UNESP
Discursiva
2018
A organização do espaço nas cidades promove modificações na superfície e na atmosfera, afetando as condições de funcionamento dos componentes do sistema climático, conforme ilustram as figuras 1 e 2.
a) Identifique o fenômeno representado na figura 1 e explique a sua formação com base na análise das informações da figura 2.
b) Indique duas estratégias de mitigação das anomalias microclimáticas associadas aos centros urbanos.
Resposta a
a) Na figura 1, observa-se o fenômeno da ilha de calor nos centros urbanos em decorrência da maior densidade de edifícios, concreto e asfalto. Superfícies como o telhado e pavimentos escuros apresentam maior absorção de radiação e reflexão baixa para a atmosfera (albedo).
Resposta b
Entre as estratégias para mitigar (reduzir) as ilhas de calor que causam desconforto térmico nas cidades, podemos citar a implantação de áreas verdes (arborização de ruas, canteiros centrais de avenidas, novas praças, parques e unidades de conservação). As superfícies florestadas absorvem menos e refletem mais radiação. Outra medida é modificar casas e prédios, como pintar telhados de branco, implantar jardins verticais e implantar jardins e hortas na parte superior dos edifícios.