Questões discursivas da Unesp

Biomas

Questões discursivas de Geografia

a) Apresente duas características naturais que foram utilizadas para definir as regiões observadas no mapa.

b) Descreva uma característica natural típica dos mares de morros e cite uma das causas que explicam a degradação desse domínio.

Resposta A

Os domínios morfoclimáticos são definidos com base nas seguintes características naturais: clima, relevo e vegetação.

Resposta B

O domínio dos mares de morros apresenta terrenos cristalinos (rochosos) muito antigos que apresentam um formato arredondado no topo (meias laranjas) em virtude da ação da erosão. A degradação nesse domínio ocorre em função de alguns fatores, tais como: desmatamento, expansão da fronteira agrícola, crescimento de áreas urbanas.

Matriz energética

UNESP

Discursiva

2024

a) Defina matriz elétrica e matriz energética.

b) Considerando o gráfico referente à matriz elétrica brasileira, apresente duas motivações, uma natural e outra histórica, para a fonte de energia de maior percentual.

Resposta A

A matriz elétrica consiste no conjunto de fontes que geram energia elétrica. Já a matriz energética consiste no conjunto de fontes de geram a totalidade de energia. A matriz elétrica é parte da matriz energética.

Resposta B

A fonte de energia de maior percentual na matriz energética brasileira é a hidráulica. Uma característica natural que explique essa situação é o fato do Brasil apresentar uma grande rede hidrográfica com muitos rios de planalto que têm capacidade para a instalação de usinas hidrelétricas. Uma motivação histórica seria a carência de combustíveis fósseis em território nacional até o início da segunda metade do século XX.

Climatologia

UNESP

Discursiva

2018

a) Identifique as pressões atmosféricas nas latitudes 0º e 30º.
b) Explique a dinâmica da ZCIT e indique uma consequência de sua atuação.

Resposta a

A latitude de 0° é a linha do Equador, zona de baixa pressão atmosférica com ar leve e ascendente, que por sua vez, atrai ventos de zonas de alta pressão atmosférica (ar descendente) situadas em zonas de média latitude (por volta de 30°) nos hemisférios norte e sul.

Resposta b

Na ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), o ar é aquecido e a evapotranspiração é intensa. Assim, o ar com baixa pressão é ascendente e muito úmido. Ao ganhar altitude, o ar resfria e ocorre condensação com a formação de grandes nuvens de desenvolvimento vertical denominadas de cúmulo nimbos. Uma das consequências é nos climas equatoriais, são comuns as chuvas de convecção com grande volume de precipitação e com regularidade ao longo do ano, condições favoráveis para o desenvolvimento de florestas equatoriais na Amazônia (América do Sul), Bacia do Congo (África) e Sudeste Asiático.

Conferência de Kyoto

UNESP

Discursiva

2020

A imagem ilustra uma estrutura que atende às diretrizes do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), criado durante
a Conferência de Kyoto, em 1997.

a) Identifique a estrutura esquematizada e cite um dos gases liberados pelo percolado.
b) Apresente a principal meta do MDL e cite outra medida, além da esquematizada, para alcançá-la.

Resposta a

A estrutura esquematizada apresentada representa as etapas de um aterro sanitário. Essas correspondem a uma área onde são depositados, de maneira técnica, os resíduos sólidos produzidos pelas sociedades locais, visando a um processo de decomposição sem grandes interferências na natureza. Entre os gases liberados pelo percolado (chorume) nos aterros, podem ser destacados: metano, gás carbônico, gás sulfídrico, entre outros.

Resposta b

A meta principal do MDL, criado durante a conferência de Kyoto, em 1997, é dar assistência para que os países participantes e aderentes ao protocolo possam reduzir a produção e a emissão de gases que potencializam o efeito estufa e, consequentemente, podem levar ao aquecimento global. Além da instalação de aterros sanitários, pode-se citar outras medidas visando atingir a finalidade do MDL, tais como: a utilização de energia eólica, solar, hidráulica, o reflorestamento de áreas devastadas, entre outras.

Geologia

UNESP

Discursiva

2018

leia o texto

Esse é o nome dado pela Federação Internacional de Montanhistas e Escaladores às montanhas mais altas do mundo, acima de 8.000 de altitude. 

Entre os praticantes do esporte, escalar ao topo de todas as 14 é considerado um marco na carreira. As 14 montanhas estão localizadas na região da cadeia montanhosa do Himalaia, no sul da Ásia.

Ao norte do Paquistão, na fronteira com o território chinês, estão 5 delas. As outras 9 estão na região do norte do Nepal, também na fronteira com a China.

Adaptado de nexojornal.com.br, 09/01/2019.

Explique o processo geológico causador desse conjunto bastante elevado de montanhas nessa parte da Ásia.

Em seguida, indique dois efeitos da altitude elevada sobre as condições atmosféricas.

Resposta

O processo geológico causador do conjunto de montanhas elevadas da Ásia é explicado pelo processo de orogenia, resultante da colisão da placa asiática e indiana formando dobramentos em suas bordas. Dentre os efeitos da altitude elevada sobre as condições atmosféricas, pode-se citar: menor quantidade de gases, menor temperatura e menor umidade do ar.

Desertos e desertificação

UNESP

Discursiva

2018

O mapa abaixo apresenta a espacialização dos desertos no globo terrestre.

a) Aponte uma característica biogeográfica e uma característica climática do domínio de desertos frios.

b) Diferencie “deserto” e “desertificação”.

Resposta A

Do ponto de vista biogeográfico, a vegetação dos desertos é escassa e dispersa, com a presença de plantas xerófitas em algumas regiões. Já como característica climática, os desertos frios são definidos pela escassez de precipitações e pela ocorrência de invernos longos e rigorosos.

Resposta B

Desertos são áreas geográficas caracterizadas por clima árido, escassez de vegetação e predominância de solos rochosos ou arenosos, pouco desenvolvidos. Por outro lado, a desertificação é o processo, seja natural ou causado por atividades humanas, que leva ao aumento da aridez e ao esgotamento precoce do solo devido ao uso inadequado e às mudanças climáticas.

Erosão dos solos

UNESP

Discursiva

2018

Analise a representação cartográfica do estado de São Paulo

a) Caracterize dois fatores naturais do Oeste Paulista que condicionam o seu grau de suscetibilidade à erosão.
b) Os processos erosivos podem ser minimizados ou controlados com a aplicação de práticas conservacionistas.
Dentre as práticas, cite uma de caráter edáfico e outra de caráter mecânico.

Resposta A

O oeste paulista apresenta solos arenosos, profundos e altamente drenados, que estão submetidos às intensas chuvas tropicais de verão, que potencializam os processos erosivos na região.

Resposta B

As práticas conservacionistas de caráter edáfico envolvem mudanças nos sistemas de cultivo para controlar ou minimizar a erosão, como a eliminação ou controle de queimadas e o plantio direto na palhada. As práticas de caráter mecânico correspondem à construção de estruturas nos solos para contenção do escoamento superficial da água, como o terraceamento ou curvas de nível.

ILHA DE CALOR

UNESP

Discursiva

2018

A organização do espaço nas cidades promove modificações na superfície e na atmosfera, afetando as condições
de funcionamento dos componentes do sistema climático, conforme ilustram as figuras 1 e 2.

a) Identifique o fenômeno representado na figura 1 e explique a sua formação com base na análise das informações da figura 2.
b) Indique duas estratégias de mitigação das anomalias microclimáticas associadas aos centros urbanos.

Resposta A

A figura 1 representa o fenômeno climático urbano denominado de Ilhas De Calor. Este ocorre devido às alterações das características originais da cobertura de superfície das áreas urbanas e consequentemente do albedo da mesma, provocando a elevação das temperaturas locais. Entre os fatores responsáveis por essa alteração podem-se destacar a diminuição das áreas verdes por asfalto e concreto; o predomínio de cores escuras nas construções urbanas; o aumento da carga de poluição e a diminuição de superfícies cobertas por água.

Resposta B

Entre as ações mitigatórias para a diminuição da consequência deste fenômeno (aumento da temperatura nas áreas urbanas), podem-se destacar: o aumento de áreas com cobertura vegetal; a substituição de asfaltos por elementos menos impactantes na alteração do albedo; o aumento de áreas superficiais cobertas por águas – Ex: espelhos d’água; substituição de cores escuras por cores mais claras; entre outras ações.

SENSORIAMENTO REMOTO

UNESP

Discursiva

2018

O sensoriamento remoto é a técnica que permite a obtenção de informações acerca de objetos, áreas ou fenômenos localizados na superfície terrestre. 

O termo restringe-se à utilização de energia eletromagnética no processo de obtenção de informações, as quais podem ser apresentadas na forma de imagens, sendo as mais utilizadas, atualmente, aquelas captadas por sensores ópticos orbitais instalados em satélites, como ilustrado na figura.

a) Considerando a fonte de emissão de energia, especifique o tipo de sensor representado na figura e descreva
o seu funcionamento.
b) Mencione duas aplicações dos produtos derivados do sensoriamento remoto.

Resposta A

a) O sensor representado é do tipo óptico eletrônico, captando a energia refletida/emitida pela superfície estudada sem que haja contato físico entre ela e o sensor. 

Esses sensores funcionam como uma espécie de câmera fotográfica, que capta e registra a radiação emitida/refletida pelo objeto, como se tirasse fotos da superfície terrestre, porém com algumas particularidades. 

As câmeras fotográficas convencionais captam apenas o espectro de luz visível, enquanto os sensores utilizados no sensoriamento remoto costumam captar outras bandas. Uma delas é o infravermelho, muito importante para detecção de informações sobre coberturas vegetativas, por exemplo.

Resposta B

b) Entre as aplicações dos produtos do sensoriamento remoto pode-se citar os relacionados com: o avanço do desmatamento; as alterações meteorológicas; o avanço das fronteiras agrícolas; o aumento da mancha urbana.

BACIAS HIDROGRÁFICAS

UNESP

Discursiva

2017

A imagem reúne alguns dos principais elementos de uma bacia hidrográfica. Identifique a feição apontada pelo número 1 e explique a dinâmica apresentada na ampliação. Considerando as partes de um rio, defina jusante e
montante.

Resposta 

A feição apontada pelo número 1 corresponde a dois interflúvios, que representam os limites de um vale. Na ampliação, é possível verificar o fluxo de escoamento superficial e subterrâneo das águas (setas brancas) até os subafluentes (setas pretas). Jusante e montante são definições que correspondem ao sentido do curso do rio: montante refere-se à direção de origem das águas (cujo limite é a cabeceira do rio), enquanto jusante está relacionada à direção de destino das águas (cujo limite é a foz do rio).

Questões de Geopolítica do Enem

Crédito das imagens: Site da Unesp

plugins premium WordPress