASIL. São Paulo: Escala, n. 19, p. 23. Considerando-se as in formações do texto e os conhecimentos sobre o planeta Terra e sua evolução, pode-se afirmar que, no período terciário,
- a) ocorreram grandes dobramentos na crosta terrestre, resultando na formação das cordilheiras do Himalaia e dos Andes.
- b) os mamíferos de sangue quente desapareceram e as aves proliferaram.
- c) surgiram os dinossauros com estrutura física dinâmica, as coníferas e os répteis voadores.
- d) as diversas placas tectônicas se separaram em função da ocorrência de intensos processos exógenos.
- e) os continentes passaram a ser povoados pelo homem, e a agricultura começou a ser praticada.
15)(Enem-2022) As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão. PRESS, F. et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).
A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de
- a) solos vulcânicos.
- b) dorsais oceânicas.
- c) relevos escarpados.
- d) superfícies lateríticas.
- e) dobramentos modernos.
16)(Enem-2022)

O mapa espacializa um recurso natural com alto potencial para ocorrência de: (Média)
- a) Abalos sísmicos periódicos.
- b) Jazidas de minerais metálicos.
- c) Reservas de combustíveis fósseis.
- d) Aquíferos sedimentares profundos.
- e) Estruturas geológicas metamórficas.
17)(Unesp-2017)

A estratificação observada na imagem constitui uma feição comum em rochas de origem; (Difícil)
- a) extrusiva.
- b) sedimentar.
- c) intrusiva.
- d) metamórfica.
- e) ígnea.
18)(Unesp-2013)As rochas, que podem ser divididas em três grandes grupos, estão em constante transformação, passando de um tipo a outro, em virtude das dinâmicas interna e externa da Terra. O chamado “Ciclo das Rochas” ilustra as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. (Wilson Teixeira et al. (orgs.). Decifrando a Terra, 2009. Adaptado.) Analise a imagem para responder as questões 18 e 19.

Considerando os processos físico-químicos envolvidos nas transformações das rochas, é correto afirmar que na passagem das rochas Y para rochas Z ocorre; (Difícil)
- a) litificação.
- b) lixiviação.
- c) meteorização.
- d) solidificação.
- e) metamorfização.
19)(Unesp-2013) A partir do exame da figura, é correto afirmar que as letras X, Y e Z correspondem, respectivamente, a (Difícil)
- a) metamórficas, sedimentares e ígneas.
- b) metamórficas, ígneas e sedimentares.
- c) sedimentares, metamórficas e ígneas.
- d) sedimentares, ígneas e metamórficas.
- e) ígneas, sedimentares e metamórficas.
20)(Unesp-2012) As margens continentais são uma das diversas macroformas do relevo submarino. Elas margeiam os continentes apresentando, conforme o continente, características físicas diferentes, como extensão e profundidade. Analise as figuras, que correspondem aos diferentes tipos de margem continental presentes no planeta. (Difícil)

É possível afirmar que as figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às margens continentais do tipo: (Difícil)
- a) Atlântico, pacífico cordilheriano e pacífico insular.
- b) Atlântico, pacífico insular e pacífico cordilheriano.
- c) Pacífico insular, atlântico e pacífico cordilheriano.
- d) Pacífico insular, pacífico cordilheriano e atlântico.
- e) Pacífico cordilheriano, atlântico e pacífico insular.
21)(Unesp-2010) Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região. (Difícil)

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos. A descrição refere-se;
- a) à Depressão Sertaneja e Sanfranciscana na região nordestina, no estado da Bahia, da caatinga da bacia hidrográfica do rio São Francisco, de clima nordestino – semiárido.
- b) ao Planalto Arenítico-Basáltico na região Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetação de campos, da bacia hidrográfica do rio Paraná, de clima de altitude – tropical de altitude.
- c) ao Planalto das Guianas na região Nordeste, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bacias secundárias, de clima equatorial.
- d) ao Planalto Atlântico na região Sudeste, da mata atlântica, da bacia hidrográfica do rio Paraná e bacias secundárias, de clima árido.
- e) ao Planalto Central Brasileiro na região Norte, da bacia hidrográfica do rio Tocantins, da vegetação de campos, de clima de altitude – tropical de altitude.
22)(Unesp-2011) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.
- a) Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.
- b) Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.
- c) A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.
- d) É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.
Os termos e as afirmações estão corretamente associados em; (Difícil)
- a) 1d, 2b, 3a, 4c.
- b) 1b, 2a, 3c, 4d.
- c) 1c, 2d, 3b, 4a.
- d) 1a, 2c, 3d, 4b.
- e) 1d, 2b, 3c, 4a.
23)(Unesp-2011) O Brasil tem encontro marcado com a tragédia todos os anos na estação chuvosa e não há força terrestre que faça com que as autoridades e as pessoas se preparem para isso. Neste ano, o encontro foi na antes paradisíaca região serrana do Rio de Janeiro. Todos os anos, a natureza demonstra com fúria que as conquistas da civilização em muitas áreas são plantinhas frágeis que podem ser arrancadas pelas enchentes e pelos deslizamentos das encostas. (Veja, 19.01.2011. Adaptado.)
O texto relaciona-se ao problema da destruição da paisagem no Sudeste, frequente em regiões com domínio de: (Fácil)
- a) mar de morros.
- b) cuestas carbonáticas.
- c) inselbergs semiáridos.
- d) chapadas cristalinas.
- e) coxilhas subtropicais.
1-B 2-A 3-C 4-D 5-A 6-B 7-ABERTA 8-A 9-B 10-A 11-D 12-ABERTA 13-C 14-A 15-A 16-B 17-B 18-D 19-C 20-A 21-A 22-E 23-A
8) Resposta
a) Ambos os países citados situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.
b) O Japão apresenta nível de desenvolvimento socioeconômico alto e possui mecanismos de prevenção e minimização de danos causados pela instabilidade geológica na qual seu país ocupa. Já Haiti, é um país subdesenvolvido, com elevados índices de pobreza e por isso, sem condições de investir em prevenção e minimização dos efeitos de catástrofes naturais. Isso explica porque as diferenças numéricas entre as vítimas nesses países.
12) Respostas
a) Os vulcões estão diretamente ligados às placas tectônicas, pois a atividade vulcânica ocorre principalmente nas bordas das placas, onde há convergência, divergência ou deslizamento lateral das mesmas.
b) Placa Sul-americana.
c) O Brasil encontra-se no centro da placa tectônica, onde ocorre certa estabilidade geológica e a presença de terrenos mais antigos.
1)(Unesp-2017) Efeitos do fenômeno climático em dezembro, janeiro e fevereiro

O mapa apresenta os efeitos do fenômeno climático de interação atmosfera-oceano denominado
- a) El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas proximidades do equador.
- b) alísios de Nordeste, caracterizado pela atuação em escala local e em curto período de tempo sobre as águas do Oceano Pacífico.
- c) La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico na costa peruana.
- d)Zona de Convergência Intertropical, caracterizado pela formação de núcleos de aumento nas temperaturas superficiais do Oceano Pacífico.
- e) Zona de Convergência do Atlântico Sul, caracterizado pela diminuição da temperatura e da umidade no equador.
2)(Enem-2023) Simulação de mudança da temperatura média anual em relação ao período pré-industrial em três cenários de aquecimento global (Difícil)
Qual medida é capaz de minimizar as mudanças apresentadas nas simulações?
- a) Expandir o transporte marítimo.
- b) Incentivar os fluxos migratórios.
- c) Monitorar as atividades vulcânicas.
- d) Controlar as emissões de carbono.
- e) Priorizar a utilização de termoelétricas.
3) (Enem-2012) Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.ROSS, J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).
Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o El Niño que consiste
- a) na mudança da dinâmica da altitude e da temperatura.
- b) nas temperaturas suavizadas pela proximidade com o mar.
- c) na modificação da ação da temperatura em relação à latitude.
- d) no aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que altera o clima.
- e) na interferência de fatores como pressão e ação dos ventos do Oceano Atlântico.
4)(FGV-2014) Analise o mapa que representa uma anomalia climática

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica climática mundial, pode-se concluir que se trata
- a) a presença de La Niña no oceano Pacífico.
- b) de mudanças provocadas pelo aquecimento global.
- c) da ocorrência de furacões no oeste do continente americano.
- d) do fenómeno El Niño e suas consequências.
- e) de alterações na circulação dos ventos alísios.
5)(Enem-2022)

A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por
- a) inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas.
- b) formação de baixa pressão na linha do Equador.
- c) expansão de brisas geladas em áreas ciclonais.
- d) movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul.
- e) ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais.
6)(Enem-2017) O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo. SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.
O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a)
- a) redirecionamento dos ventos alísios.
- b) redução do volume dos rios voadores.
- c) deslocamento das massas de ar polares.
- d) retenção da umidade na Cordilheira dos Andes.
- e) alteração no gradiente de pressão entre as áreas.
7) (Unesp-2017) Os chamados rios voadores são correntes de ar carregadas de vapor de água. A imagem representa a dinâmica desses rios em parte da América do Sul, sobretudo no Brasil.

Considerando a imagem e o fenômeno dos rios voadores, é correto afirmar que:
- a) em 2, verifica-se o fornecimento de umidade às massas de ar pela evaporação da água do oceano.
- b) em 4, verifica-se a evapotranspiração na Amazônia que absorve a umidade dos ventos que a percorrem.
- c) em 1, verifica-se a precipitação que participa da formação dos rios voadores que correm pela Bacia do Amazonas.
- d) em 3, verifica-se a barreira geográfica dos Andes que redireciona os ventos para o centro do continente.
- e) em 5, verifica-se a chegada das massas de ar ao extremo sul do Brasil e seu redirecionamento ao Paraguai e à Argentina.
8)(Enem-2019)

No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:
- a) Existência de superfícies de intensa refletividade.
- b) Preponderância de altas pressões atmosféricas.
- c) Influência de umidade das áreas florestais.
- d) Predomínio de correntes marinhas frias.
- e) Ausência de massas de ar continentais.
9)(EsPCEx-2022) Com um clima de predominância úmida, o Brasil possui uma extensa e densa rede hidrográfica. Os rios são usados para diversos fins, como: irrigação, lazer, consumo humano e transporte fluvial. Sobre a hidrografia do Brasil, pode-se afirmar que:
I – Predominam os rios de planície, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice pluviométrico.
II – Os rios perenes predominam no Brasil, e rios de regimes intermitentes encontram-se em locais de clima semiárido.
III – Os rios da Região Norte, como o Amazonas, o Madeira e o Tapajós, são de grande importância no transporte fluvial. I
IV – Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial. Das afirmações acima, estão corretas apenas
- a) I, II e III.
- b) II, III e IV.
- c) I e II.
- d) I e III.
- e) II e III.
10)(EsPCEx-2022) Tempo e clima não possuem o mesmo significado e por vezes, são usados de forma errônea. O tempo corresponde ao estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a variável do tempo, de pelo menos 30 anos. Cada região possui um clima próprio que é influenciado pelos fatores climáticos que determinarão as características de cada clima.
Analise o mapa de tipos climáticos e os climogramas a seguir.

- a) I, VI, IV e V.
- b) II, VI, V, IV.
- c) III, V, VI, IV.
- d) I, III, V, IV.
- e) I, VI, V e IV
11)(EsPCex-2017) Na Serra do Mar, na região Sudeste do Brasil, durante o verão, ocorrem deslizamentos de terra, causando prejuízos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, são desencadeados por intensas chuvas __________________, que decorrem do movimento ascensional forçado da umidade oceânica, oriunda da massa de ar _______________, pelas escarpas litorâneas. Ao atingir elevadas altitudes, essa massa de ar perde temperatura, provocando condensação do vapor e consequente precipitação.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas acima:
- a) orográficas – Tropical atlântica
- b) frontais – Polar atlântica
- c) convectivas – Equatorial atlântica
- d) orográficas – Polar atlântica
- e) frontais – Tropical atlântica
12)(EsPCEx) Observe os climogramas a seguir:

Considerando as características climáticas evidenciadas em cada climograma, podemos afirmar que
I- o climograma 1 refere-se a uma cidade situada no hemisfério Sul.
II-a amplitude térmica registrada no climograma 2 é maior que a registrada no climograma 1.
III-o verão é mais chuvoso do que o inverno nos dois climogramas.
IV-o climograma 1 refere-se a uma cidade com características de clima tropical típico e o climograma 2 a uma cidade de clima tropical litorâneo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I e II
- b) I e III
- c) I e IV
- d) II e III
- e) II e IV
13)(EsPCex-2017) “Desenvolvimento sustentável refere-se a um modelo de desenvolvimento econômico que busca conciliar o crescimento da economia com a conservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida da população mundial, sobretudo da parcela mais pobre.” Terra, L.; Araújo, R. – Geografia: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2015, p. 411.
Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a principal ameaça ao ambiente global é o (a)
- a) acelerado crescimento da população dos países mais pobres, elevando substancialmente o consumo dos recursos naturais e a emissão de gás de efeito estufa.
- b) distribuição desigual dos recursos naturais entre as diferentes regiões do globo, acarretando o uso espoliativo desses recursos, principalmente por parte das nações mais carentes.
- c) disseminação dos padrões de produção e consumo vigentes, sobretudo nos países mais ricos, os quais acarretam, por exemplo, elevado consumo de recursos naturais e grande poluição do ar e dos recursos hídricos.
- d) recusa dos países desenvolvidos e emergentes em realizar investimentos em matrizes energéticas renováveis em virtude da baixa relação custo-benefício para o desenvolvimento econômico e tecnológico de seus países.
- e) ausência de um consenso entre os membros da comunidade científica mundial, cerca das verdadeiras causas do aquecimento global, as quais oscilam entre causas naturais e causas relacionadas à ação humana no meio ambiente.
14)(EsPCEx-2019) A figura abaixo é uma representação dos principais climas que atuam no Brasil. Considere os seguintes climogramas. Eles representam as médias anuais de temperatura e pluviosidade de três cidades brasileiras entre os anos de 1961-1990.
Adaptado de ROSS, Jurandiy L. S. (Org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: edusp, 2011. p. 107.

Considerando as características climáticas brasileiras, pode-se afirmar que:
- a) O climograma X é representativo do clima I (Tropical de Altitude) e pode representar a cidade de Boa Vista.
- b) O climograma Y é representativo do clima III (Semiárido) e pode representar a cidade de Petrolina.
- c) O climograma Z é representativo do clima VI (Subtropical) e pode representar a cidade de Porto Alegre.
- d) O climograma X é representativo do clima IV (Tropical ) e pode representar a cidade de Goiânia.
- e) O climograma Y é representativo do clima II (Equatorial Úmido) e pode representar a cidade de Manaus.
15)(EsPCEx-2019) É inequívoca a influência do clima sobre as mais variadas atividades humanas, na diferenciação da paisagem e na biogeografia. Analise as afirmativas abaixo:
I – A célula tropical (também chamada célula de Hadley) é responsável pela transferência de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alísios e os contra-alísios.
II – O El Niño é uma anomalia climática com desdobramentos globais. Na costa ocidental da América do Sul, o fenômeno provoca a elevação da temperatura da água do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano.
III – No Sul e Sudeste da Ásia, a agricultura tradicional é muito influenciada pelo regime das monções, cujo mecanismo básico de alternância de centros de pressão é semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas a duração e as respectivas escalas de abrangência.
IV – O clima mediterrâneo, típico do sul da Europa, das extremidades norte e sul da África, de parte do litoral chileno e californiano e da porção meridional da Austrália, apresenta duas estações bem distintas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) II e IV
- e) III e IV
16)(EsPCEx-2023) “Após três anos de influência no clima global, chegou ao fim em fevereiro o fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, a La Niña. De acordo com o Climatempo, o fenômeno terminou no mês passado, mas seus efeitos ainda podem ser sentidos no início de abril”. (CNN 20/03/2023). (Fonte: CNN Brasil. Disponível em<https://www.cnnbrasil. com.br/nacional/entenda-como-o-fenomeno-do-ei-nino-podera-afetar-o-clima-com-a-chegada-do-outono/>Acesso em: 22 mar 2023).
Sobre os fenômenos do El Niño e La Niña, pode-se afirmar que:
I – O EI Niño é um fenômeno climático natural, localizado no Pacífico Sul, que ocorre em escala local e que se manifesta em intervalos variados de tempo.
II – O El Niño é o resultado de um aquecimento de 3 ºC a 7 ºC acima da média das águas do Oceano Pacífico nas proximidades da linha do equador.
III – Em função do El Niño, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semi-árido nordestino e extremo norte do país.
IV – A La Niña provoca um resfriamento das águas superficiais do Pacífico na costa peruana, o que também altera as zonas de alta e baixa pressão, provocando mudanças nas direções dos ventos e das massas de ar.
V – A La Niña e o El Niño são fenômenos cujo monitoramento não pode ser previsto, em função das causas que determinam o aparecimento desses dois fenômenos serem desconhecidas.
Das afirmações acima, estão corretas:
- a) II, III e IV.
- b) I, lll e IV.
- c) I, II e V.
- d) I e IV.
- e) Il e V.
17)(EsPCEx-2019) É inequívoca a influência do clima sobre as mais variadas atividades humanas, na diferenciação da paisagem e na biogeografia. Analise as afirmativas abaixo:
I – A célula tropical (também chamada célula de Hadley) é responsável pela transferência de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alísios e os contra-alísios.
II – O El Niño é uma anomalia climática com desdobramentos globais. Na costa ocidental da América do Sul, o fenômeno provoca a elevação da temperatura da água do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano.
III – No Sul e Sudeste da Ásia, a agricultura tradicional é muito influenciada pelo regime das monções, cujo mecanismo básico de alternância de centros de pressão é semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas a duração e as respectivas escalas de abrangência.
IV – O clima mediterrâneo, típico do sul da Europa, das extremidades norte e sul da África, de parte do litoral chileno e californiano e da porção meridional da Austrália, apresenta duas estações bem distintas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) II e IV
- e) III e IV
TEXTO I
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.
TEXTO II
Dinâmicas atmosféricas no Brasil
Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A ” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.
1-A 2-E 3-D 4-D 5-B 6-B 7-D 8-C 9-E 10-E 11-A 12-A 13-C 14-C 15-B 16-A 17-B
1) (Enem–2017) Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função. HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades.
O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação: (Fácil)
- a) tropófila e clima Tropical.
- b) xerófila e clima Semiárido.
- c) hidrófila e clima Equatorial.
- d) aciculifoliada e clima Subtropical.
- e) semidecídua e clima Tropical Úmido.
2)(Enem-2011) A aceleração da taxa de extinção de espécies é um grave e irreversível problema global causado pelos danos às reservas florestais. As previsões das taxas de extinção variam enormemente e, segundo alguns autores, poderão variar entre 20% e 50% de todas as espécies existentes até o final do século, essencialmente, pela destruição do hábitat nos trópicos. AS RESERVAS Florestais pedem Socorro. Revista Geografia, ed. 30, abr. 2010 (Adaptação).
As taxas atuais de extinção nos países desenvolvidos são baixas em comparação com as das florestas tropicais e isso se deve à (Fácil)
- a) exploração sustentável da enorme diversidade natural existente nesses países.
- b) introdução de modernas tecnologias capazes de conter o avanço do desmatamento.
- c) degradação já causada anteriormente por pressões advindas do processo de industrialização.
- d) conservação de superfícies significativas de ecossistemas pouco alterados pela ação antrópica.
- e) incorporação dos recursos florestais à riqueza nacional desses países, favorecendo o extrativismo.
3)(Enem-2015) Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas. As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois (Média)
- a) colaboram para a formação de vegetação xerófila.
- b) formam os leques aluviais nas planícies das bacias.
- c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
- d) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
- e) constituem um sistema represador da água na chapada.
4)(Enem-2011) A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado. AB’SABER, A. Amazônia: do discurso a práxis. São Paulo: Edusp, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: (Fácil)
- a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
- b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
- c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
- d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
- e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
5)(Enem-2015)

No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica (Média)
- a) desertificação das áreas afetadas.
- b) poluição dos rios temporários.
- c) queimadas dos remanescentes vegetais.
- d) desmatamento das matas ciliares.
- e) contaminação das águas subterrâneas.
6)(FUVEST-SP) Analisando, de forma esquemática, a relação entre temperatura e precipitação anual, em um corte do Polo Norte ao Equador, os domínios vegetais predominantes nas regiões 1, 2, 3 e 4 são: (Difícil)

- a) Tundra 1, Floresta Temperada 2, Cerrado 3, Deserto 4
- b) Taiga 1, Tundra 2, Savana 3, Deserto 4
- c) Tundra 1, Taiga 2, Deserto 3, Savana 4
- d) Taiga 1, Floresta Temperada 2, Deserto 3, Savana 4
- e) Taiga 1, Tundra 2, Savana 3, Cerrado 4
7)(Unesp–2017) A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país. SILVA, José M. C. et al. Conservação da Mata Atlântica brasileira. In: CABRAL, Diogo C.; BUSTAMANTE, Ana G. (Orgs.). Metamorfoses florestais, 2016 (Adaptação).
Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada (Fácil)
- a) a produção de oxigênio e a purificação do ar.
- b) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.
- c) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.
- d) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.
- e) a regulação do clima e o tratamento da água.
8)(FUVEST-SP) Domínio sujeito a climas tropicais úmidos, com forte decomposição das rochas cristalinas e submetido atualmente a um conjunto expressivo de processos erosivos, desencadeados ou acelerados pelas atividades humanas. Corresponde, no mapa, ao setor identificado pelo número: (Média)

- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- e) 5
9) As áreas delimitadas no gráfico, identificadas pelos números de 1 a 5, representam grandes formações vegetais do mundo. Assinale a alternativa em que as áreas 1, 2, 3, 4 e 5 representam, respectivamente, (Difícil)

- a) Estepe – Tundra – Savana – Floresta Tropical – Floresta temperada.
- b) Tundra – Floresta Tropical – Floresta Temperada – Estepe – Savana.
- c) Tundra – Savana – Floresta Temperada – Floresta Tropical – Estepe.
- d) Tundra – Floresta Temperada – Floresta Tropical – Savana – Estepe.
- e) Tundra – Floresta Temperada – Floresta Tropical – Estepe – Savana.
10) (Fuvest-2014) Neste bioma, a vegetação nativa apresenta-se intercalada por extensas monoculturas de soja e de arroz. Em alguns lugares, a vegetação campestre original tem sido substituída por vegetação florestal, formada por árvores de eucaliptos. Em vários locais, observa-se a expansão de grandes areais, em que os solos arenosos ficam expostos e suscetíveis a uma intensa erosão. Este é o bioma brasileiro menos protegido por Unidades de Conservação, embora esteja entre aqueles que mais perderam vegetação nativa nas últimas três décadas. A descrição da paisagem impactada por ações humanas refere-se ao bioma
a) Caatinga.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Pampas.
e) Pantanal.
1-A 2-C 3-E 4-B 5-A 6-C 7-A 8-B 9-C 10-D
1)(Enem-2022) Possível trajeto do voo MH370 da Malaysia Airlines antes da queda, em 2014

Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é: (Média)
- a) 1 : 12 500.
- b) 1 : 125 000.
- c) 1 : 1 250 000.
- d) 1 : 12 500 000.
- e) 1 : 125 000 000.
2)(UFMG-1997) Encarte é um recurso cartográfico que permite complementar a informação representada na imagem principal, à qual se encontra associado. Analise as figuras nos quais são apresentadas as imagens A, B e C.

Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre as imagens apresentadas em A, B e C, exceto (Média)
- a) A imagem apresentada em A mostra a posição geográfica continental e nacional da área cartografada em C.
- b) A imagem apresentada em B mostra a posição geográfica regional da área cartografada em C.
- c) A imagem apresentada em C mostra os aspectos geográficos da área cartografada, enunciados no título da figura.
- d) As imagens A, B e C, dadas suas funções, foram construídas em escalas decrescentes
3)(CUSC-SP–2019) Nas últimas décadas, o avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades de realização do geoprocessamento. Uma das tecnologias em destaque nessa área é o sensoriamento remoto, caracterizado por (Fácil)
- a) um conjunto de hardware e software especializado em adquirir, armazenar, processar e representar informações espaciais.
- b) um sistema de satélites capaz de determinar com precisão a latitude e a longitude de qualquer lugar da Terra.
- c) um processo de automação para levantamento de cotas de altitudes de terrenos, possibilitando sua modelagem em 3D.
- d) uma rede de captação de dados em locais de interesse geográfico, como Unidades de Conservação e estações meteorológicas.
- e) um grupo de técnicas que permite obter imagens e outros tipos de dados, por meio da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície
4)(Enem-2014) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do Sol. SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996. A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra? (Fácil)
- a) Achatamento de suas regiões polares.
- b) Movimento em torno de seu próprio eixo.
- c) Arredondamento de sua forma geométrica.
- d) Variação periódica de sua distância do Sol.
- e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.
5)(Enem-2000) “Casa que não entra Sol, entra médico.” Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do Sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais (Média)
- a) norte / sul.
- b) sul / norte.
- c) leste / oeste.
- d) oeste / leste.
- e) oeste / oeste.
6)(Enem-2005) Leia o texto a seguir: O jardim de caminhos que se bifurcam […] Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p. 96 (Adaptação).
Quanto à cena descrita, considere que I. o Sol nasce à direita dos meninos. II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa. Conclui-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos (Média)
- a) oeste, sul e leste.
- b) leste, sul e oeste.
- c) oeste, norte e leste.
- d) leste, norte e oeste.
- e) leste, norte e sul.
7)(CUSC-SP–2019) No início de janeiro, um médico começa na cidade de São Paulo, no horário local de 09h, uma reunião via internet com pesquisadores localizados em uma faculdade europeia. Nela, o horário registrado é 12h. Considerando que no momento da reunião vigora o horário de verão no Brasil, a cidade dos pesquisadores na Europa está localizada no fuso de meridiano central (Média)
- a) 15º Norte.
- b) 15º Leste.
- c) 30º Leste.
- d) 45º Oeste.
- e) 90º Oeste
8)(UEL-PR) Sobre a obtenção e interpretação de imagens, é correto afirmar: (Média)
- a) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto, destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância.
- b) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos.
- c) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.
- d) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação.
- e) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passíveis de reconhecimento.
9)(Unicamp-2016) A imagem a seguir corresponde a um fragmento de uma carta topográfica em escala 1 : 50 000. Considere que a distância entre A e B é de 3,5 cm.

A partir dessas informações, é correto afirmar que: (Difícil)
- a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 17 500 metros.
- b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margem direita a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1 750 quilômetros.
- c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1 750 metros.
- d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 175 metros.
10)(Unicamp-2013) Escala, em Cartografia, é a relação matemática entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa. Assim, em um mapa de escala 1:50 000, uma cidade que tem 4,5 km de extensão entre seus extremos será representada com (Fácil)
- a) 9 cm.
- b) 90 cm.
- c) 225 mm.
- d) 11 mm.
11)(PUC-RS) Considere o gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.

O ponto antípoda de B é (Difícil)
- a) 3° de latitude norte e 2° de longitude oeste.
- b) 87° de latitude sul e 2° de longitude oeste.
- c) 3° de latitude norte e 178° de longitude oeste.
- d) 2° de latitude sul e 177° de longitude leste.
- e) 3° de latitude sul e 4° de longitude leste.
12)(UFJF-MG-2015) Leia a tabela a seguir. Ela apresenta as horas de luz solar em algumas latitudes do Hemisfério Sul.

Essa variação na duração das horas de luz solar, no Hemisfério Sul, ocorre em função (Fácil)
- a) da excentricidade da Terra.
- b) da precessão dos equinócios.
- c) do clima equatorial da Terra.
- d) do eixo inclinado da Terra.
- e) do solstício de verão.
13)(UFPR-2006) Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, Trópicos de Câncer e de Capricórnio e Círculos Polares Ártico e Antártico, é correto afirmar: (Média)
- a) Os Círculos Polar Ártico e Polar Antártico têm sua delimitação estabelecida pelos períodos de luz e sombra, que ocorrem devido à conjunção do eixo de inclinação terrestre e do movimento de translação da Terra em torno do Sol.
- b) O estabelecimento dos Trópicos de Câncer e de Capricórnio está relacionado ao movimento diário do Sol em torno da Terra.
- c) O movimento de rotação interfere no estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, bem como dos círculos polares.
- d) Todas essas linhas imaginárias que correspondem à latitude e à longitude têm o mesmo valor relativo em graus porque foram estabelecidas segundo o mesmo princípio físico.
- e) Cada uma dessas linhas divide a Terra em duas partes iguais.
14)(UFU-MG) Observe a figura a seguir. Ela representa a Terra em uma determinada posição em relação ao Sol.

No momento em que a Terra se encontra na posição apresentada, verifica-se que, na cidade brasileira identificada na figura pelo ponto A, é (Fácil)
- a) manhã de um dia de verão.
- b) anoitecer de um dia de inverno.
- c) manhã de um dia de inverno.
- d) entardecer de um dia de primavera.
15)(CEFET-2015) Observe a situação hipotética expressa no quadro a seguir com horários de voos partindo de Belo Horizonte (Brasil), localizada no terceiro fuso horário a oeste de Greenwich, com destino a Roma (Itália), no primeiro fuso a leste.

Considerando-se que a Europa está em horário de verão e que se pretende chegar à cidade de destino antes das 17h, deve-se optar pelo voo (Difícil)
- a) 3217.
- b) 3219.
- c) 3341.
- d) 3344.
16)(UFRGS-2010) Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano-novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano-novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Este fato se deve (Fácil)
- a) à inclinação do eixo terrestre.
- b) ao movimento de rotação terrestre.
- c) ao movimento de translação terrestre.
- d) à maior proximidade do Sol no verão.
- e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.
17)(FUVEST-2002)

A Terra gira sobre ela mesma de oeste para leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora. Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar que (Difícil)
- a) há três horários diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horário até 5° E, o segundo de 5° a 30° E e o terceiro depois de 30° E.
- b) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha imaginária de 50° N.
- c) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
- d) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
- e) há dois horários diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro até Kiev e o segundo até Novosibirsk.
18)(UFRGS-2022) Três internautas (A, B e C) navegam pela rede mundial e visitam a página da BBC de Londres. No momento em que eles acessam a referida página, são 15h (hora local em Londres, 0° Gr.). Sabe-se que o internauta A mora numa cidade a 105° L de Gr., o internauta B a 30° O de A, e o internauta C, a 45° O de Gr. Com base nessas informações, é correto afirmar que as cidades dos internautas A, B e C, no momento em que eles acessam a referida página, têm, como hora local, respectivamente, (Média)
- a) 20h, 18h e 12h.
- b) 20h, 22h e 18h.
- c) 22h, 17h e 12h.
- d) 22h, 20h e 12h.
19)(Enem–2016)

A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a (Média)
- a) redução comparativa das terras setentrionais.
- b) manutenção da proporção real das áreas representadas.
- c) consolidação das técnicas utilizadas nas cartas medievais.
- d) valorização dos continentes recém-descobertos pelas Grandes Navegações.
- e) adoção de um plano em que os paralelos fazem ângulos constantes com os meridianos.
20)(Enem-2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa: (Difícil)
- a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).
- b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).
- c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas).
- d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas).
- e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).
21)(Unicamp-2004) A representação adiante corresponde a uma porção de uma carta topográfica de escala 1:50 000 e a distância entre as curvas de nível é de 20 metros. Baseado na carta, faça o que se pede. (Média)

IBGE. Carta Topográfica, Folha SF. 22-Z-CII-4. Folha Santo Antônio da Platina / PR, escala 1 : 50 000 (Adaptação).
-
- Considerando que a distância entre dois pontos hipotéticos (A e B) na carta é de 3,8 cm, qual a distância real, em quilômetros, entre esses dois pontos?
- Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das águas do rio.
- Qual margem do rio é a mais indicada para culturas temporárias? Justifique.
1-E 2-D 3-E 4-B 5-A 6-A 7-B 8-A 9-C 10-A 11-B 12-D 13-A 14-C 15-C 16-B 17-C 18-D 19-E 20-C 21-ABERTA
respostas
a) 1,9 km (um quilômetro e novecentos metros).
b) O rio apresenta sentido nordeste / sudoeste.
c) A margem direita, pois as curvas estão mais distantes entre si, indicando uma menor declividade que, associada às práticas de manejo e ao tipo de cultura, evita os processos erosivos.