Início » Relevo EsPCEx
Relevo EsPCEx
1)(EsPCEx-2004) A Amazônia possui grande potencial no que se refere à produção de combustíveis fósseis. O estado do Amazonas, por exemplo, dispõe da segunda maior reserva de gás natural do País. A produção atual naquela região se concentra na província de Urucu, a cerca de 600 km de Manaus.
Um dos fatores que possibilita o potencial descrito no texto é o fato de boa parte da Amazônia (Média)
- a) estar coberta por extensas áreas de floresta hidrófila.
- b) possuir como formas de relevo predominantes planaltos e depressões.
- c) estar sob o domínio de clima equatorial quente e úmido.
- d) estar localizada em áreas de baixas latitudes e longitudes médias.
- e) possuir bacias sedimentares, especialmente mesozoicas e cenozoicas.
2)(EsPCEx-2022) A Terra possui cerca de 4,6 bilhões de anos. Nosso planeta passou e continua passando por diversas transformações. Agentes endógenos e exógenos agiram ao longo das eras geológicas e determinaram as formas da superfície terrestre. As estruturas geológicas emersas da Terra são caracterizadas pela origem e idade das rochas, que podem ser classificadas em escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. Sobre as estruturas geológicas é correto afirmar que:
I – Escudos cristalinos, também denominados de crátons, são encontrados nas áreas de consolidação da crosta terrestre na formação mais recente do tempo geológico. São constituídos de minerais metálicos e não metálicos.
II – Dobramentos modernos apresentam elevadas altitudes e forte instabilidade tectônica, possuem formação relativamente recente no tempo geológico, como por exemplo as Cordilheiras dos Andes e do Himalaia.
III – Bacias sedimentares são áreas de depressão formadas por fragmentos minerais e sedimentos orgânicos. Nestes locais podem ser encontradas jazidas de petróleo e de gás natural.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas (Média)
- a) I.
- b) I e III.
- c) III.
- d) II e III.
- e) I e II.
3)(EsPCEx-2017) Na Serra do Mar, na região Sudeste do Brasil, durante o verão, ocorrem deslizamentos de terra, causando prejuízos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, são desencadeados por intensas chuvas __________________, que decorrem do movimento ascensional forçado da umidade oceânica, oriunda da massa de ar _______________, pelas escarpas litorâneas. Ao atingir elevadas altitudes, essa massa de ar perde temperatura, provocando condensação do vapor e consequente precipitação.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas acima: (Fácil)
- a) orográficas – Tropical atlântica
- b) frontais – Polar atlântica
- c) convectivas – Equatorial atlântica
- d) orográficas – Polar atlântica
- e) frontais – Tropical atlântica
4)(EsPCEx-2019) O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que (Fácil)
- a) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes.
- b) o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas.
- c) a Falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento da Placa de Nazca em relação à Placa do Pacífico, é um exemplo de força endógena que atua na construção e modelagem do relevo.
- d) as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial.
- e) a Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento convergente entre as Placas Africana e Sul-Americana.
5)(EsPCEx-2015) O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que: (Difícil)
I – o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.
II – o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.
III – extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.
IV – os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram
mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.
V – por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I, II e III
- b) I, III e IV
- c) II, IV e V
- d) I, II e V
- e) III, IV e V
6)(EsPCEx-2016) “Em 1540 a.C. o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia […].” (Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p.313).
Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que (Difícil)
I- a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.
II- no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.
III- os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.
IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.
V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- a) I, II e III
- b) I, III e IV
- c) II, IV e V
- d) I, II e IV
- e) I, III e V
7)(EsPCEx-2009) Os relevos residuais são resultantes da erosão diferencial, ou seja, do trabalho desigual dos agentes de erosão e da resistência desigual à erosão do substrato rochoso desses relevos e das áreas existentes em seu entorno. As Chapadas do Araripe e do Apodi são exemplos dessas formações e estão situadas, segundo a classificação do relevo brasileiro de Jurandir Ross, na Depressão _________________________. Essa Depressão é caracterizada pela presença de muitos Inselbergs. Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima. (Difícil)
- a) da Amazônia Ocidental
- b) Cuiabana
- c) do Araguaia
- d) do Tocantins
- e) Sertaneja e do São Francisco
1-E 2-D 3-A 4-A 5-B 6-B 7-E
Escudos Cristalinos
Os escudos cristalinos foram formados na Era Pré-Cambriana, há mais de 4bilhões de anos, e são constituídos por rochas cristalinas ou por rochas metamórficas bastante antigas, como por exemplo, o gnaisse. Além disso, correspondem aos terrenos mais atingidos pelos processos erosivos, em função de terem sido formados ainda na Era Pré-Cambriana. Uma outra característica dessa estrutura geológica antiga é que são terrenos estáveis tectonicamente. Em termos de usos econômicos, abrigam grandes reservas de minerais metálicos, tais como minério de ferro, ouro, manganês, bauxita, cassiterita, entre outros
Dobramentos modernos
Os dobramentos modernos tiveram origem no entrechoque de placas em recentes acomodações tectônicas do final da Era Mesozoica e durante o Período Terciário da Era Cenozoica.
Essas regiões correspondem aos terrenos mais recentes, produzidos pela tectônica das placas e, por isso, instáveis, nos quais predominam uma intensa atividade sísmica e vulcânica.
Os dobramentos recentes ou modernos mais conhecidos são os Andes, na América do Sul; as Montanhas Rochosas e a Serra Nevada, na América do Norte; o Himalaia, na Ásia; os Atlas, no norte da África e os Alpes, na Europa.
Bacias Sedimentares
Correspondem às áreas côncavas existentes no embasamento cristalino recobertas por sedimentos de diferentes origens que foram transportados e depositados ao longo do tempo geológico.
Podem datar da Era Paleozoica (580mi), da Mesozoica (250mi) e da Cenozoica (70mi), por meio de distintas fases de deposição continental, marinha e glacial.
As bacias sedimentares são formadas por grandes pacotes de rochas sedimentares que podem ultrapassar os 5 000 metros de espessura. Elas ocupam cerca de 75% das superfícies emersas e são estruturas geológicas marcadas pela presença de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural, xisto, etc.) e minerais não metálicos, como o calcário e a sal-gema.